Autores:

Tempo Cirurgia Plástica
Fernanda Torres
Dra. Marianna Meirelles
Dra. Maria Luiza Brandão
Dra. Letícia Pires
Dra. Júnea Araújo
Dr. Thiago Degani Dumont

Quando dizer não

Confira os quatro grupos de pacientes que podem não ter boa indicação de se submeter a uma cirurgia plástica.

Os pacientes que procuram uma clínica de cirurgia plástica são, em sua maioria, bons candidatos a tratamentos estéticos, especialmente aqueles cuja principal motivação é melhorar. A busca pela melhora da qualidade de vida e da autoestima é o melhor indicador de que um paciente é bom candidato a uma cirurgia plástica.

Entretanto, procuramos orientar, com especial atenção, quatro grupos de pacientes que podem não ter boa indicação de se submeter a uma cirurgia:

1 – Aqueles que procuram cirurgias antes de estarem prontos para o procedimento

Por exemplo, mamoplastia de aumento (silicone ou prótese de mama) em adolescentes, facelifts (cirurgia de rejuvenescimento facial) em mulheres que não precisam ou se beneficiarão pouco do tratamento, ou rinoplastia (cirurgia do nariz) em uma paciente de 12 anos.

2 – Aqueles com expectativas fantasiosas

Por exemplo, pacientes que acreditam que a cirurgia plástica vai “mudar suas vidas”, salvar seu casamento ou fazê-las parecer com uma modelo ou uma atriz de cinema.

3 – Pacientes insatisfeitas com o tratamento de outro cirurgião plástico

Especialmente aquelas com um resultado cirúrgico razoável mas que se apresentam extremamente críticas ao cirurgião original.

4 – Pacientes psicologicamente instáveis

As pacientes do grupo 1 são orientadas de que é muito cedo para se submeter à cirurgia demandada e que poderia ser melhor aguardar um período para que ela seja realizada. No caso do implante mamário (silicone) deve-se esperar 4 anos após a primeira menstruação. No caso do facelift pode ser melhor encaminhar a paciente para o centro de estética e tratamento de pele da Tempo Cirurgia Plástica para se submeter a peeling, laseraplicação de toxina botulínica (botox) e preenchimento. E no exemplo da paciente adolescente que deseja operar o nariz orienta-se esperar o fim do desenvolvimento facial.

Pacientes do grupo 2 devem receber atenção especial e ser orientadas de forma que passem a ter expectativas realistas em relação à cirurgia plástica. No dia a dia nota-se que pacientes com expectativas realistas, ou seja, aquelas que desejam melhorar o corpo ou algum aspecto indesejável para que se sintam melhor consigo mesmas, geralmente ficam muito satisfeitas e felizes com tratamentos estéticos. Por outro lado, pacientes que acham que a cirurgia vai mudar suas vidas, salvar seu casamento, garantir seu emprego ou torná-las perfeitas geralmente não ficam felizes, mesmo com um bom resultado cirúrgico.

Pacientes do grupo 3, que apresentam um resultado razoável e criticam severamente o cirurgião que originalmente as operou, devem ser reconfortadas e orientadas de que a medicina tem limites e que nem sempre é possível atingir a perfeição. Caso, após essas explicações, essas pacientes continuem a tecer críticas ao cirurgião original, a equipe da Tempo Cirurgia Plástica opta pela conduta de não realizar qualquer tratamento cirúrgico.

Finalmente, pacientes do grupo 4 devem ser manejadas em conjunto com psicólogos e psiquiatras antes de definir pela liberação para tratamentos estéticos. Atenção especial deve ser dada à Síndrome de Dismorfia CorporalPara saber mais, leia o texto a esse respeito publicado nesse blog, clicando aqui.

E-book Cirurgias do contorno corporal

Tempo Cirurgia Plástica tem como compromisso melhorar a autoestima e a qualidade de vida das pessoas, priorizando segurança, esmero e carinho no tratamento de seus pacientes.

Referência:

1 – The art of aesthetic surgery: principles and techniques/ Foad Nahai.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
ENVIAR POR E-mail

Autor da postagem

Dr. Thiago Degani Dumont

Dr Thiago Degani: Sócio-fundador da Tempo Cirurgia Plástica, uma das maiores empresas de Cirurgia Plástica do Brasil. É um cirurgião plástico formado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da UFMG, complementou a sua formação em vários serviços de referência. Com 12 anos de experiência como cirurgião plástico, já operou mais de 6.000 pacientes e realiza todas as cirurgias estéticas de contorno corporal, como mamoplastia de aumento, mastopexia, mamoplastia redutora, abdominoplastia e lipoaspiração, e é especialista nas cirurgias estéticas da face, como rejuvenescimento facial, facelift e rinoplastia.

Fale Conosco

Tem alguma dúvida?

Converse com a Tempo Cirurgia Plástica.

Drenagem linfática após abdominoplastia: qual a frequência ideal?
A drenagem linfática após procedimentos como a abdominoplastia e a lipoaspiração é importantíssima e traz inúmeras vantagens. Saiba mais sobre o assunto no texto da dra. Júnea Araújo.
Qual a melhor época para fazer uma cirurgia plástica?
Dizem que fazer um cirurgia no inverno é melhor. Mas isso significa que existe uma época certa? Confira no artigo da dra. Marianna Meirelles sobre o assunto.
Quais são as formas seguras e efetivas de se aumentar os glúteos?
É preciso ter cautela, pois existem formas não indicadas para aumento de glúteos. No artigo do dr. Degani, conheça os procedimentos mais seguros e efetivos.
Como funciona a hidrolipo?
Existem vários tipos de lipoaspiração com infiltração de líquidos com adrenalina; uma delas, popularmente conhecida como hidrolipo, dispensa anestesias geral ou peridural e tem rápida recuperação. Saiba mais.
Como retirar estrias do abdome?
Retirar as estrias que aparecem no abdome após a gravidez é possível. Saiba como no texto do dr. Degani.
Lipo HD: vantagens e desvantagens
O sonhado “abdômen tanquinho” pode ser conquistado com essa técnica cirúrgica. Saiba as vantagens e desvantagens.

Tempo Cirugia Plástica

A Tempo Cirurgia Plástica fica em BH e quer melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos seus pacientes. Cumprindo todos os padrões de segurança internacionais, nossos médicos estão capacitados para a realização de variados procedimentos, sempre com muito esmero e carinho pelos seus pacientes. O esmero permeia a conduta cotidiana da Tempo Cirurgia Plástica e todos os atendimentos são realizados com o máximo de perfeição possível. Esta postura não se limita ao tratamento cirúrgico em si, mas também às fases de pré e pós-operatório e aos tratamentos dermatológicos e estéticos oferecidos.

Conheça os procedimentos realizados em Belo Horizonte:

Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)

Cirurgias  do  Contorno Corporal  (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)

Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)

Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)

Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)