O pH de um xampu pode, sim, afetar a qualidade do nosso cabelo. Os xampus ácidos são melhores para a saúde e beleza dos cabelos e ainda mais benéficos para cabelos já danificados por química ou tintura e se são naturalmente secos, anelados ou cacheados.
A fibra capilar tem um pH de 3,67, enquanto o couro cabeludo apresenta pH de 5,6. Para o cabelo ficar brilhante, macio e sem frizz, é importante que ele atinja equilíbrio de suas cargas elétricas. Esse ponto de equilíbrio só é atingido em um pH inferior a 5,5. Logo, qualquer produto com pH superior a esse valor vai aumentar a eletricidade estática do cabelo, causando frizz, dano à cutícula e causando maior quebra de fios.
O condicionador contém cargas positivas e pH mais baixo, o que pode ajudar a neutralizar a eletricidade deixada pelo xampu. Quem tem quadro de caspa, oleosidade ou coceira no couro cabeludo não deve fazer uso de condicionador. Já quem tem o cabelo misto não deve aplicar o condicionador na raiz nem na parte superior dos cabelos. Um xampu com pH de até 5,5, portanto, vai minimizar o frizz onde o condicionador não foi aplicado.
Infelizmente, no Brasil, a maioria dos rótulos dos produtos não apresenta o seu pH. Em um estudo de 2014, publicado por Gavazzoni, os pHs de diversas marcas de xampus comuns – desses comprados em supermercados e farmácias –, foram testados. Apenas 34% dos produtos testados tinham pH inferior a 5,5. Esse número cresce para 74% nas linhas profissionais de produtos capilares. Além disso, os xampus infantis, pela propriedade de não arder os olhos, têm sempre um pH superior a 5,5 e, por isso, não são ideais para uso adulto.
Atualmente, muitas pessoas têm receio de lavar o cabelo com frequência, achando que isso pode danificar o cabelo. Na verdade, desde que o produto não agrida os fios, eles devem ser lavados com frequência. Em geral, cabelos oleosos e com caspa devem ser lavados diariamente com xampus transparentes. Os cabelos secos ou mistos devem ser levados pelo menos três vezes por semana, com xampus perolados ou opacos.
Lavar o cabelo com os produtos adequados contribui muito para a saúde e beleza dos cabelos. Para mais informações, entre em contato com a Dra. Letícia Pires, a dermatologista da Tempo Cirurgia Plástica, e agende uma consulta.
Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)
Cirurgias do Contorno Corporal (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)
Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)
Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)
Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)
Tempo Serra – Rua Pirapetinga, 119 – Serra – BH – MG
Responsável Técnico: Dra. Junea Araújo RQE 18672 | CRM-MG 39048
Tempo Raja – Av. Raja Gabáglia, 4987 – Cidade Jardim – BH – MG
Responsável Técnico: Dr Rafael Kenji RQE:32889 | CRM:46842