A Cirurgia Plástica e os tratamentos estéticos aumentaram expressivamente em popularidade na última década. Talvez em decorrência desse aumento em popularidade, tanto os cirurgiões plásticos como profissionais da saúde mental (psicólogos e psiquiatras) têm dado maior atenção aos aspectos psicológicos dos pacientes que buscam este tipo de tratamento. Muitos estudos realizados na última década sugerem que cerca de 20% dos pacientes que buscam tratamentos estéticos apresentam um diagnóstico psicológico/psiquiátrico formal. Felizmente, estes mesmos estudos evidenciam melhora em sintomas de depressão e ansiedade, bem como na qualidade de vida e na auto-estima, após cirurgias estéticas. A insatisfação com a auto-imagem corporal tem papel importante em várias desordens psiquiátricas como distúrbios da alimentação (bulimia e anorexia) e depressão. Mas a doença psiquiátrica com maior relevância para a cirurgia plástica é o Dismorfismo Corporal ou BDD (Body Dismorphic Disorder).
O Dismorfismo corporal acomete cerca de 2% da população geral e 7% da população de pacientes que buscam cirurgia plástica. Caracteriza-se por preocupação expressiva com a aparência, comportamentos compulsivos, pensamento repetitivo em relação a um mínimo aspecto do corpo, grande preocupação com um “defeito” dificilmente identificável pela observação de terceiros e busca de tratamentos não psiquiátricos como cirurgias plásticas. Frequentemente pacientes com Dismorfismo corporal tentam fazer seu tratamento estético por si próprios, sem a ajuda de um profissional, o que pode provocar sérios danos. As áreas do corpo mais comumente envolvidas à preocupação excessiva com a aparência são a pele, a face e o nariz, entretanto, qualquer área do corpo pode ser motivo de grande apreensão. Portanto, o BDD pode acometer pacientes de Rinoplastia (cirurgia do nariz), Ritidoplastia (lift facial ou rejuvenescimento facial), Lipoaspiração (lipo, lipoescultura), Abdominoplastia (cirurgia do abdômen), Mamoplastia (cirurgia da mama e silicone) ou qualquer paciente que busca obsessivamente a correção de um defeito sutil.
Estudos mostram que frequentemente pacientes portadores de Dismorfismo Corporal têm sua solicitação de tratamento negada pelos primeiros cirurgiões que procuram. Entretanto, é também frequente a procura de novos profissionais até que sua solicitação seja atendida. Cerca de 81% dos pacientes portadores de BDD ficam insatisfeitos com seu tratamento e uma parcela significativa muda o foco de sua insatisfação para outra área do corpo, sem redução dos sintomas relacionados ao BDD. Não raro esses pacientes apresentam comportamento agressivo contra o profissional que o atendeu.
Usualmente o diagnóstico de Dismorfismo Corporal é uma contraindicação para a realização de cirurgias plásticas. Pacientes com excessiva angústia com um sutil aspecto de sua aparência, que resulta em uma significativa perda na qualidade de vida e prejuízo nas atividades diárias, podem ser portadores de BDD e devem obter orientação de profissionais da saúde mental (psicólogos e psiquiatras).
Referências:
1 – The art of aesthetic surgery : principles and techniques / Foad Nahai.
2 – Sarwer DB, Crerand CE. Body image and cosmetic medical treatments. Body Image Int J Res 1:99-111, 2004. Detailed review of the relationship between body image and cosmetic medical treatments.
Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)
Cirurgias do Contorno Corporal (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)
Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)
Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)
Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)
Tempo Serra – Rua Pirapetinga, 119 – Serra – BH – MG
Responsável Técnico: Dra. Junea Araújo RQE 18672 | CRM-MG 39048
Tempo Raja – Av. Raja Gabáglia, 4987 – Cidade Jardim – BH – MG
Responsável Técnico: Dr Rafael Kenji RQE:32889 | CRM:46842