Segundo o dicionário de Oxford, uma selfie é uma fotografia que você tira de si mesmo, tipicamente feita com um smartphone ou webcam e compartilhada via mídia social. E pode falar, você já fez uma selfie.
Inicialmente apontado como um fenômeno adolescente, as selfies se tornaram populares entre todos. O close-up do rosto circula por aí cada vez mais e é figura frequente nas redes sociais onde, nem sempre, recebe quantos likes se pretende.
Redes sociais como o Instagram e o Snapchat são baseadas exclusivamente em imagens. E o Facebook também faz circular muito conteúdo dessa natureza. Assim, os usuários que compartilham fotos de si mesmos têm uma constante lente de aumento apontada para os seus rostos. E como a reação que vão receber pela foto postada é muito importante, a aparência recebe uma autocrítica ainda maior.
Com esse cenário traçado, é de se imaginar que recursos digitais sejam mais procurados para corrigir pequenas imperfeições. Mas o que se registrou foi, também, um aumento de procura por cirurgias plásticas do nariz e das pálpebras e também pelos transplantes de cabelo.
Segundo a Academia Americana de Plástica Facial e Cirurgia Reconstrutiva (AAFPRS), 30% dos cirurgiões plásticos faciais constataram aumento dos pedidos de procedimentos faciais de pacientes que tinham a justificativa de melhorarem a aparência para postarem fotos. O resultado foi um aumento de 10% do volume de rinoplastias realizadas, 7% do volume de transplantes capilares e 6% do volume de blefaroplastias.
E não foram só as cirurgias. A pesquisa também registrou um aumento de 58% na procura de procedimentos estéticos por parte de pacientes com menos de 30 anos de idade. Procedimentos como aplicações da toxina botulínica e preenchimentos podem ter um efeito de rejuvenescimento que adia a cirurgia facial.
A preocupação com a imagem nas redes sociais é grande, afinal de contas, muitas vezes é o primeiro contato que o usuário tem com outras pessoas. E isso pode se dar tanto em nível pessoal, quanto em nível profissional. Além do impacto da primeira impressão, existe também a preocupação com a receptividade dos amigos, os likes e os comentários gerados.
No entanto, é necessário avaliar se é realmente uma insatisfação com o corpo ou se não pode ser um efeito causado pelo ângulo e pela má qualidade desse tipo de fotografia. A melhor avaliação é sempre relacionada à sua qualidade de vida e autoestima. Será que a insatisfação é real ou uma selfie voltou a sua atenção para alguma coisa que nunca havia sido um incômodo?
Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)
Cirurgias do Contorno Corporal (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)
Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)
Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)
Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)
Tempo Serra – Rua Pirapetinga, 119 – Serra – BH – MG
Responsável Técnico: Dra. Junea Araújo RQE 18672 | CRM-MG 39048
Tempo Raja – Av. Raja Gabáglia, 4987 – Cidade Jardim – BH – MG
Responsável Técnico: Dr Rafael Kenji RQE:32889 | CRM:46842