A assimetria mamária, diferença no volume, na forma e na posição dos mamilos e aréolas, é notadamente comum, especialmente em adolescentes¹, após a gestação e em casos de mama tuberosa². Portanto, caso esse seja o seu caso, não se preocupe, você é absolutamente normal!
Pequenas assimetrias na adolescência podem desaparecer naturalmente com o tempo e, em alguns casos, por ser muito discreta, a assimetria não requer qualquer tratamento. Entretanto, em casos de grande assimetria e naqueles em que o quadro provoca repercussões psicológicas e sociais, deve ser considerada a possibilidade de tratamento cirúrgico.
Saiba o que a cirurgia plástica pode fazer para amenizar a assimetria de suas mamas:
Assimetria de volume:
1 – Em caso de mamas grandes com volumes assimétricos, pode ser realizada a mamoplastia redutora, reduzindo-se mais um lado que o outro.
2 – Em caso de mamas pequenas com volumes diferentes, pode ser realizada a mamoplastia de aumento (silicone) com implante de próteses de volumes diferentes.
Assimetria da altura dos mamilos:
1 – Em caso de mamas grandes ou posadas (caídas) com posição assimétrica dos mamilos, pode ser realizada a mamoplastia redutora ou a mastopexia, ascendendo-se mais um mamilo que o outro.
2 – Em caso de mamas pequenas e que não são caídas, é importante destacar que pequenas assimetrias da altura dos mamilos não são corrigidas com a mamoplastia de aumento (silicone).
Assimetria do tamanho das aréolas:
1 – Em caso de mamas grandes ou posadas (caídas) com aréolas de tamanhos assimétricos, pode ser realizada a mamoplastia redutora ou a mastopexia reduzindo as aréolas a um tamanho padrão e mais simétrico.
2 – Em caso de mamas pequenas e que não são caídas, é importante destacar que pequenas assimetrias do tamanho das aréolas não são corrigidas com a mamoplastia de aumento (silicone).
É fundamental que você saiba que parte das assimetrias do corpo é provocada por assimetrias ósseas ou ortopédicas, e que a cirurgia plástica não trata esses quadros. É por isso que pacientes que têm um ombro mais alto que o outro ou as costelas mais proeminentes de um lado que do outro sempre terão mamas assimétricas.
Portanto, antes de realizar uma cirurgia nas mamas, é importante que você tenha em mente alguns pontos:
• Pequenas assimetrias são normais e fazem parte da natureza humana.
• A cirurgia plástica consegue minimizar algumas assimetrias, mas não é capaz de tornar as mamas idênticas.
• Assimetrias ortopédicas não podem ser corrigidas por cirurgia plástica.
A equipe da Tempo Cirurgia Plástica sabe que pacientes bem orientados e que têm expectativas realistas têm uma maior chance de ficarem felizes com uma cirurgia e por isso procura fornecer informações sérias e embasadas cientificamente para os seus pacientes.
Referência bibliográfica:
Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)
Cirurgias do Contorno Corporal (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)
Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)
Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)
Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)
Tempo Serra – Rua Pirapetinga, 119 – Serra – BH – MG
Responsável Técnico: Dra. Junea Araújo RQE 18672 | CRM-MG 39048
Tempo Raja – Av. Raja Gabáglia, 4987 – Cidade Jardim – BH – MG
Responsável Técnico: Dr Rafael Kenji RQE:32889 | CRM:46842