Recentemente temos nos deparado com o aumento alarmante do número de profissionais não especialistas realizando procedimentos estéticos e, não por acaso, simultaneamente o aumento na incidência de complicações.

Essa observação não quer dizer que pacientes tratados por profissionais qualificados não possam desenvolver complicações, mas sim que a incidência de complicações nas mãos de um especialista é menor que a observada nas mão de um não especialista.

Para você que deseja aumentar os glúteos, segue a lista dos recursos mais seguros e efetivos:

1. Exercícios físicos. Os exercícios físicos, especialmente a musculação, são um recurso extremamente efetivo no aumento glúteo, sendo a primeira opção tanto para homens quanto para mulheres.

2. Lipoescultura. Na lipoescultura, retira-se gordura dos flancos, culotes e abdome e enxerta-se o tecido adiposo no subcutâneo da região glútea. É um procedimento muito seguro, desde que seja realizado por cirurgião plástico especialista. Por outro lado, esse procedimento apresenta duas limitações:

- Cerca de 40% da gordura enxertada é absorvida e usada na forma de energia. Os 60% restantes atuam como enxerto definitivo e, inclusive, mudam de volume se a paciente engordar ou emagrecer.

- Pacientes muito magras não são boas candidatas a submeterem-se à lipoescultura.

3. Gluteoplastia com implantes de silicone. Esta é a melhor opção para pacientes muito magras ou para aquelas que não podem obter o aumento desejado por meio de uma lipoescultura. Esse recurso apresenta a desvantagem de demandar acompanhamento e revisão dos implantes a longo prazo.

Existem outros recursos menos efetivos, como aplicação de preenchedores absorvíveis, que também devem ser realizados por profissional especialista. Mas, sem dúvida alguma, os três itens acima são os mais seguros e efetivos.

Para finalizar, fica o alerta de que você deve evitar o uso de preenchedores definitivos como PMMA e silicone líquido, pois um preenchedor permanente pode ser um problema permanente em sua vida.

Para marcar uma consulta e para obter maiores informações, entre em contato pelo Whatsapp (31) 9968-6444 ou ligue (31) 3658-6444.

O Dr. Thiago Degani é Cirurgião Plástico Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, especialista em cirurgias do contorno corporal e rejuvenescimento facial.