Autores:

Tempo Cirurgia Plástica
Fernanda Torres
Dra. Marianna Meirelles
Dra. Maria Luiza Brandão
Dra. Letícia Pires
Dra. Júnea Araújo
Dr. Thiago Degani Dumont

Drenagem linfática após abdominoplastia: qual a frequência ideal?

A drenagem linfática após procedimentos como a abdominoplastia e a lipoaspiração é importantíssima e traz inúmeras vantagens. Saiba mais sobre o assunto no texto da dra. Júnea Araújo.

O pós-operatório é uma fase de extrema importância para uma cirurgia plástica, pois os resultados esperados só serão alcançados com sucesso caso as recomendações do médico sejam seguidas. Há ainda alguns tipos de cirurgias que exigem cuidados específicos. É o caso da drenagem linfática após a abdominoplastia, que ajuda a melhorar o inchaço que pode surgir nesse período.

Trata-se de um tipo de massagem que elimina o excesso de líquidos e toxinas do organismo por meio do sistema linfático, melhorando a circulação e, desta forma, contribuindo para o conforto após procedimentos como a lipoaspiração e a abdominoplastia, por exemplo.

Portanto, a drenagem linfática após abdominoplastia ajuda não só na recuperação, mas também no resultado final da sua cirurgia.

Veja também: Qual a melhor época para fazer uma cirurgia plástica?

A drenagem linfática após a abdominoplastia é importantíssima e traz inúmeras vantagens, como:

• reduz o desconforto pós-operatório, alivia dores e ajuda na recuperação;
• reduz o edema (inchaço) e melhora a circulação;
• reduz a retenção hídrica;
• reduz as chances de fibroses e aumenta a hidratação e nutrição celular;
• diminui a tensão na cicatriz ao reduzir o edema e faz com que a recuperação do paciente seja mais rápida e tranquila.

Quantas sessões devo fazer de drenagem linfática após abdominoplastia?

A quantidade pode variar de acordo com o metabolismo e com a evolução individual de cada paciente, mas, em geral, são feitas entre 15 e 20 sessões. Na primeira semana, as sessões podem ser feitas todos os dias, preferencialmente.

A partir da segunda semana após a cirurgia, já é indicado intercalar. Como no primeiro mês a tendência é que o inchaço na região seja mais acentuado, é essencial manter sessões constantes de drenagem linfática. Já no segundo mês, a paciente pode investir em sessões semanais.

A drenagem linfática após abdominoplastia não precisa ser restrita ao abdômen. Ela pode se estender para o restante do corpo e estimular a circulação, o que também traz benefícios para a área operada.

Vale reforçar que cada corpo tem uma necessidade especial e as sessões são indicadas de acordo com a evolução individual de cada pessoa, portanto, é fundamental a avaliação do seu médico para indicar quantas sessões serão necessárias para você.

Leia também: Devo usar malhas compressivas depois da cirurgia?

Outro ponto importante é que a drenagem linfática após abdominoplastia deve ser feita com um profissional especializado e experiente em pós-operatórios. Isso porque ele deve saber exatamente os pontos que devem ser tocados e os cuidados que se devem ter com os movimentos para que a sua recuperação não seja prejudicada.

Mas não se preocupe! Seguindo rigorosamente as recomendações do seu cirurgião e os cuidados que listamos neste post, o seu pós-operatório deverá ser tranquilo e rapidamente você estará de volta a sua rotina.

Quer saber mais sobre abdominoplastia e outras cirurgias de contorno do corpo? Converse com a gente pelo WhatsApp (31) 9 9968-6444.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
ENVIAR POR E-mail

Autor da postagem

Dra. Júnea Araújo

A Dra. Júnea Araújo é especialista nas cirurgias do contorno corporal (lipoaspiração, abdominoplastia e gluteoplastia), das mamas (prótese de silicone e redução) e da face (ritidoplastia, rinoplastia e blefaroplastia). Complementou a sua formação no Serviço de Cirurgia Plástica do Prof. Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro, e trouxe um profundo conhecimento em rinoplastia (cirurgia de nariz) para a Tempo Cirurgia Plástica, depois de se especializar, em 2013, no Curso de Rinoplastia Avançada em Dallas, nos Estados Unidos. Como base para construir uma empresa sólida de padrão internacional, tornou-se especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC), uma das maiores escolas de gestão do mundo.

Fale Conosco

Tem alguma dúvida?

Converse com a Tempo Cirurgia Plástica.

Qual a melhor época para fazer uma cirurgia plástica?
Dizem que fazer um cirurgia no inverno é melhor. Mas isso significa que existe uma época certa? Confira no artigo da dra. Marianna Meirelles sobre o assunto.
Quais são as formas seguras e efetivas de se aumentar os glúteos?
É preciso ter cautela, pois existem formas não indicadas para aumento de glúteos. No artigo do dr. Degani, conheça os procedimentos mais seguros e efetivos.
Como funciona a hidrolipo?
Existem vários tipos de lipoaspiração com infiltração de líquidos com adrenalina; uma delas, popularmente conhecida como hidrolipo, dispensa anestesias geral ou peridural e tem rápida recuperação. Saiba mais.
Como retirar estrias do abdome?
Retirar as estrias que aparecem no abdome após a gravidez é possível. Saiba como no texto do dr. Degani.
Lipo HD: vantagens e desvantagens
O sonhado “abdômen tanquinho” pode ser conquistado com essa técnica cirúrgica. Saiba as vantagens e desvantagens.
Mamoplastia e abdominoplastia: posso fazer as duas juntas?
Realizar apenas um ato cirúrgico para redefinir o contorno corporal pode ser vantajoso, mas certos parâmetros de segurança devem ser seguidos. Saiba mais.

Tempo Cirugia Plástica

A Tempo Cirurgia Plástica fica em BH e quer melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos seus pacientes. Cumprindo todos os padrões de segurança internacionais, nossos médicos estão capacitados para a realização de variados procedimentos, sempre com muito esmero e carinho pelos seus pacientes. O esmero permeia a conduta cotidiana da Tempo Cirurgia Plástica e todos os atendimentos são realizados com o máximo de perfeição possível. Esta postura não se limita ao tratamento cirúrgico em si, mas também às fases de pré e pós-operatório e aos tratamentos dermatológicos e estéticos oferecidos.

Conheça os procedimentos realizados em Belo Horizonte:

Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)

Cirurgias  do  Contorno Corporal  (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)

Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)

Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)

Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)