Quando estamos tentando emagrecer, a balança pode ser um verdadeiro inimigo do bom humor. De um dia para o outro, o peso pode variar tanto que parece que dieta nenhuma pode resolver o problema.
No entanto, o número que aparece na balança… é só um número. Como qualquer tipo de informação, esse número, quando analisado isoladamente, pode não ser um reflexo exato do que está acontecendo com seu corpo. É preciso entender o que ele significa e como podemos interpretá-lo melhor.
O peso na balança, na verdade, é a combinação do seu “peso real” mais o “peso variável”, que depende de uma série de fatores nem sempre relacionados à massa corporal ou taxa de gordura. Essa variação faz o peso da balança variar em até 6%, o que nos dá a sensação da perda ou ganho de peso de forma errática ao longo dos dias. Os principais fatores de variação do peso são:
Armazenamento de glicogênio: a quantidade de glicogênio armazenada pelo seu corpo depende diretamente de quanto carboidrato está sendo consumido. A questão é que, para cada grama de glicogênio em estoque, o corpo também armazena três gramas de água. Assim, quanto mais carboidratos consumidos, maior será a variação de peso decorrente do armazenamento de glicogênio;
Consumo de sódio: o sódio também é responsável pela retenção de água – em outras palavras, você “incha” à medida que aumenta seu consumo de sódio;
Inchaço menstrual: mulheres retém líquidos durante seu período menstrual, o que pode causar um aumento súbito de peso durante o mês.
Ao analisar esses fatores, pode parecer que a água é um vilão na perda de peso, mas este é um equívoco. Para emagrecer de forma saudável, é preciso sempre estar bem-hidratada, evitando assim problemas de saúde sérios. Por outro lado, o inchaço, provocado principalmente pela variação do armazenamento de glicogênio, pode esconder as reais transformações que estão ocorrendo no seu corpo. Uma pessoa pode estar registrando uma diminuição de sua gordura corporal e sentir que não emagreceu, tudo porque o inchaço nos faz parecer maiores do que realmente somos.
Assim, a forma correta de interpretar o peso da balança é construindo uma história. É possível entender exatamente qual a evolução do seu corpo combinando a balança com as seguintes medidas:
Cintura: a medida da circunferência da cintura é o dado mais poderoso dessa lista. Medida semanalmente, a circunferência determina se, de fato, está ocorrendo perda de gordura;
Força: sabemos que o ideal é combinar uma dieta com exercícios físicos. Se sua força está aumentando ao longo do processo (por exemplo, você consegue fazer mais repetições de um exercício ou levantar uma carga maior), o mais provável que que você esteja aumentando seu percentual de massa magra.
Ao medir essas varáveis, lembre-se de levar sempre em consideração a possibilidade de você estar inchada, ou porque saiu da dieta por alguns dias e estocou mais glicogênio do que o usual, ou porque está em seu período menstrual. Assim, será possível acompanhar sua variação de peso a longo prazo, de forma mais eficiente e sem brigar com a balança.
Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)
Cirurgias do Contorno Corporal (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)
Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)
Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)
Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)
Tempo Serra – Rua Pirapetinga, 119 – Serra – BH – MG
Responsável Técnico: Dra. Junea Araújo RQE 18672 | CRM-MG 39048
Tempo Raja – Av. Raja Gabáglia, 4987 – Cidade Jardim – BH – MG
Responsável Técnico: Dr Rafael Kenji RQE:32889 | CRM:46842