A ritidectomia ou cirurgia de face lifting é um procedimento estético aliado do rejuvenescimento facial, que melhora a aparência global da face e do pescoço. Ele é realizado com o principal objetivo de devolver às pessoas que possuem vincos e rugas mais profundas na pele uma aparência mais descansada e naturalmente mais jovem.
Em geral, as pessoas com mais de 40 anos já procuram pelo rejuvenescimento facial por meio da cirurgia de lifting, porém, normalmente o procedimento é realizado em pessoas com mais idade, a partir dos 60 anos.
É claro que, antes de realizar uma ritidectomia, o cirurgião deve analisar vários fatores, como tipo de pele, elasticidade, textura, estrutura óssea, etnia e outros.
Dependendo do caso e dos objetivos do paciente, alguns procedimentos adicionais podem ser indicados, como uma lipoaspiração, para remover gordura em excesso na região da face, uma rinoplastia, que redimensiona e reposiciona o nariz, ou até mesmo uma blefaroplastia, para correção das pálpebras.
A ritidectomia também pode abranger áreas específicas, por isso existem inúmeras técnicas e tipos. Conheça alguns:
– Temporal: tem a finalidade de levantar a região da sobrancelha a nível das têmporas. O método visa reposicionar a região média e superior da face e conquistar um olhar mais jovial.
– Minilifting: para tratar flacidez menos acentuada.
– Cervical: para tratar a linha da mandíbula e do pescoço.
– Cervicofacial: método utilizado para remover o excesso de pele e, quando necessário, reposicionar músculos da face.
– Frontal: para tratar linhas de expressão provocadas pelo movimento muscular.
Você também pode se interessar: Faça um checklist para programar sua cirurgia plástica.
Recuperação após a ritidectomia para rejuvenescimento facial
Em geral, a recuperação leva entre duas e três semanas, mas depende muito de que o paciente siga todas as orientações médicas pós-cirúrgicas, como tomar a medicação, se alguma for prescrita, comparecer às consultas de revisão, não realizar esforços físicos, evitar a exposição ao sol durante o primeiro mês, usar protetor solar, não fumar, se hidratar adequadamente e alimentar-se de forma saudável, com refeições leves.
Veja também: Outras orientações para o pré e pós-operatório.
Além de ser extremamente segura e eficaz, a cirurgia de face lifting deixa apenas uma cicatriz discreta e pequena, que pode ser disfarçada pelas dobras naturais da pele e atrás da orelha.
Leia também: Face Lift: Como fica a aparência da cicatriz?
Vale lembrar que os resultados não são definitivos, ou seja, após a realização da ritidectomia, a pele continua a envelhecer naturalmente. Portanto, para manter os resultados mais duradouros, é preciso fazer o acompanhamento com seu dermatologista e seguir todas as orientações.
Dessa forma o paciente ficará mais satisfeito com os resultados alcançados no procedimento de rejuvenescimento facial.
O Dr. Thiago Degani é Cirurgião Plástico Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, especialista em cirurgias do contorno corporal e rejuvenescimento facial.
Para outras informações, entre em contato pelo Whatsapp (31) 9968-6444 ou ligue (31) 3658-6444.
Faça parte também do nosso grupo no Facebook, nos siga no Instagram e confira os nossos vídeos no Youtube.
Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)
Cirurgias do Contorno Corporal (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)
Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)
Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)
Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)
Tempo Serra – Rua Pirapetinga, 119 – Serra – BH – MG
Responsável Técnico: Dra. Junea Araújo RQE 18672 | CRM-MG 39048
Tempo Raja – Av. Raja Gabáglia, 4987 – Cidade Jardim – BH – MG
Responsável Técnico: Dr Rafael Kenji RQE:32889 | CRM:46842