Colágeno: por que falamos tanto nele?

Colágeno é a proteína mais abundante no nosso corpo. Ele é um dos principais componentes dos tecidos conectivos que garantem força, resistência e elasticidade a uma estrutura. Sua presença na pele é a grande responsável pelo aspecto de jovialidade.

Ele é produzido pelos fibroblastos em forma de fibra e se agrupa como uma rede irregular paralela à epiderme. As mulheres, infelizmente, estão em desvantagem quando comparadas aos homens. Suas fibras são menos densas e sua produção diminui a partir dos 35 anos por questões hormonais (nos homens, em torno dos 45 anos).

Portanto, menos colágeno implica uma pele mais fina, menos elástica, mais flácida, mais envelhecida. O estímulo à sua produção pode ser feito em qualquer fase da vida e garante pele mais jovem por mais tempo.

Esse é o principal objetivos dos bioestimuladores, substâncias injetáveis, não permanentes e totalmente bioabsorvíveis, cujo principal objetivo é estimular a produção de colágeno no local aplicado.

Esses produtos provocam uma reação inflamatória controlada, natural para o organismo, em que os fibroblastos (células produtoras de colágeno) são recrutados e estimulados a produzir colágeno.

O “novo” colágeno começa a se formar após 30 dias da aplicação e continua a ser produzido por meses e até anos (de acordo com o produto utilizado). Já estão disponíveis no mercado diversos produtos com essa proposta, com durações que podem variar de um  a quatro anos.

Na face, eles podem ser usados tanto para melhorar a flacidez de pele já existente quanto para prevenção da perda de colágeno para pacientes jovens. No corpo, podemos utilizar em áreas de flacidez como braços, face interna das coxas, abdômen e glúteos, com excelentes resultados.

São os queridinhos do momento e há razão para isso. O tratamento é feito em consultório médico, sem necessidade de repouso e com baixos índices de complicação (quando feito por médicos habilitados). As aplicações são feitas em sessões e os resultados são visíveis a longo prazo; mas com certeza a espera é válida!

Para maiores informações, entre em contato pelo Whatsapp (31) 9968-6444 ou ligue (31) 3658-6444.