A mamoplastia de aumento é uma das cirurgias plásticas com maior incidência de satisfação e menor incidência de complicações. No entanto, uma queixa relativamente frequente das pacientes refere-se ao volume das mamas meses após a cirurgia.
É relativamente frequente ouvir o seguinte relato das pacientes na avaliação médica, 12 meses após o aumento mamário:
“Estou muito feliz, mas acho que deveria ter escolhido uma prótese maior.”
Por que esse tipo de queixa é frequente? Isso ocorre por 3 motivos principais:
– Plano cirúrgico inadequado:
Um plano cirúrgico detalhado, contendo as medidas das mamas antes da operação e as medidas do volume futuro simulado, é essencial para alcançar o sucesso na mamoplastia. A participação da paciente na escolha do seu implante também é muito importante (leia o texto “Satisfação da paciente após mamoplastia de aumento”).
– Desaparecimento do edema (inchaço):
Logo após a cirurgia, as mamas incham muito e o edema desaparece gradualmente entre 30 e 90 dias. Pacientes que não são preparadas para esse processo, acostumam-se com as mamas inchadas e ficam frustradas quando elas desincham.
– Atrofia da glândula mamária:
Pode haver atrofia da glândula mamária meses após mamoplastia de aumento. Estudos mostram que essa atrofia é mais intensa quando a prótese é posicionada na frente do músculo (retroglandular). Essa atrofia provoca a redução do volume das mamas meses depois da cirurgia, e é por isso que algumas pacientes se queixam que as mamas estão pequenas nas consultas de acompanhamento de longo prazo.
Vale ressaltar que o posicionamento retromuscular (atras do músculo) não é a melhor opção para todas as pacientes. Algumas pacientes se beneficiam mais com o implante de silicone na frente do músculo e outras obtêm melhor resultado com a posição retromuscular.
Ressaltando, um bom plano cirúrgico e uma orientação pré-operatória detalhada podem aumentar significativamente a satisfação das pacientes submetidas à mamoplastia de aumento.
Referência bibliográfica:
1 – Plast Reconstr Surg. 2016 Jan; 137 (1): 62-9. doi: 10.1097/PRS.0000000000001874.
Volumetric Evaluation of the Mammary Gland and Pectoralis Major Muscle following Subglandular and Submuscular Breast Augmentation.
Weck Roxo AC1, Nahas FX, Salin R, de Castro CC, Aboudib JH, Marques RG.
Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)
Cirurgias do Contorno Corporal (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)
Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)
Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)
Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)
Tempo Serra – Rua Pirapetinga, 119 – Serra – BH – MG
Responsável Técnico: Dra. Junea Araújo RQE 18672 | CRM-MG 39048
Tempo Raja – Av. Raja Gabáglia, 4987 – Cidade Jardim – BH – MG
Responsável Técnico: Dr Rafael Kenji RQE:32889 | CRM:46842