Autores:

Tempo Cirurgia Plástica
Fernanda Torres
Dra. Marianna Meirelles
Dra. Maria Luiza Brandão
Dra. Letícia Pires
Dra. Júnea Araújo
Dr. Thiago Degani Dumont

Dores nas costas e incontinência urinária pós-parto: abdominoplastia pode ajudar a resolver

Estudos apontam que a abdominoplastia pode reduzir as dores nas costas e a incontinência urinária, comuns no pós-parto.

Cirurgiões plásticos australianos resolveram estudar o impacto da abdominoplastia em mulheres na fase pós-parto (após dois anos do último parto) e que se queixavam de dores nas costas (região lombar) e incontinências urinária.

Em outros estudos, notou-se que a dor nas costas (na região lombar) atinge de 5% a 21% e a incontinência urinária, 25% a 40% das mulheres no pós-parto. Esse é um número bastante expressivo, atingindo milhões de mulheres no país.

Através de um questionário padronizado, estudou-se o impacto da dor nas costas e da incontinência urinária nas pacientes antes e depois da abdominoplastia, aliando dois períodos seis semanas e seis meses após a cirurgia.

Os resultados foram muito interessantes: tanto a dor nas costas quanto a incontinência urinária reduziram significativamente nessas pacientes após o procedimento e os resultados já apareceram seis semanas após a cirurgia.

Os estudos apontam que a melhora da dor nas costas ocorreu pela reconstrução das condições musculares da paciente com o tratamento da diastase muscular (aproximação dos músculos abdominais), garantindo melhor tensão muscular e consequentemente melhor postura, e ressecção do excesso de pele e tecido gorduroso da região anterior do abdômen, diminuindo assim o peso anterior do corpo e facilitando a correção da postura.

Em relação à melhora da incontinência urinária, há várias teorias. A mais aceita seria a de que a melhora do tônus muscular e da sua função de contração, além do aumento da pressão intra-abdominal, garantiria melhor esvaziamento da bexiga durante a micção. Nesse estudo, casos citados como incontinência moderada a grave eram de 49% antes da abdominoplastia e chegaram a atingir os valores de 6%, 6 semanas de pós operatório, e 3%, após 6 meses de cirurgia.

Esse é um estudo muito válido para mostrar aos pacientes os benefícios da cirurgia que vão muito além da estética corporal. Há nitidamente a melhora tanto na autoestima das pacientes quanto na qualidade de vida após as gestações. Isso pode ter um impacto social importante, pois essas mulheres conseguem retomar melhor sua rotina e se tornam mais produtivas.

 

A Tempo Cirurgia Plástica realiza abdominoplastia. Para mais informações, entre em contato pelo Whatsapp (31) 9968-6444 ou ligue (31) 3658-6444.

Fonte: Abdominoplasty Improves Lowback pain and Urinary Incontinence Plastic and Reconstructive Surgery: March 2018 – Volume 141 – Issue 3 – p 637–645

Compartilhe:

Facebook
Twitter
ENVIAR POR E-mail

Autor da postagem

Dra. Marianna Meirelles

Dra. Marianna Meirelles é membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e concluiu sua formação no Hospital Mater Dei, junto a grandes nomes da Cirurgia Plástica nacional. Trabalhou como cirurgiã assistente do Dr. Teófilo Taranto por 6 anos, adquirindo grande experiência em cirurgia estética. Atua nas áreas de rejuvenescimento facial (procedimentos não-cirúrgicos e cosmiatria), cirurgias das mamas (mamoplastia de aumento, redutora e mastopexia) e cirurgias de contorno corporal (abdômen e lipoaspiração), com foco em casos pós-parto e grandes perdas de peso.

Fale Conosco

Tem alguma dúvida?

Converse com a Tempo Cirurgia Plástica.

Drenagem linfática após abdominoplastia: qual a frequência ideal?
A drenagem linfática após procedimentos como a abdominoplastia e a lipoaspiração é importantíssima e traz inúmeras vantagens. Saiba mais sobre o assunto no texto da dra. Júnea Araújo.
Qual a melhor época para fazer uma cirurgia plástica?
Dizem que fazer um cirurgia no inverno é melhor. Mas isso significa que existe uma época certa? Confira no artigo da dra. Marianna Meirelles sobre o assunto.
Quais são as formas seguras e efetivas de se aumentar os glúteos?
É preciso ter cautela, pois existem formas não indicadas para aumento de glúteos. No artigo do dr. Degani, conheça os procedimentos mais seguros e efetivos.
Como funciona a hidrolipo?
Existem vários tipos de lipoaspiração com infiltração de líquidos com adrenalina; uma delas, popularmente conhecida como hidrolipo, dispensa anestesias geral ou peridural e tem rápida recuperação. Saiba mais.
Como retirar estrias do abdome?
Retirar as estrias que aparecem no abdome após a gravidez é possível. Saiba como no texto do dr. Degani.
Lipo HD: vantagens e desvantagens
O sonhado “abdômen tanquinho” pode ser conquistado com essa técnica cirúrgica. Saiba as vantagens e desvantagens.

Tempo Cirugia Plástica

A Tempo Cirurgia Plástica fica em BH e quer melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos seus pacientes. Cumprindo todos os padrões de segurança internacionais, nossos médicos estão capacitados para a realização de variados procedimentos, sempre com muito esmero e carinho pelos seus pacientes. O esmero permeia a conduta cotidiana da Tempo Cirurgia Plástica e todos os atendimentos são realizados com o máximo de perfeição possível. Esta postura não se limita ao tratamento cirúrgico em si, mas também às fases de pré e pós-operatório e aos tratamentos dermatológicos e estéticos oferecidos.

Conheça os procedimentos realizados em Belo Horizonte:

Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)

Cirurgias  do  Contorno Corporal  (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)

Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)

Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)

Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)