A ritidectomia ou cirurgia de face lifting é um procedimento estético aliado do rejuvenescimento facial, que melhora a aparência global da face e do pescoço. Ele é realizado com o principal objetivo de devolver às pessoas que possuem vincos e rugas mais profundas na pele uma aparência mais descansada e naturalmente mais jovem.

Em geral, as pessoas com mais de 40 anos já procuram pelo rejuvenescimento facial por meio da cirurgia de lifting, porém, normalmente o procedimento é realizado em pessoas com mais idade, a partir dos 60 anos.

É claro que, antes de realizar uma ritidectomia, o cirurgião deve analisar vários fatores, como tipo de pele, elasticidade, textura, estrutura óssea, etnia e outros.

Dependendo do caso e dos objetivos do paciente, alguns procedimentos adicionais podem ser indicados, como uma lipoaspiração, para remover gordura em excesso na região da face, uma rinoplastia, que redimensiona e reposiciona o nariz, ou até mesmo uma blefaroplastia, para correção das pálpebras.

A ritidectomia também pode abranger áreas específicas, por isso existem inúmeras técnicas e tipos. Conheça alguns:

- Temporal: tem a finalidade de levantar a região da sobrancelha a nível das têmporas. O método visa reposicionar a região média e superior da face e conquistar um olhar mais jovial.
- Minilifting: para tratar flacidez menos acentuada.
- Cervical: para tratar a linha da mandíbula e do pescoço.
- Cervicofacial: método utilizado para remover o excesso de pele e, quando necessário, reposicionar músculos da face.
- Frontal: para tratar linhas de expressão provocadas pelo movimento muscular.

Você também pode se interessar: Faça um checklist para programar sua cirurgia plástica.

Recuperação após a ritidectomia para rejuvenescimento facial

Em geral, a recuperação leva entre duas e três semanas, mas depende muito de que o paciente siga todas as orientações médicas pós-cirúrgicas, como tomar a medicação, se alguma for prescrita, comparecer às consultas de revisão, não realizar esforços físicos, evitar a exposição ao sol durante o primeiro mês, usar protetor solar, não fumar, se hidratar adequadamente e alimentar-se de forma saudável, com refeições leves.

Veja também: Outras orientações para o pré e pós-operatório.

Além de ser extremamente segura e eficaz, a cirurgia de face lifting deixa apenas uma cicatriz discreta e pequena, que pode ser disfarçada pelas dobras naturais da pele e atrás da orelha.

Leia também: Face Lift: Como fica a aparência da cicatriz?

Vale lembrar que os resultados não são definitivos, ou seja, após a realização da ritidectomia, a pele continua a envelhecer naturalmente. Portanto, para manter os resultados mais duradouros, é preciso fazer o acompanhamento com seu dermatologista e seguir todas as orientações.

Dessa forma o paciente ficará mais satisfeito com os resultados alcançados no procedimento de rejuvenescimento facial.

O Dr. Thiago Degani é Cirurgião Plástico Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, especialista em cirurgias do contorno corporal e rejuvenescimento facial.

Para outras informações, entre em contato pelo Whatsapp (31) 9968-6444 ou ligue (31) 3658-6444.

Faça parte também do nosso grupo no Facebook, nos siga no Instagram e confira os nossos vídeos no Youtube.