Autores:

Tempo Cirurgia Plástica
Fernanda Torres
Dra. Marianna Meirelles
Dra. Maria Luiza Brandão
Dra. Letícia Pires
Dra. Júnea Araújo
Dr. Thiago Degani Dumont

Você já ouviu falar no fenômeno Burnout?

Conheça mais sobre a Tempo Cirurgia Plástica.

A síndrome de Burnout (do inglês “to burn out” significa “esgotar-se”) é um problema de saúde que acomete profissionais da saúde de qualquer especialidade e é caracterizada por exaustão emocional, despersonalização e uma perceptível falta de envolvimento pessoal que leva a uma marcante ineficiência profissional. A síndrome é o maior determinante para a satisfação do médico com a sua carreira e o principal fator influenciador de aposentadorias precoces. As consequências desse fenômeno são atendimento: sub-ótimo e baixa satisfação dos pacientes, aumento da incidência de erros e de processos médico-legais.

Apesar de acometer qualquer profissional da área de saúde, o Burnout tem elevada incidência entre cirurgiões americanos, bem como entre cirurgiões plásticos em todo o mundo. Os principais fatores de risco para o fenômeno são carga horária de trabalho maior que 70 horas semanais, exercer a sub-especialidade de microcirurgias ou cirurgia estética, plantão noturno, baixa remuneração, realização pessoal associada apenas à renda. Curiosamente, o maior fator de risco observado é o fato de os médicos serem casados e seus cônjuges trabalharem fora de casa. Por outro lado, ter filhos e mais de 60 anos estão associados a baixo risco de Burnout.

A Tempo Cirurgia Plástica, há alguns anos, identificando esses fatores de risco e pensando no crescimento a longo prazo, implementou algumas importantes ações gerenciais e de governança:

• Prevenção de acúmulo de funções: o cirurgião não deve ser ao mesmo tempo responsável clínico, gestor, diretor e empreendedor. Esse erro é frequentemente observado entre cirurgiões plásticos e tem como consequência imediata a elevada carga de trabalho. A gestão da empresa deve feita por profissional na área das ciências gerenciais.

• Priorização sempre do trabalho estratégico antes do trabalho braçal; eficiência é fundamental.

• Meritocracia: planos de carreira e remuneração variável que premiam o bom desempenho e o mérito individual, bem como o atendimento de metas globais da empresa mantêm a equipe unida e estimulada. Esta regra vale para todos da empresa.

E-book Cirurgias do contorno corporal

• Gestão de nível internacional mantém a empresa no rumo certo, minimizando erros e diminuindo o estresse.

A Tempo Cirurgia Plástica investem recursos e conhecimento em gestão de pessoas a fim de melhorar as condições de trabalho de sua equipe médica e de enfermagem, bem como de toda a equipe gerencial e operacional a fim de prevenir situações de extremo estresse e, assim, manter alto padrão de qualidade no atendimento aos seus pacientes, baixos índices de complicações e alta satisfação de seus clientes.

Referência:

1 – Burnout Phenomenon in US Plastic Surgeons: Risk Factors and Impact on Quality of Life [Article] Qureshi, Hannan A BA 1; Rawlani, Roshni 1; Mioton, Lauren M MD 1; Dumanian, Gregory A MD 1; Kim, John YS MD 1; Rawlani, Vinay MD 1 (1)Division of Plastic and Reconstructive Surgery, Northwestern University, Chicago, Illinois, Feinberg School of Medicine Plastic & Reconstructive Surgery. Publish Ahead of Print, POST ACCEPTANCE, 29 October 2014.

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
ENVIAR POR E-mail

Autor da postagem

Dr. Thiago Degani Dumont

Dr Thiago Degani: Sócio-fundador da Tempo Cirurgia Plástica, uma das maiores empresas de Cirurgia Plástica do Brasil. É um cirurgião plástico formado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da UFMG, complementou a sua formação em vários serviços de referência. Com 12 anos de experiência como cirurgião plástico, já operou mais de 6.000 pacientes e realiza todas as cirurgias estéticas de contorno corporal, como mamoplastia de aumento, mastopexia, mamoplastia redutora, abdominoplastia e lipoaspiração, e é especialista nas cirurgias estéticas da face, como rejuvenescimento facial, facelift e rinoplastia.

Fale Conosco

Tem alguma dúvida?

Converse com a Tempo Cirurgia Plástica.

Drenagem linfática após abdominoplastia: qual a frequência ideal?
A drenagem linfática após procedimentos como a abdominoplastia e a lipoaspiração é importantíssima e traz inúmeras vantagens. Saiba mais sobre o assunto no texto da dra. Júnea Araújo.
Qual a melhor época para fazer uma cirurgia plástica?
Dizem que fazer um cirurgia no inverno é melhor. Mas isso significa que existe uma época certa? Confira no artigo da dra. Marianna Meirelles sobre o assunto.
Quais são as formas seguras e efetivas de se aumentar os glúteos?
É preciso ter cautela, pois existem formas não indicadas para aumento de glúteos. No artigo do dr. Degani, conheça os procedimentos mais seguros e efetivos.
Como funciona a hidrolipo?
Existem vários tipos de lipoaspiração com infiltração de líquidos com adrenalina; uma delas, popularmente conhecida como hidrolipo, dispensa anestesias geral ou peridural e tem rápida recuperação. Saiba mais.
Como retirar estrias do abdome?
Retirar as estrias que aparecem no abdome após a gravidez é possível. Saiba como no texto do dr. Degani.
Lipo HD: vantagens e desvantagens
O sonhado “abdômen tanquinho” pode ser conquistado com essa técnica cirúrgica. Saiba as vantagens e desvantagens.

Tempo Cirugia Plástica

A Tempo Cirurgia Plástica fica em BH e quer melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos seus pacientes. Cumprindo todos os padrões de segurança internacionais, nossos médicos estão capacitados para a realização de variados procedimentos, sempre com muito esmero e carinho pelos seus pacientes. O esmero permeia a conduta cotidiana da Tempo Cirurgia Plástica e todos os atendimentos são realizados com o máximo de perfeição possível. Esta postura não se limita ao tratamento cirúrgico em si, mas também às fases de pré e pós-operatório e aos tratamentos dermatológicos e estéticos oferecidos.

Conheça os procedimentos realizados em Belo Horizonte:

Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)

Cirurgias  do  Contorno Corporal  (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)

Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)

Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)

Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)