Autores:

Tempo Cirurgia Plástica
Fernanda Torres
Dra. Marianna Meirelles
Dra. Maria Luiza Brandão
Dra. Letícia Pires
Dra. Júnea Araújo
Dr. Thiago Degani Dumont

Cuidados para uma boa cicatrização

A Dra. Júnea fala essa semana sobre o processo de cicatrização após procedimentos de cirurgia plástica

Após a realização de uma cirurgia plástica, a cicatrização é sempre uma das maiores preocupações do médico e, claro, do paciente. Tal insegurança torna-se ainda mais determinante quando falamos de uma intervenção de natureza estética.

Na prática, os fatores decisivos para o resultado final de uma cicatriz são os mais variados e estão relacionados não apenas aos cuidados pós-operatórios, mas também ao domínio técnico do profissional. Há que se considerar, por exemplo, a qualidade da incisão e da sutura realizadas, ou seja, o cuidado ao posicionar os cortes e de dar os pontos. Por isso, é fundamental buscar referências do médico e da clínica ou hospital onde pretende realizar a sua cirurgia.

A colaboração do paciente na hora de seguir as orientações pós-operatórias é igualmente importante. Durante o primeiro ano, as cicatrizes devem ser mantidas limpas, bem protegidas (por meio de curativos) e não devem ser expostas diretamente ao sol. Cremes, medicamentos e órteses (como, por exemplo, placas se silicone) serão prescritos, quando necessários, pelo médico responsável. Já o contato com água do mar ou de piscina é proibido apenas ao longo do primeiro mês.

E-book Cirurgias do contorno corporal

Atenção especial também deve ser atribuída a questões como a nutrição do paciente, a presença de infecção, a oxigenação da ferida, a existência ou predisposição para diabetes, o tabagismo, o uso de esteroides, irradiação e quimioterapia. Já pacientes com histórico de cicatrizes hipertróficas e queloides deverão ser devidamente orientados quanto ao risco de uma cicatrização pior e à necessidade de um acompanhamento pós-operatório ainda mais rigoroso.

Colaborar para a boa evolução da cicatrização garantirá um resultado estético ainda melhor e mais rápido. Na maioria dos casos, as cicatrizes tornam-se mais bonitas e discretas a partir do sexto mês. Até lá, compreensão, disciplina e paciência do paciente, além do acompanhamento mensal junto ao médico, são itens obrigatórios para se alcançar melhores resultados durante a recuperação.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
ENVIAR POR E-mail

Autor da postagem

Dra. Júnea Araújo

A Dra. Júnea Araújo é especialista nas cirurgias do contorno corporal (lipoaspiração, abdominoplastia e gluteoplastia), das mamas (prótese de silicone e redução) e da face (ritidoplastia, rinoplastia e blefaroplastia). Complementou a sua formação no Serviço de Cirurgia Plástica do Prof. Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro, e trouxe um profundo conhecimento em rinoplastia (cirurgia de nariz) para a Tempo Cirurgia Plástica, depois de se especializar, em 2013, no Curso de Rinoplastia Avançada em Dallas, nos Estados Unidos. Como base para construir uma empresa sólida de padrão internacional, tornou-se especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC), uma das maiores escolas de gestão do mundo.

Fale Conosco

Tem alguma dúvida?

Converse com a Tempo Cirurgia Plástica.

Drenagem linfática após abdominoplastia: qual a frequência ideal?
A drenagem linfática após procedimentos como a abdominoplastia e a lipoaspiração é importantíssima e traz inúmeras vantagens. Saiba mais sobre o assunto no texto da dra. Júnea Araújo.
Qual a melhor época para fazer uma cirurgia plástica?
Dizem que fazer um cirurgia no inverno é melhor. Mas isso significa que existe uma época certa? Confira no artigo da dra. Marianna Meirelles sobre o assunto.
Quais são as formas seguras e efetivas de se aumentar os glúteos?
É preciso ter cautela, pois existem formas não indicadas para aumento de glúteos. No artigo do dr. Degani, conheça os procedimentos mais seguros e efetivos.
Como funciona a hidrolipo?
Existem vários tipos de lipoaspiração com infiltração de líquidos com adrenalina; uma delas, popularmente conhecida como hidrolipo, dispensa anestesias geral ou peridural e tem rápida recuperação. Saiba mais.
Como retirar estrias do abdome?
Retirar as estrias que aparecem no abdome após a gravidez é possível. Saiba como no texto do dr. Degani.
Lipo HD: vantagens e desvantagens
O sonhado “abdômen tanquinho” pode ser conquistado com essa técnica cirúrgica. Saiba as vantagens e desvantagens.

Tempo Cirugia Plástica

A Tempo Cirurgia Plástica fica em BH e quer melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos seus pacientes. Cumprindo todos os padrões de segurança internacionais, nossos médicos estão capacitados para a realização de variados procedimentos, sempre com muito esmero e carinho pelos seus pacientes. O esmero permeia a conduta cotidiana da Tempo Cirurgia Plástica e todos os atendimentos são realizados com o máximo de perfeição possível. Esta postura não se limita ao tratamento cirúrgico em si, mas também às fases de pré e pós-operatório e aos tratamentos dermatológicos e estéticos oferecidos.

Conheça os procedimentos realizados em Belo Horizonte:

Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)

Cirurgias  do  Contorno Corporal  (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)

Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)

Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)

Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)