Autores:

Tempo Cirurgia Plástica
Fernanda Torres
Dra. Marianna Meirelles
Dra. Maria Luiza Brandão
Dra. Letícia Pires
Dra. Júnea Araújo
Dr. Thiago Degani Dumont

O pH de um xampu pode afetar o cabelo?

Entenda a importância do pH nos xampus.

O pH de um xampu pode, sim, afetar a qualidade do nosso cabelo. Os xampus ácidos são melhores para a saúde e beleza dos cabelos e ainda mais benéficos para cabelos já danificados por química ou tintura e se são naturalmente secos, anelados ou cacheados.

A fibra capilar tem um pH de 3,67, enquanto o couro cabeludo apresenta pH de 5,6. Para o cabelo ficar brilhante, macio e sem frizz, é importante que ele atinja equilíbrio de suas cargas elétricas. Esse ponto de equilíbrio só é atingido em um pH inferior a 5,5. Logo, qualquer produto com pH superior a esse valor vai aumentar a eletricidade estática do cabelo, causando frizz, dano à cutícula e causando maior quebra de fios.

O condicionador contém cargas positivas e pH mais baixo, o que pode ajudar a neutralizar a eletricidade deixada pelo xampu. Quem tem quadro de caspa, oleosidade ou coceira no couro cabeludo não deve fazer uso de condicionador. Já quem tem o cabelo misto não deve aplicar o condicionador na raiz nem na parte superior dos cabelos. Um xampu com pH de até 5,5, portanto, vai minimizar o frizz onde o condicionador não foi aplicado.

Infelizmente, no Brasil, a maioria dos rótulos dos produtos não apresenta o seu pH. Em um estudo de 2014, publicado por Gavazzoni, os pHs de diversas marcas de xampus comuns – desses comprados em supermercados e farmácias –, foram testados. Apenas 34% dos produtos testados tinham pH inferior a 5,5. Esse número cresce para 74% nas linhas profissionais de produtos capilares. Além disso, os xampus infantis, pela propriedade de não arder os olhos, têm sempre um pH superior a 5,5 e, por isso, não são ideais para uso adulto.

Atualmente, muitas pessoas têm receio de lavar o cabelo com frequência, achando que isso pode danificar o cabelo. Na verdade, desde que o produto não agrida os fios, eles devem ser lavados com frequência. Em geral, cabelos oleosos e com caspa devem ser lavados diariamente com xampus transparentes. Os cabelos secos ou mistos devem ser levados pelo menos três vezes por semana, com xampus perolados ou opacos.

Lavar o cabelo com os produtos adequados contribui muito para a saúde e beleza dos cabelos. Para mais informações, entre em contato com a Dra. Letícia Pires, a dermatologista da Tempo Cirurgia Plástica, e agende uma consulta.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
ENVIAR POR E-mail

Autor da postagem

Dra. Letícia Pires

A Dra. Letícia Pires é médica formada pela UFMG e completou seus estudos em dermatologia no Hospital Padre Bento de Guarulhos, em São Paulo. Durante sua trajetória profissional, fez diversos trabalhos acadêmicos e participou de eventos e congressos da Sociedade Brasileira de Dermatologia, pela qual foi aprovada como especialista em dermatologia e é associada titular. Também se especializou em dermatocosmiatria e possui mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto.

Fale Conosco

Tem alguma dúvida?

Converse com a Tempo Cirurgia Plástica.

Os retinoides tópicos são indicados para quais tratamentos?
Os retinoides tópicos estimulam a renovação celular e são utilizados em vários procedimentos estéticos, como no tratamento de estrias, melasma e acne.
Harmonização facial com ácido hialurônico: entenda como funciona
Entenda como o ácido hialurônico atua no processo de harmonização facial, um dos procedimentos estéticos mais buscados hoje em dia, no texto da dra. Letícia Pires.
Com qual idade devo começar a fazer botox?
Qual a idade ideal para começar a fazer botox? Essa é uma dúvida muito comum entre os pacientes. Leia o texto do dr. Thiago Degani e saiba a resposta!
Utilidades da luz intensa pulsada
A tecnologia da luz intensa pulsada é utilizada para auxiliar em diversos tipos de tratamento, como rejuvenescimento e tratamento de estrias e olheiras.
Como evitar a piora do melasma?
Passado o período de exposição ao sol, é comum notarmos uma piora do melasma. Saiba como tratá-lo para obter melhorias no artigo da dra. Letícia Pires.
É possível rejuvenescer a pele do colo e pescoço
Existem diversos tipos de tratamento para combater a flacidez e rejuvenescer a pele do colo e pescoço. Saiba mais sobre eles no texto da dra. Letícia Pires.

Tempo Cirugia Plástica

A Tempo Cirurgia Plástica fica em BH e quer melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos seus pacientes. Cumprindo todos os padrões de segurança internacionais, nossos médicos estão capacitados para a realização de variados procedimentos, sempre com muito esmero e carinho pelos seus pacientes. O esmero permeia a conduta cotidiana da Tempo Cirurgia Plástica e todos os atendimentos são realizados com o máximo de perfeição possível. Esta postura não se limita ao tratamento cirúrgico em si, mas também às fases de pré e pós-operatório e aos tratamentos dermatológicos e estéticos oferecidos.

Conheça os procedimentos realizados em Belo Horizonte:

Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)

Cirurgias  do  Contorno Corporal  (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)

Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)

Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)

Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)