Os cravos são acúmulos de células mortas da epiderme que se agregam e acumulam no poro da pele. Nesse local pode também haver acúmulo de sebo e outros restos celulares, como a queratina. Os cravos são também chamados de comedões e podem ser abertos ou fechados.

O uso de cosméticos inadequados, inclusive maquiagem, pode agravar o problema. O uso de produtos não comedogênicos para limpeza, hidratação e proteção solar são muito importantes para prevenção do problema. Existem também medicamentos que podem ser usados em casa que previnem e tratam os cravos. O ideal é que você se consulte com o seu dermatologista para ele avaliar sua pele e decidir quais cosméticos e medicamentos são ideais para você.

Mesmo com o uso de produtos adequados, pessoas com muita predisposição devem realizar limpeza de pele, peeling de diamante ou peeling químico, no mínimo três vezes por ano. Esses tratamentos ajudam a diminuir a espessura da camada córnea, tratando e prevenindo o material que se acumula nos poros.

Outro tratamento eficaz para o problema é o laser Nd Yag 1064 QS que consegue reduzir bastante os cravinhos pretos do nariz. Esse laser é realizado em sessões semanais ou quinzenais, é indolor e a pele não fica machucada após a sessão. É uma excelente opção para as peles intolerantes ao peeling.

A Tempo Cirurgia Plástica dispõe de todas essas opções de tratamento. Se você tem cravos e deseja orientação especializada, será um prazer te atender.