A Mastopexia é a cirurgia indicada para pacientes que desejam elevar as mamas e pode ser realizada com ou sem silicone dependendo do desejo de cada paciente e das limitações técnicas de cada caso.
Primeiramente é muito importante reforçar que a principal função dos implantes de silicone é a de aumentar o volume das mamas e não, ao contrário do que muitas vezes se pensa, a de evitar que as mamas caiam ou a de endurecê-las. Por outro lado, os implantes mamários promovem o efeito secundário de alterar a forma das mamas, tornando-as com colo mais elevado e arredondado; mais “cheio”.
Isto posto, vamos às situações em que a mastopexia deve, preferencialmente, ser realizada sem silicone:
1. Casos de gigantomastia ou de qualquer mama muito grande. Nesses casos, em decorrência da necessidade de maior manipulação do tecido mamário, o risco de complicações pós-operatórias é maior e a introdução de um implante de silicone aumenta ainda mais a incidência de complicações. Além disso, pacientes com mamas grandes e caídas geralmente desejam mamas menores e seria um contrassenso lançar mão de um recurso cuja função principal é promover um aumento mamário.
2. Casos de cirurgia secundária em que há uma escassez de pele. Pacientes que já se submeteram a uma ou mais cirurgias em que foi retirada pele das mamas e que se apresentam com muito pouca pele mamária devem evitar uma mastopexia com prótese pois isso implicaria em atos cirúrgicos opostos de diminuir o continente (retirar pele) e aumentar o conteúdo (implantar silicone). Nesses casos há o maior risco de abertura dos pontos cirúrgicos.
3.Raros casos de mamas tuberosas. Nas mamas tuberosas frequentemente observa-se aréolas grandes que abrangem a quase totalidade da pele das mamas. Isso torna a retirada de grandes quantidades de pele obrigatória e limita o volume mamário correspondente. Nesses casos, há o maior risco de abertura dos pontos cirúrgicos caso sejam implantadas próteses de silicone.
Na grande maioria dos casos de mastopexia, pode-se realizar a operação com ou sem silicone, mas cada paciente deve ser avaliada e orientada por seu cirurgião a fim de realizar o melhor planejamento cirúrgico possível.
Saiba mais também sobre os casos de Mastopexia com silicone.
Para maiores informações e para agendar uma avaliação, entre em contato pelo whatsapp (31) 99968-6444 ou ligue (31) 3658-6444.
O Dr. Thiago Degani é cirurgião Plástico Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, especialista em cirurgias do contorno corporal e rejuvenescimento facial.
Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)
Cirurgias do Contorno Corporal (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)
Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)
Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)
Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)
Tempo Serra – Rua Pirapetinga, 119 – Serra – BH – MG
Responsável Técnico: Dra. Junea Araújo RQE 18672 | CRM-MG 39048
Tempo Raja – Av. Raja Gabáglia, 4987 – Cidade Jardim – BH – MG
Responsável Técnico: Dr Rafael Kenji RQE:32889 | CRM:46842