Autores:

Tempo Cirurgia Plástica
Fernanda Torres
Dra. Marianna Meirelles
Dra. Maria Luiza Brandão
Dra. Letícia Pires
Dra. Júnea Araújo
Dr. Thiago Degani Dumont

Mitos e verdades sobre o câncer de mama

A informação é a maior aliada na prevenção ao câncer de mama. Por isso, confira no texto do nosso convidado os mitos e verdades sobre a doença.

A incidência do câncer de mama ocorre em função da multiplicidade de fatores. De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores.

Estima-se que, por meio da alimentação, nutrição e atividade física, é possível reduzir até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, com alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas de prevenção.

A luta hoje é pelo diagnóstico precoce, pois, quanto mais cedo este ocorrer, o prognóstico (previsão sobre o que pode acontecer) é mais favorável. Por isso, a informação é uma grande aliada.

Conheça alguns mitos e verdades em relação ao câncer de mama:

– O uso de desodorante não é fator de risco.

Próteses de mama não aumentam os riscos.

– Pessoas sem casos na família também podem desenvolver a doença. Cerca de 80% das mulheres com câncer de mama não tinham parentes com a doença na ocasião do diagnóstico.

– O risco da doença é maior para aquelas mulheres com parente de primeiro grau acometidas, ou seja, mãe, irmã ou filha. Esse risco é especialmente aumentado se o familiar tem câncer antes dos 50 anos e/ou em ambas as mamas.

– O autoexame não é capaz de diagnosticar o câncer nos estágios iniciais da doença, por isso, a ida ao médico e a realização de exames de rastreamento são necessárias.

– No entanto, o autoexame deve ser estimulado por ser uma das formas de diagnóstico no câncer de intervalo, ou seja, aquele que se apresenta sintomático em pacientes com mamografia de rastreamento prévia sem sinal de tumor, antes da realização de nova mamografia de rastreamento,

– Homens também podem desenvolver a doença. A relação é de aproximadamente 1/100 em relação às mulheres.

– Mulheres obesas apresentam maior risco na pós-menopausa. A gordura tem a capacidade de transformar o hormônio androstenediona da suprarrenal em hormônio feminino, aumentando o risco para desenvolver a doença.

Visite seu médico com frequência para realizar os exames necessários.

Texto do nosso convidado dr. André Viana.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
ENVIAR POR E-mail

Autor da postagem

Tempo Cirurgia Plástica

As relações humanas sinceras são a nossa maior riqueza. Nós, da Tempo Cirurgia Plástica, fazemos questão de tratar os nossos pacientes e funcionários com todo cuidado, respeito e transparência. O carinho com você é uma das nossas maiores prioridades. Acreditamos que a melhora significativa na autoestima e na qualidade de vida de pacientes com expectativas realistas, é o melhor resultado de um tratamento cirúrgico estético. Este resultado é nosso compromisso. Pensando em você, primamos pela segurança, esmero e carinho.

Fale Conosco

Tem alguma dúvida?

Converse com a Tempo Cirurgia Plástica.

Por que aproveitar para fazer uma cirurgia plástica nas férias?
Está pensando em fazer uma cirurgia plástica nas férias? Entenda porque é tão vantajoso aproveitar o período de julho para realizar esse desejo.
Cuidados essenciais com a pele sensível durante o inverno
As baixas temperaturas, a falta de umidade e o vento frio podem piorar os sintomas da pele sensível. Veja alguns cuidados essenciais para manter a sua pele saudável no inverno.
Adulta e com acne: como tratar esse problema?
Mesmo na idade adulta, muitas mulheres reclamam de acne com frequência. Mudanças na alimentação e o uso correto de pílulas anticoncepcionais podem ajudar. Saiba mais
O que fazer para clarear as olheiras?
Muitos fatores podem ocasionar o agravamento de olheiras. Já existem diversos tratamentos para cada tipo de caso. Saiba mais sobre eles.
Faça um checklist para programar sua cirurgia plástica!
O sucesso de sua cirurgia começa no planejamento. Por isso, é essencial fazer um checklist para programar a sua cirurgia para este ano. Confira no texto da dra. Marianna Meirelles.
Você sofre com o suor em excesso?
O que causa o cheiro desagradável no suor é a proliferação de fungos e bactérias. Se você tem esse problema ou sudorese (suor em excesso), há tratamento! Confira no texto da dr.a Letícia Pires.

Tempo Cirugia Plástica

A Tempo Cirurgia Plástica fica em BH e quer melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos seus pacientes. Cumprindo todos os padrões de segurança internacionais, nossos médicos estão capacitados para a realização de variados procedimentos, sempre com muito esmero e carinho pelos seus pacientes. O esmero permeia a conduta cotidiana da Tempo Cirurgia Plástica e todos os atendimentos são realizados com o máximo de perfeição possível. Esta postura não se limita ao tratamento cirúrgico em si, mas também às fases de pré e pós-operatório e aos tratamentos dermatológicos e estéticos oferecidos.

Conheça os procedimentos realizados em Belo Horizonte:

Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)

Cirurgias  do  Contorno Corporal  (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)

Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)

Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)

Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)