Autores:

Tempo Cirurgia Plástica
Fernanda Torres
Dra. Marianna Meirelles
Dra. Maria Luiza Brandão
Dra. Letícia Pires
Dra. Júnea Araújo
Dr. Thiago Degani Dumont

O que as selfies têm a ver com cirurgias plásticas?

Estudo da Academia Americana de Plástica Facial e Cirurgia Resconstrutiva indica que a relação é direta.

Segundo o dicionário de Oxford, uma selfie é uma fotografia que você tira de si mesmo, tipicamente feita com um smartphone ou webcam e compartilhada via mídia social. E pode falar, você já fez uma selfie.

Inicialmente apontado como um fenômeno adolescente, as selfies se tornaram populares entre todos. O close-up do rosto circula por aí cada vez mais e é figura frequente nas redes sociais onde, nem sempre, recebe quantos likes se pretende.

Redes sociais como o Instagram e o Snapchat são baseadas exclusivamente em imagens. E o Facebook também faz circular muito conteúdo dessa natureza. Assim, os usuários que compartilham fotos de si mesmos têm uma constante lente de aumento apontada para os seus rostos. E como a reação que vão receber pela foto postada é muito importante, a aparência recebe uma autocrítica ainda maior.

Com esse cenário traçado, é de se imaginar que recursos digitais sejam mais procurados para corrigir pequenas imperfeições. Mas o que se registrou foi, também, um aumento de procura por cirurgias plásticas do nariz e das pálpebras e também pelos transplantes de cabelo.

Segundo a Academia Americana de Plástica Facial e Cirurgia Reconstrutiva (AAFPRS), 30% dos cirurgiões plásticos faciais constataram aumento dos pedidos de procedimentos faciais de pacientes que tinham a justificativa de melhorarem a aparência para postarem fotos. O resultado foi um aumento de 10% do volume de rinoplastias realizadas, 7% do volume de transplantes capilares e 6% do volume de blefaroplastias.

E não foram só as cirurgias. A pesquisa também registrou um aumento de 58% na procura de procedimentos estéticos por parte de pacientes com menos de 30 anos de idade. Procedimentos como aplicações da toxina botulínica e preenchimentos podem ter um efeito de rejuvenescimento que adia a cirurgia facial.

A preocupação com a imagem nas redes sociais é grande, afinal de contas, muitas vezes é o primeiro contato que o usuário tem com outras pessoas. E isso pode se dar tanto em nível pessoal, quanto em nível profissional. Além do impacto da primeira impressão, existe também a preocupação com a receptividade dos amigos, os likes e os comentários gerados.

No entanto, é necessário avaliar se é realmente uma insatisfação com o corpo ou se não pode ser um efeito causado pelo ângulo e pela má qualidade desse tipo de fotografia. A melhor avaliação é sempre relacionada à sua qualidade de vida e autoestima. Será que a insatisfação é real ou uma selfie voltou a sua atenção para alguma coisa que nunca havia sido um incômodo?

Compartilhe:

Facebook
Twitter
ENVIAR POR E-mail

Autor da postagem

Tempo Cirurgia Plástica

As relações humanas sinceras são a nossa maior riqueza. Nós, da Tempo Cirurgia Plástica, fazemos questão de tratar os nossos pacientes e funcionários com todo cuidado, respeito e transparência. O carinho com você é uma das nossas maiores prioridades. Acreditamos que a melhora significativa na autoestima e na qualidade de vida de pacientes com expectativas realistas, é o melhor resultado de um tratamento cirúrgico estético. Este resultado é nosso compromisso. Pensando em você, primamos pela segurança, esmero e carinho.

Fale Conosco

Tem alguma dúvida?

Converse com a Tempo Cirurgia Plástica.

Por que aproveitar para fazer uma cirurgia plástica nas férias?
Está pensando em fazer uma cirurgia plástica nas férias? Entenda porque é tão vantajoso aproveitar o período de julho para realizar esse desejo.
Cuidados essenciais com a pele sensível durante o inverno
As baixas temperaturas, a falta de umidade e o vento frio podem piorar os sintomas da pele sensível. Veja alguns cuidados essenciais para manter a sua pele saudável no inverno.
Adulta e com acne: como tratar esse problema?
Mesmo na idade adulta, muitas mulheres reclamam de acne com frequência. Mudanças na alimentação e o uso correto de pílulas anticoncepcionais podem ajudar. Saiba mais
O que fazer para clarear as olheiras?
Muitos fatores podem ocasionar o agravamento de olheiras. Já existem diversos tratamentos para cada tipo de caso. Saiba mais sobre eles.
Faça um checklist para programar sua cirurgia plástica!
O sucesso de sua cirurgia começa no planejamento. Por isso, é essencial fazer um checklist para programar a sua cirurgia para este ano. Confira no texto da dra. Marianna Meirelles.
Você sofre com o suor em excesso?
O que causa o cheiro desagradável no suor é a proliferação de fungos e bactérias. Se você tem esse problema ou sudorese (suor em excesso), há tratamento! Confira no texto da dr.a Letícia Pires.

Tempo Cirugia Plástica

A Tempo Cirurgia Plástica fica em BH e quer melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos seus pacientes. Cumprindo todos os padrões de segurança internacionais, nossos médicos estão capacitados para a realização de variados procedimentos, sempre com muito esmero e carinho pelos seus pacientes. O esmero permeia a conduta cotidiana da Tempo Cirurgia Plástica e todos os atendimentos são realizados com o máximo de perfeição possível. Esta postura não se limita ao tratamento cirúrgico em si, mas também às fases de pré e pós-operatório e aos tratamentos dermatológicos e estéticos oferecidos.

Conheça os procedimentos realizados em Belo Horizonte:

Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)

Cirurgias  do  Contorno Corporal  (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)

Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)

Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)

Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)