Roacutan é o nome comercial de uma medicação, a isotretinoína, indicada para tratamento de acne grave ou acne que não melhorou com outros tratamentos. É um medicamento de alta eficácia e, quando cumpridos os critérios exigidos para a sua prescrição, é uma medicação segura. Promove a melhora da autoestima e previne cicatrizes.

É verdade que, antes de iniciar a medicação, toda mulher em idade fértil deve estar em uso de um método anticoncepcional de alta eficácia, pois a mulher não pode engravidar durante o tratamento e até dois meses após o término, pois a medicação pode ocasionar complicações ao feto. No entanto, é mito que o Roacutan leva à esterilidade ou que faz com que a mulher não possa mais engravidar.

Todos os pacientes devem realizar exames de sangue antes de iniciar a medicação e durante todo o tratamento. É proibido o uso de bebidas alcoólicas durante o tratamento, a fim de evitar danos ao fígado.

A pele, os olhos e o nariz ficam ressecados e os lábios podem até rachar. Esses efeitos colaterais podem ser minimizados, ou mesmo evitados, com determinados produtos que serão receitados pelo médico responsável pelo tratamento.

Pacientes menores de 21 anos necessitam da autorização de um maior responsável.

A isotretinoína pode causar alterações discretas no humor em alguns pacientes. Aqueles que apresentam depressão e/ou ansiedade de moderada a grave devem ser avaliados pelo psiquiatra antes de iniciar a medicação. No entanto, é mito que o medicamento leva ao aumento de suicídio em jovens.

Nos procure para uma avaliação em caso de dúvidas.