A alopecia areata é um quadro no qual acontece a perda brusca de cabelo e pelos, formando áreas arredondadas de alopecia, que podem ser únicas ou múltiplas. É mais comum no couro cabeludo, mas pode acontecer em qualquer área do corpo que tenha pêlos, como as sobrancelhas e a barba, por exemplo.
Aproximadamente 1% da população terá pelo menos um episódio desta alopécia ao longo da vida. Vale ressaltar que existe a predisposição genética e é mais comum que a alopecia areata apareça nos primeiros 30 anos de vida do indivíduo.
A alopecia areata é uma doença crônica autoimune. Isso quer dizer que as células de defesa do próprio indivíduo são “autorreativas”, atacam os folículos pilosos, que é o local onde nascem os fios de cabelo. A alopecia areata pode estar associada a outras doenças autoimunes, como os distúrbios da tireóide, e estes devem ser investigados em todos os pacientes com o quadro.
A perda de cabelo pode ser localizada ou extensa. Em casos mais raros, pode acontecer a perda de todos os fios de cabelo (alopecia areata total) ou até mesmo de todos os pelos do corpo (alopecia areata universal). A doença não é transmissível e pode ser agravada por fatores emocionais, como em casos de muito stress, traumas físicos ou infecções.
É esperado que os quadros de alopecia areata sejam passageiros e reversíveis, principalmente quando apenas pequenas áreas são acometidas. Mas vale a ressalva: a reincidência é comum. A evolução da doença varia quadro a quadro e é possível que, quando voltem a crescer, os cabelos nasçam brancos, mas a coloração normal retorna com o tempo.
O ideal é que o quadro seja tratado rapidamente, a partir de avaliação e diagnóstico de um dermatologista. O tratamento visa inibir as células “autoreativas” no folículo piloso e estimular o crescimento do mesmo através de injeções de corticoide no local da alopecia e uso tópico de minoxidil. Em casos mais resistentes, podem ser necessários outros medicamentos, inclusive imunossupressores. Por isso, a automedicação não deve ser considerada para o tratamento do quadro.
Por Dra. Leticia Pires | CRM 46531
Para mais informações a respeito de quadros de queda de cabelos, confira o vídeo da Dra. Letícia Pires, da Tempo Cirurgia Plástica. É só clicar aqui.
Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)
Cirurgias do Contorno Corporal (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)
Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)
Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)
Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)
Tempo Serra – Rua Pirapetinga, 119 – Serra – BH – MG
Responsável Técnico: Dra. Junea Araújo RQE 18672 | CRM-MG 39048
Tempo Raja – Av. Raja Gabáglia, 4987 – Cidade Jardim – BH – MG
Responsável Técnico: Dr Rafael Kenji RQE:32889 | CRM:46842