Autores:

Tempo Cirurgia Plástica
Fernanda Torres
Dra. Marianna Meirelles
Dra. Maria Luiza Brandão
Dra. Letícia Pires
Dra. Júnea Araújo
Dr. Thiago Degani Dumont

Laser no tratamento da cicatriz cirúrgica

Veja como o tratamento a laser pode ajudar nas cicatrizes de cirurgia plástica

A  equipe Tempo Cirurgia Plástica  procura sempre se manter atualizada cientificamente para oferecer o que há de mais moderno e eficiente nos cuidados de seus pacientes. E um dos procedimentos que temos muito cuidado é no processo de cicatrização das cirurgias. Veja como são nossos procedimentos.

Nossa rotina de curativos para cirurgias da mama e do contorno corporal é a seguinte: primeiramente a cicatriz deve permanecer coberta por curativo com gaze e sem ser molhada por 24h. A partir de então o curativo com gaze é trocado diariamente após o banho até que a cicatriz esteja sem crostas e completamente fechada. Isso acontece entre 2 e 10 dias. A partir de então o curativo passa a ser feiro apenas com micropore colado direto sobre a cicatriz e trocado uma vez por semana. Ele pode ser molhado normalmente e deve ser secado e limpo com álcool após o banho. Esse tipo de curativo, apenas com micropore, é o único tratamento para a cicatriz até três meses após a operação.

A partir de três meses não é mais necessário o uso de curativos e inicia-se o uso de cremes. Entre 3 e 6 meses a cicatriz tende a ficar vermelha, endurecida ou escura. Nessa fase, cada pessoa precisa de um tratamento específico para a cicatriz.

A Equipe Tempo Cirurgia Plástica prescreve cremes para a fase de 3 a 6 meses e depois outro tipo de creme para a fase de 6 meses a 1 ano. A escolha desses tratamentos é individualizada e feita mediante exame clínico. Atualmente temos introduzido outro tratamento para as cicatrizes pós-operatórias: o laser. Esta opção terapêutica está indicada especialmente para cicatrizes muito avermelhadas e hipertróficas que não respondem bem aos outros tratamentos de rotina.

Preferencialmente usa-se o Nd:YAG por alcançar camadas mais profundas da derme, sendo mais efetivo em doenças vasculares como cicatriz hipertrófica e quelóide, como demonstrado por Koike e cols. em artigo1 disponível neste blog.

Referência bibliográfica: 1 – Reconstr Surg Glob Open. 2015 Jan 8;2(12):e272. doi: 10.1097/GOX.0000000000000231. eCollection 2014. Nd:YAG Laser Treatment for Keloids and Hypertrophic Scars: An Analysis of 102 Cases. Koike S1, Akaishi S1, Nagashima Y1, Dohi T1, Hyakusoku H1, Ogawa R1.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
ENVIAR POR E-mail

Autor da postagem

Dr. Thiago Degani Dumont

Dr Thiago Degani: Sócio-fundador da Tempo Cirurgia Plástica, uma das maiores empresas de Cirurgia Plástica do Brasil. É um cirurgião plástico formado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da UFMG, complementou a sua formação em vários serviços de referência. Com 12 anos de experiência como cirurgião plástico, já operou mais de 6.000 pacientes e realiza todas as cirurgias estéticas de contorno corporal, como mamoplastia de aumento, mastopexia, mamoplastia redutora, abdominoplastia e lipoaspiração, e é especialista nas cirurgias estéticas da face, como rejuvenescimento facial, facelift e rinoplastia.

Fale Conosco

Tem alguma dúvida?

Converse com a Tempo Cirurgia Plástica.

Drenagem linfática após abdominoplastia: qual a frequência ideal?
A drenagem linfática após procedimentos como a abdominoplastia e a lipoaspiração é importantíssima e traz inúmeras vantagens. Saiba mais sobre o assunto no texto da dra. Júnea Araújo.
Qual a melhor época para fazer uma cirurgia plástica?
Dizem que fazer um cirurgia no inverno é melhor. Mas isso significa que existe uma época certa? Confira no artigo da dra. Marianna Meirelles sobre o assunto.
Quais são as formas seguras e efetivas de se aumentar os glúteos?
É preciso ter cautela, pois existem formas não indicadas para aumento de glúteos. No artigo do dr. Degani, conheça os procedimentos mais seguros e efetivos.
Como funciona a hidrolipo?
Existem vários tipos de lipoaspiração com infiltração de líquidos com adrenalina; uma delas, popularmente conhecida como hidrolipo, dispensa anestesias geral ou peridural e tem rápida recuperação. Saiba mais.
Como retirar estrias do abdome?
Retirar as estrias que aparecem no abdome após a gravidez é possível. Saiba como no texto do dr. Degani.
Lipo HD: vantagens e desvantagens
O sonhado “abdômen tanquinho” pode ser conquistado com essa técnica cirúrgica. Saiba as vantagens e desvantagens.

Tempo Cirugia Plástica

A Tempo Cirurgia Plástica fica em BH e quer melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos seus pacientes. Cumprindo todos os padrões de segurança internacionais, nossos médicos estão capacitados para a realização de variados procedimentos, sempre com muito esmero e carinho pelos seus pacientes. O esmero permeia a conduta cotidiana da Tempo Cirurgia Plástica e todos os atendimentos são realizados com o máximo de perfeição possível. Esta postura não se limita ao tratamento cirúrgico em si, mas também às fases de pré e pós-operatório e aos tratamentos dermatológicos e estéticos oferecidos.

Conheça os procedimentos realizados em Belo Horizonte:

Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)

Cirurgias  do  Contorno Corporal  (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)

Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)

Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)

Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)