Autores:

Tempo Cirurgia Plástica
Fernanda Torres
Dra. Marianna Meirelles
Dra. Maria Luiza Brandão
Dra. Letícia Pires
Dra. Júnea Araújo
Dr. Thiago Degani Dumont

Seroma após mamoplastia de aumento (silicone). O que fazer?

Confira os procedimentos a serem seguidos na identificação de seroma após a cirurgia de silicone.

O seroma é o acúmulo de líquido na área operada. Isso pode ocorrer em qualquer tipo de cirurgia, sendo pouco frequente nas  mamoplastias de aumento  (silicone). Entretanto, por vir acompanhado de aumento e assimetria mamária, dor e desconforto, provoca grande ansiedade nas pacientes que o desenvolvem.

De maneira resumida, o seroma após a  mamoplastia de aumento  (prótese de silicone) deve ser abordado da seguinte forma:

– Afastar a presença de infecção. Para tal, observar a presença de sinais inflamatórios como vermelhidão, dor e febre.

– Solicitar aspiração guiada por ultrassom e enviar o líquido colhido para cultura, a fim de identificar possível presença de bactérias. Em casos de seroma tardio (um ano ou mais após a operação), é necessário também pesquisar a presença de células neoplásicas no líquido aspirado.

– Em caso de infecção, tratar com antibiótico e caso o seroma não desapareça optar por tratamento cirúrgico conforme descrito abaixo. Se não for confirmada infecção, o tratamento deve ser inicialmente conservador.

– Em caso de repetidas recidivas do seroma ou de confirmação de infecção que não responde ao antibiótico, avaliar intervenção cirúrgica que pode ser de 2 tipos:

1. Troca de prótese com capsulectomia (retirada total da cápsula que envolve a prótese).

2. Capsulectomia e retirada do implante mamário. Nova prótese é implantada entre 3 e 6 meses depois.

E-book O Guia das cirurgias das mamas

É importante ressaltar que não existe um consenso em relação ao tratamento de seroma após  aumento mamário  (silicone) e que várias outras abordagens podem ser consideradas corretas e efetivas.

A  equipe  da  Tempo Cirurgia Plástica  procura se manter atualizada cientificamente e oferecer o que há de mais moderno e seguro para seus pacientes.

Referências bibliográficas:

1 – Decision and Management Algorithms to Address Patient and Food and Drug Administration Concerns Regarding Breast Augmentation and Implants. William P. Adams, M.D., Bradley P. Bengston, M.D., Caroline A. Glicksman, M.D., Joe M. Gryskiewicz, M.D., Mark L. Jewell, M.D., Mary H. McGrath, M.D., M.P.H., Neal R. Reisman, M.D., J.D., Steven A. Teitelbaum, M.D., John B. Tebbetts, M.D., and Terrye Tebbetts, B.S. Dallas and Houston, Texas; Grand Rapids, Mich.; Neptune and Brick, N.J.; Minneapolis, Minn.; Portland, Ore.; Maywood, Ill.; and Los Angeles, Calif.Plast. Reconstr. Surg. 114: 1252, 2004.

2 – Is Late Seroma a Phenomenon Related to Textured Implants? A Report of Rare Complications and a Literature Review. Bo Young Park • Dong-Han Lee • So Young Lim • Jai-Kyong Pyon • Goo-Hyun Mun • Kap-Sung Oh • Sa-Ik BangAesth Plast Surg (2014) 38:139–145

3 – Seroma as a Late Complication after Breast Augmentation Vasyl Pinchuk • Oleg Tymofii. Aesth Plast Surg (2011) 35:303–314

4 – Diagnosis and Management of Seroma following Breast Augmentation: An Update. Plast. Reconstr. Surg. 128: 17, 2011.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
ENVIAR POR E-mail

Autor da postagem

Dr. Thiago Degani Dumont

Dr Thiago Degani: Sócio-fundador da Tempo Cirurgia Plástica, uma das maiores empresas de Cirurgia Plástica do Brasil. É um cirurgião plástico formado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da UFMG, complementou a sua formação em vários serviços de referência. Com 12 anos de experiência como cirurgião plástico, já operou mais de 6.000 pacientes e realiza todas as cirurgias estéticas de contorno corporal, como mamoplastia de aumento, mastopexia, mamoplastia redutora, abdominoplastia e lipoaspiração, e é especialista nas cirurgias estéticas da face, como rejuvenescimento facial, facelift e rinoplastia.

Fale Conosco

Tem alguma dúvida?

Converse com a Tempo Cirurgia Plástica.

Como aumentar sua satisfação com a cirurgia das mamas?
Para ficar completamente satisfeita com a sua cirurgia das mamas, é necessário seguir essas quatro dicas de ouro. Confira!
Cirurgia das mamas: cicatrização e sensibilidade
Frequentemente recebemos dúvidas sobre a cicatrização e a sensibilidade das mamas após a cirurgia. No texto, a dra. Júnea Araújo responde à algumas delas.
Por que raramente utilizo próteses de silicone em gota?
A grande maioria das clientes da Tempo optam pelos implantes redondos. Conheça os motivos.
Mastopexia com prótese na frente do músculo. Quando está indicada?
A opção é mais indicada por exemplo para mulheres com mamas pouco caídas, pouca flacidez e que não desejam implantes muito grandes. Confira todos os casos no texto do Dr. Degani.
Mamoplastia e abdominoplastia: posso fazer as duas juntas?
Realizar apenas um ato cirúrgico para redefinir o contorno corporal pode ser vantajoso, mas certos parâmetros de segurança devem ser seguidos. Saiba mais.
Mastopexia sem prótese: quando está indicada?
Cirurgias nos seios podem ser realizadas com ou sem silicone. Saiba alguns casos nos quais as próteses devem ser evitadas.

Tempo Cirugia Plástica

A Tempo Cirurgia Plástica fica em BH e quer melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos seus pacientes. Cumprindo todos os padrões de segurança internacionais, nossos médicos estão capacitados para a realização de variados procedimentos, sempre com muito esmero e carinho pelos seus pacientes. O esmero permeia a conduta cotidiana da Tempo Cirurgia Plástica e todos os atendimentos são realizados com o máximo de perfeição possível. Esta postura não se limita ao tratamento cirúrgico em si, mas também às fases de pré e pós-operatório e aos tratamentos dermatológicos e estéticos oferecidos.

Conheça os procedimentos realizados em Belo Horizonte:

Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)

Cirurgias  do  Contorno Corporal  (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)

Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)

Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)

Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)