Quando o assunto é rejuvenescimento facial, a soma de vários tratamentos sutis e elegantes é o caminho correto para a obtenção de um resultado natural e sofisticado.

Pacientes jovens iniciam o programa de rejuvenescimento apenas com ações preventivas, como limpeza e hidratação da pele ou aplicação de toxina botulínica (Botox) em baixas doses.

Pessoas acima de 30 anos, especialmente as que emagreceram muito ou são atletas, frequentemente se beneficiam de preenchimento com ácido hialurônico no terço médio da face, principalmente na região periorbital (olheiras) e maçãs do rosto.

Pacientes acima de 40 anos podem se beneficiar de laser, luz pulsada, microagulhamento, preenchimento com gordura, Sculptra e lift não cirúrgico como MD Codes ou outras técnicas que usam ácido hialurônico.

Todos esses tratamentos são não cirúrgicos ou minimamente invasivos e têm indicações muito específicas. Entretanto, caso seja constatada flacidez na região cervical, queda dos supercílios ou perda do contorno e definição da mandíbula, a melhor opção de rejuvenescimento pode ser o facelift ou ritidoplastia, cirurgia estética que tem como objetivo rejuvenescer toda a face.

As fotos abaixo ilustram casos de indicação clássica de ritidoplastia:

1 – Flacidez cervical

Captura de Tela 2018-05-25 às 15.41.06
2 – Queda dos supercílios

Captura de Tela 2018-05-25 às 15.42.04

3 – Perda do contorno e definição da mandíbula

Captura de Tela 2018-05-25 às 15.42.36
A tentativa de tratar casos como os acima ilustrados com tratamentos não cirúrgicos, como Botox, preenchimento ou fios de tração (Silhouette, fio russo, fio de ouro), usualmente leva a resultados insatisfatórios.

Portanto, sempre que possível, ao buscar um tratamento de rejuvenescimento facial, procure um profissional ou centro especializado que domine todos os recursos de rejuvenescimento, cirúrgicos e não cirúrgicos, para que o melhor plano terapêutico seja estabelecido para você.

Para mais informações, entre em contato pelo Whatsapp (31) 9968-6444 ou ligue (31) 3658-6444.

O Dr. Thiago Degani é cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, especialista em cirurgias do contorno corporal e rejuvenescimento facial.