Autores:

Tempo Cirurgia Plástica
Fernanda Torres
Dra. Marianna Meirelles
Dra. Maria Luiza Brandão
Dra. Letícia Pires
Dra. Júnea Araújo
Dr. Thiago Degani Dumont

O que o número na balança realmente significa?

Será que o número mostrado na balança condiz com a realidade do seu corpo? Aprenda a interpretá-lo melhor.

Quando estamos tentando emagrecer, a balança pode ser um verdadeiro inimigo do bom humor. De um dia para o outro, o peso pode variar tanto que parece que dieta nenhuma pode resolver o problema.

No entanto, o número que aparece na balança… é só um número. Como qualquer tipo de informação, esse número, quando analisado isoladamente, pode não ser um reflexo exato do que está acontecendo com seu corpo. É preciso entender o que ele significa e como podemos interpretá-lo melhor.

O peso na balança, na verdade, é a combinação do seu “peso real” mais o “peso variável”, que depende de uma série de fatores nem sempre relacionados à massa corporal ou taxa de gordura. Essa variação faz o peso da balança variar em até 6%, o que nos dá a sensação da perda ou ganho de peso de forma errática ao longo dos dias. Os principais fatores de variação do peso são:

Armazenamento de glicogênio: a quantidade de glicogênio armazenada pelo seu corpo depende diretamente de quanto carboidrato está sendo consumido. A questão é que, para cada grama de glicogênio em estoque, o corpo também armazena três gramas de água. Assim, quanto mais carboidratos consumidos, maior será a variação de peso decorrente do armazenamento de glicogênio;

Consumo de sódio: o sódio também é responsável pela retenção de água – em outras palavras, você “incha” à medida que aumenta seu consumo de sódio;

Inchaço menstrual: mulheres retém líquidos durante seu período menstrual, o que pode causar um aumento súbito de peso durante o mês.

Ao analisar esses fatores, pode parecer que a água é um vilão na perda de peso, mas este é um equívoco. Para emagrecer de forma saudável, é preciso sempre estar bem-hidratada, evitando assim problemas de saúde sérios. Por outro lado, o inchaço, provocado principalmente pela variação do armazenamento de glicogênio, pode esconder as reais transformações que estão ocorrendo no seu corpo. Uma pessoa pode estar registrando uma diminuição de sua gordura corporal e sentir que não emagreceu, tudo porque o inchaço nos faz parecer maiores do que realmente somos.

Assim, a forma correta de interpretar o peso da balança é construindo uma história. É possível entender exatamente qual a evolução do seu corpo combinando a balança com as seguintes medidas:

Cintura: a medida da circunferência da cintura é o dado mais poderoso dessa lista. Medida semanalmente, a circunferência determina se, de fato, está ocorrendo perda de gordura;

Força: sabemos que o ideal é combinar uma dieta com exercícios físicos. Se sua força está aumentando ao longo do processo (por exemplo, você consegue fazer mais repetições de um exercício ou levantar uma carga maior), o mais provável que que você esteja aumentando seu percentual de massa magra.
Ao medir essas varáveis, lembre-se de levar sempre em consideração a possibilidade de você estar inchada, ou porque saiu da dieta por alguns dias e estocou mais glicogênio do que o usual, ou porque está em seu período menstrual. Assim, será possível acompanhar sua variação de peso a longo prazo, de forma mais eficiente e sem brigar com a balança.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
ENVIAR POR E-mail

Autor da postagem

Tempo Cirurgia Plástica

As relações humanas sinceras são a nossa maior riqueza. Nós, da Tempo Cirurgia Plástica, fazemos questão de tratar os nossos pacientes e funcionários com todo cuidado, respeito e transparência. O carinho com você é uma das nossas maiores prioridades. Acreditamos que a melhora significativa na autoestima e na qualidade de vida de pacientes com expectativas realistas, é o melhor resultado de um tratamento cirúrgico estético. Este resultado é nosso compromisso. Pensando em você, primamos pela segurança, esmero e carinho.

Fale Conosco

Tem alguma dúvida?

Converse com a Tempo Cirurgia Plástica.

Por que aproveitar para fazer uma cirurgia plástica nas férias?
Está pensando em fazer uma cirurgia plástica nas férias? Entenda porque é tão vantajoso aproveitar o período de julho para realizar esse desejo.
Cuidados essenciais com a pele sensível durante o inverno
As baixas temperaturas, a falta de umidade e o vento frio podem piorar os sintomas da pele sensível. Veja alguns cuidados essenciais para manter a sua pele saudável no inverno.
Adulta e com acne: como tratar esse problema?
Mesmo na idade adulta, muitas mulheres reclamam de acne com frequência. Mudanças na alimentação e o uso correto de pílulas anticoncepcionais podem ajudar. Saiba mais
O que fazer para clarear as olheiras?
Muitos fatores podem ocasionar o agravamento de olheiras. Já existem diversos tratamentos para cada tipo de caso. Saiba mais sobre eles.
Faça um checklist para programar sua cirurgia plástica!
O sucesso de sua cirurgia começa no planejamento. Por isso, é essencial fazer um checklist para programar a sua cirurgia para este ano. Confira no texto da dra. Marianna Meirelles.
Você sofre com o suor em excesso?
O que causa o cheiro desagradável no suor é a proliferação de fungos e bactérias. Se você tem esse problema ou sudorese (suor em excesso), há tratamento! Confira no texto da dr.a Letícia Pires.

Tempo Cirugia Plástica

A Tempo Cirurgia Plástica fica em BH e quer melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos seus pacientes. Cumprindo todos os padrões de segurança internacionais, nossos médicos estão capacitados para a realização de variados procedimentos, sempre com muito esmero e carinho pelos seus pacientes. O esmero permeia a conduta cotidiana da Tempo Cirurgia Plástica e todos os atendimentos são realizados com o máximo de perfeição possível. Esta postura não se limita ao tratamento cirúrgico em si, mas também às fases de pré e pós-operatório e aos tratamentos dermatológicos e estéticos oferecidos.

Conheça os procedimentos realizados em Belo Horizonte:

Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)

Cirurgias  do  Contorno Corporal  (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)

Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)

Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)

Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)