No último século, nossa alimentação passou por grandes alterações. A mais radical delas foi a introdução de produtos processados industrialmente no lugar de refeições feitas de forma caseira. Graças a essa mudança de hábito, ocorreu um aumento na ocorrência de doenças crônicas relacionadas à alimentação – e, hoje, praticamente metade da população brasileira está acima do peso.
Além disso, na nossa dieta básica atual faltam nutrientes e fibras essenciais para o bom funcionamento do corpo humano – que auxiliam na proteção contra doenças crônicas, melhoram a digestão e a performance física. Porém, esta é uma questão relativamente fácil de se resolver: basta substituir alimentos processados por produtos mais naturais. Frutas, vegetais e produtos integrais são ótimos aliados.
Procure sempre acrescentar alimentos que contenham os seguintes nutrientes:
1) Potássio
Não sobrevivemos sem potássio – literalmente. Responsável por manter nossos corações batendo, o potássio está relacionado à diminuição da pressão sanguínea e do risco de osteoporose, diabetes e doenças cardíacas. Além disso, é um nutriente importante para o sistema nervoso e para o funcionamento dos músculos. O consumo inadequado de potássio pode causar constipação, cãibras e fatiga. Alimentos como banana, espinafre e batata são ricos em potássio.
2) Fibras
Fibras são carboidratos não-digeríveis que promovem uma digestão melhor, evitando constipação e reduzindo níveis de colesterol. O consumo de fibras solúveis – encontradas em alguns cereais e frutas – protege as artérias e pode reduzir o risco de derrame e diabetes. Fibras insolúveis (vegetais, legumes, arroz integral) por sua vez, são recomendadas no tratamento de problemas digestivos.
3) Cálcio
Embora seja essencial para o nosso corpo, não produzimos cálcio naturalmente e precisamos adquiri-lo inteiramente atráves da alimentação – o que significa que precisamos prestar ainda mais atenção para incluí-lo na dieta. Encontrado principalmente em produtos laticínios, mas também em diversos vegetais, o cálcio é responsável pela manutenção de ossos saudáveis e auxilia no funcionamento do sistema nervoso.
4) Vitamina D
A vitamina D anda de mãos dadas com o cálcio. Além de ser produzida naturalmente pelo nosso corpo – com a ajuda da luz do sol – a vitamina D é encontrada em produtos laticínios e ajuda a manter saudáveis os níveis de cálcio no organismo. Além disso, diminui o risco de doenças cardiovasculares, inflamações e risco de fraturas. Leite, atum e frutas podem suprir a necessidade diária de vitamina D.
5) Ferro
O ferro está envolvido em basicamente todos os processos do corpo humano – de transporte de oxigênio a formação dos músculos. A falta de ferro na dieta pode causar anemia, perda de memória e de músculos e problemas para regular a temperatura corporal. Mulheres de 18 a 50 anos requerem mais ferro do que outras pessoas, por isso têm mais chances de apresentar deficiência do nutriente e precisam ter atenção redobrada. Carne e diversos vegetais de cor escura são ótimas fontes de ferro.
Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)
Cirurgias do Contorno Corporal (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)
Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)
Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)
Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)
Tempo Serra – Rua Pirapetinga, 119 – Serra – BH – MG
Responsável Técnico: Dra. Junea Araújo RQE 18672 | CRM-MG 39048
Tempo Raja – Av. Raja Gabáglia, 4987 – Cidade Jardim – BH – MG
Responsável Técnico: Dr Rafael Kenji RQE:32889 | CRM:46842