As mamas e o abdome, juntamente com os glúteos e cintura, correspondem às áreas que mais se modificam após a gestação. As mamas tendem a ficar mais flácidas e caídas; o abdome, mais globoso; os glúteos, menos arredondados e a cintura, menos fina.
Parte dessas alterações provocadas pelas gestações pode ser corrigida com reeducação alimentar e exercícios físicos, mas outras não. Não há exercícios físicos que elevem e aumentem as mamas ou corrijam grandes diastases (separação) dos músculos retos abdominais ou mesmo sejam capazes de retirar estrias.
Pacientes que tiveram alterações provocadas pela gestação que não podem ser corrigidas por exercícios físicos e alimentação adequada podem se beneficiar da mamoplastia associada à abdominoplastia.
Mas é possível e seguro realizar essas duas operações no mesmo tempo cirúrgico? Sim!
Desde que sejam respeitados todos os parâmetros de segurança para esse tipo de cirurgia, sendo os principais deles os que se seguem:
1. Bom preparo pré-operatório com liberação de clínico geral, cardiologista e anestesiologista;
2. Evitar cirurgias mais longas que seis horas;
3. Não realizar mais que cinco litros de lipoaspiração;
4. Prevenção rigorosa de trombose venosa profunda;
5. Realização da cirurgia em centro especializado em cirurgias plásticas;
6. Seleção de equipe cirúrgica habituada à realização de mamoplastia combinada com abdominoplastia.
As vantagens de realizar essas duas cirurgias ao mesmo tempo são inúmeras, merecendo destaque as seguintes:
1. Melhora de todo o contorno corporal, inclusive cintura e glúteos, além das mamas e abdome;
2. Recuperação única, não havendo necessidade de realizar duas internações e permanecer afastada das atividades cotidianas duas vezes;
3. Redução de custos: usualmente o custo hospitalar da cirurgia de mamoplastia e abdominoplastia juntas é menor que a soma dessas mesmas cirurgia separadas.
Nos casos em que qualquer critério de segurança é descumprido, deve-se realizar as cirurgias separadamente, sendo isso mais frequente em pacientes que estão muito acima do peso ideal.
Essa decisão é tomada em uma consulta médica, em que cirurgião conversa com a paciente, a examina, orienta e estabelece o plano cirúrgico.
A Tempo Cirurgia Plástica realiza ambos os procedimentos. Para mais informações, entre em contato pelo Whatsapp (31) 9968-6444 ou ligue (31) 3658-6444.
O dr. Thiago Degani é cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, especialista em cirurgias do contorno corporal e rejuvenescimento facial.
Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)
Cirurgias do Contorno Corporal (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)
Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)
Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)
Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)
Tempo Serra – Rua Pirapetinga, 119 – Serra – BH – MG
Responsável Técnico: Dra. Junea Araújo RQE 18672 | CRM-MG 39048
Tempo Raja – Av. Raja Gabáglia, 4987 – Cidade Jardim – BH – MG
Responsável Técnico: Dr Rafael Kenji RQE:32889 | CRM:46842