Autores:

Tempo Cirurgia Plástica
Fernanda Torres
Dra. Marianna Meirelles
Dra. Maria Luiza Brandão
Dra. Letícia Pires
Dra. Júnea Araújo
Dr. Thiago Degani Dumont

Mastopexia com silicone: na frente ou atrás do músculo?

A mastopexia pode ser realizada com ou sem implantes de silicone. Mas em qual local é mais interessante colocar a prótese: na frente ou atrás do músculo? Saiba mais com o Dr. Thiago Degani.

A adoção de técnicas de mastopexia com implantes mamários posicionados atrás do músculo trouxe grandes benefícios aos pacientes, especialmente na prevenção da queda precoce das mamas. Entretanto, as táticas cirúrgicas que posicionam as próteses de silicone dessa maneira podem apresentar aspectos negativos ou simplesmente não serem indicadas em todos os casos.

Os aspectos negativos associados a implantes retromusculares nas mastopexias são:

  1. Dor pós-operatória mais intensa.
  2. Tendência de os implantes mamários ficarem posicionados excessivamente altos. Esse inconveniente é minimizado empregando-se a técnica dual plane e faixas de contenção.
  3. Possibilidade do surgimento do aspecto de dupla bolha observado à medida que as mamas sofrem ptose (queda) e os implantes mamários permanecem altos, retidos pelo músculo.
  4. Dificuldade de se empregar a técnica dual plane em mamas grandes ou que requerem grandes descolamentos e remodelação das glândulas mamárias. Nesses casos, pode-se posicionar os implantes atrás do músculo pela técnica clássica, ou seja, abrindo mão da técnica dual plane, ou confeccionar retalho de pedículo inferior fixado ao músculo pela técnica dual plane. No primeiro caso, há o risco de os implantes mamários subirem muito e no segundo há o risco de ptose do polo inferior das mamas, uma vez que se mantém grande volume de tecido mamário inferiormente.

 

Por outro lado, há casos de mastopexia   em  que não está indicado posicionar o silicone atrás do músculo:

  1. Pacientes com mamas cuja distância entre os mamilos e o sulco mamário, a parte inferior dos seios, é muito curta se beneficiam de implantes de silicone posicionados na frente do músculo (retroglandular ou subfascial) uma vez que há uma tendência de os implantes descerem e, com isso, alongarem o polo inferior das mamas, o que não seria observado nas técnicas que posicionam o silicone atrás do músculo.
  2.  Casos de mastopexia com implantes mamários muito pequenos (menores que 175ml) ou muito grandes (maiores que 375ml). No primeiro porque o peso dos implantes não aumentaria de forma significativa o risco de ptose mamária e no segundo pela simples dificuldade técnica de se posicionar adequadamente atrás do músculo um implante mamário de grande volume durante uma mastopexia.

 

Além dos itens descritos acima, deve-se levar em consideração a preferência da paciente que, sem ser impositiva, pelas próprias limitações de conhecimento técnico do leigo, é um fator importante para a tomada de decisão do cirurgião.

Pacientes que desejam elevar as mamas podem se beneficiar de uma mastopexia que pode ser realizada com ou sem implantes mamários que, por sua vez, podem ser posicionados na frente ou atrás do músculo, dependendo de cada caso.

Para mais informações, entre em contato pelo Whatsapp (31) 9968-6444 ou ligue (31) 3658-6444.

Dr. Thiago Degani  – Cirurgião Plástico Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, especialista em cirurgias do contorno corporal e rejuvenescimento facial.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
ENVIAR POR E-mail

Autor da postagem

Dr. Thiago Degani Dumont

Dr Thiago Degani: Sócio-fundador da Tempo Cirurgia Plástica, uma das maiores empresas de Cirurgia Plástica do Brasil. É um cirurgião plástico formado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da UFMG, complementou a sua formação em vários serviços de referência. Com 12 anos de experiência como cirurgião plástico, já operou mais de 6.000 pacientes e realiza todas as cirurgias estéticas de contorno corporal, como mamoplastia de aumento, mastopexia, mamoplastia redutora, abdominoplastia e lipoaspiração, e é especialista nas cirurgias estéticas da face, como rejuvenescimento facial, facelift e rinoplastia.

Fale Conosco

Tem alguma dúvida?

Converse com a Tempo Cirurgia Plástica.

Como aumentar sua satisfação com a cirurgia das mamas?
Para ficar completamente satisfeita com a sua cirurgia das mamas, é necessário seguir essas quatro dicas de ouro. Confira!
Cirurgia das mamas: cicatrização e sensibilidade
Frequentemente recebemos dúvidas sobre a cicatrização e a sensibilidade das mamas após a cirurgia. No texto, a dra. Júnea Araújo responde à algumas delas.
Por que raramente utilizo próteses de silicone em gota?
A grande maioria das clientes da Tempo optam pelos implantes redondos. Conheça os motivos.
Mastopexia com prótese na frente do músculo. Quando está indicada?
A opção é mais indicada por exemplo para mulheres com mamas pouco caídas, pouca flacidez e que não desejam implantes muito grandes. Confira todos os casos no texto do Dr. Degani.
Mamoplastia e abdominoplastia: posso fazer as duas juntas?
Realizar apenas um ato cirúrgico para redefinir o contorno corporal pode ser vantajoso, mas certos parâmetros de segurança devem ser seguidos. Saiba mais.
Mastopexia sem prótese: quando está indicada?
Cirurgias nos seios podem ser realizadas com ou sem silicone. Saiba alguns casos nos quais as próteses devem ser evitadas.

Tempo Cirugia Plástica

A Tempo Cirurgia Plástica fica em BH e quer melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos seus pacientes. Cumprindo todos os padrões de segurança internacionais, nossos médicos estão capacitados para a realização de variados procedimentos, sempre com muito esmero e carinho pelos seus pacientes. O esmero permeia a conduta cotidiana da Tempo Cirurgia Plástica e todos os atendimentos são realizados com o máximo de perfeição possível. Esta postura não se limita ao tratamento cirúrgico em si, mas também às fases de pré e pós-operatório e aos tratamentos dermatológicos e estéticos oferecidos.

Conheça os procedimentos realizados em Belo Horizonte:

Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)

Cirurgias  do  Contorno Corporal  (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)

Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)

Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)

Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)