Após a realização de uma cirurgia plástica, a cicatrização é sempre uma das maiores preocupações do médico e, claro, do paciente. Tal insegurança torna-se ainda mais determinante quando falamos de uma intervenção de natureza estética.
Na prática, os fatores decisivos para o resultado final de uma cicatriz são os mais variados e estão relacionados não apenas aos cuidados pós-operatórios, mas também ao domínio técnico do profissional. Há que se considerar, por exemplo, a qualidade da incisão e da sutura realizadas, ou seja, o cuidado ao posicionar os cortes e de dar os pontos. Por isso, é fundamental buscar referências do médico e da clínica ou hospital onde pretende realizar a sua cirurgia.
A colaboração do paciente na hora de seguir as orientações pós-operatórias é igualmente importante. Durante o primeiro ano, as cicatrizes devem ser mantidas limpas, bem protegidas (por meio de curativos) e não devem ser expostas diretamente ao sol. Cremes, medicamentos e órteses (como, por exemplo, placas se silicone) serão prescritos, quando necessários, pelo médico responsável. Já o contato com água do mar ou de piscina é proibido apenas ao longo do primeiro mês.
Atenção especial também deve ser atribuída a questões como a nutrição do paciente, a presença de infecção, a oxigenação da ferida, a existência ou predisposição para diabetes, o tabagismo, o uso de esteroides, irradiação e quimioterapia. Já pacientes com histórico de cicatrizes hipertróficas e queloides deverão ser devidamente orientados quanto ao risco de uma cicatrização pior e à necessidade de um acompanhamento pós-operatório ainda mais rigoroso.
Colaborar para a boa evolução da cicatrização garantirá um resultado estético ainda melhor e mais rápido. Na maioria dos casos, as cicatrizes tornam-se mais bonitas e discretas a partir do sexto mês. Até lá, compreensão, disciplina e paciência do paciente, além do acompanhamento mensal junto ao médico, são itens obrigatórios para se alcançar melhores resultados durante a recuperação.
Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)
Cirurgias do Contorno Corporal (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)
Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)
Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)
Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)
Tempo Serra – Rua Pirapetinga, 119 – Serra – BH – MG
Responsável Técnico: Dra. Junea Araújo RQE 18672 | CRM-MG 39048
Tempo Raja – Av. Raja Gabáglia, 4987 – Cidade Jardim – BH – MG
Responsável Técnico: Dr Rafael Kenji RQE:32889 | CRM:46842