Autores:

Tempo Cirurgia Plástica
Fernanda Torres
Dra. Marianna Meirelles
Dra. Maria Luiza Brandão
Dra. Letícia Pires
Dra. Júnea Araújo
Dr. Thiago Degani Dumont

Quais são os tipos de olheiras?

Saiba identificar os tipos de olheiras e procure o tratamento mais indicado para você.

O escurecimento da pele ao redor dos olhos está relacionado a diversos fatores.Por isso, nem toda olheira é igual à outra e nem sempre serão tratadas da mesma forma.

Alguns tipos de olheiras podem ser causadas por herança genética de penetrância variável, isso quer dizer que algumas pessoas da mesma família podem ter ou não o problema e também em intensidades diferentes. Pessoas alérgicas, que sofrem de rinite, asma, dermatite atópica ou dermatite alérgica de contato, podem apresentar pigmentação ao redor das pálpebras. O hábito de coçar os olhos pode contribuir para o escurecimento.

Outro motivo observado em muitos tipos de olheiras é o componente vascular. Pequenos vasos sanguíneos de coloração arroxeada ficam evidentes ao tracionarmos a pele da pálpebra. No caso da pele fina e clara, esses vasos ficam mais visíveis por transparência da pele e mais exacerbados quando há desidratação, doenças agudas, privação de sono e stress. Por isso, uma boa noite de sono e uma compressa gelada podem amenizar esse tipo de olheira, mesmo que temporariamente.

A flacidez da pálpebra associada a uma pele mais fina com perda de colágeno e tecido gorduroso subcutâneo leva a formação de rugas e sombras na região orbital inferior. Além disso, alguns indivíduos podem ter uma sombra na pálpebra inferior secundária a configuração mais profunda do osso orbital ou mesmo por reabsorção óssea e de gordura na região malar, processo normal de acontecer no envelhecimento intrínseco.

Aquelas bolsas visíveis embaixo dos olhos podem piorar ao acordar e são consequência de frouxidão do septo orbital. Com isso, a bolsa de gordura presente nesse local fica ressaltada para fora e pode gerar um sombreamento logo abaixo delas, o que dá um ar cansado ao rosto.

Agora que você já entendeu sobre os diversos tipos de olheiras, em breve iremos abordar o tratamento mais indicado para cada um dos casos citados.

Acompanhe a gente e não perca os próximos conteúdos!

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
ENVIAR POR E-mail

Autor da postagem

Dra. Letícia Pires

A Dra. Letícia Pires é médica formada pela UFMG e completou seus estudos em dermatologia no Hospital Padre Bento de Guarulhos, em São Paulo. Durante sua trajetória profissional, fez diversos trabalhos acadêmicos e participou de eventos e congressos da Sociedade Brasileira de Dermatologia, pela qual foi aprovada como especialista em dermatologia e é associada titular. Também se especializou em dermatocosmiatria e possui mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto.

Fale Conosco

Tem alguma dúvida?

Converse com a Tempo Cirurgia Plástica.

Os retinoides tópicos são indicados para quais tratamentos?
Os retinoides tópicos estimulam a renovação celular e são utilizados em vários procedimentos estéticos, como no tratamento de estrias, melasma e acne.
Harmonização facial com ácido hialurônico: entenda como funciona
Entenda como o ácido hialurônico atua no processo de harmonização facial, um dos procedimentos estéticos mais buscados hoje em dia, no texto da dra. Letícia Pires.
Com qual idade devo começar a fazer botox?
Qual a idade ideal para começar a fazer botox? Essa é uma dúvida muito comum entre os pacientes. Leia o texto do dr. Thiago Degani e saiba a resposta!
Utilidades da luz intensa pulsada
A tecnologia da luz intensa pulsada é utilizada para auxiliar em diversos tipos de tratamento, como rejuvenescimento e tratamento de estrias e olheiras.
Como evitar a piora do melasma?
Passado o período de exposição ao sol, é comum notarmos uma piora do melasma. Saiba como tratá-lo para obter melhorias no artigo da dra. Letícia Pires.
É possível rejuvenescer a pele do colo e pescoço
Existem diversos tipos de tratamento para combater a flacidez e rejuvenescer a pele do colo e pescoço. Saiba mais sobre eles no texto da dra. Letícia Pires.

Tempo Cirugia Plástica

A Tempo Cirurgia Plástica fica em BH e quer melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos seus pacientes. Cumprindo todos os padrões de segurança internacionais, nossos médicos estão capacitados para a realização de variados procedimentos, sempre com muito esmero e carinho pelos seus pacientes. O esmero permeia a conduta cotidiana da Tempo Cirurgia Plástica e todos os atendimentos são realizados com o máximo de perfeição possível. Esta postura não se limita ao tratamento cirúrgico em si, mas também às fases de pré e pós-operatório e aos tratamentos dermatológicos e estéticos oferecidos.

Conheça os procedimentos realizados em Belo Horizonte:

Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)

Cirurgias  do  Contorno Corporal  (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)

Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)

Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)

Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)