Autores:

Tempo Cirurgia Plástica
Fernanda Torres
Dra. Marianna Meirelles
Dra. Maria Luiza Brandão
Dra. Letícia Pires
Dra. Júnea Araújo
Dr. Thiago Degani Dumont

Quantas sessões de drenagem linfática são necessárias após a cirurgia?

Quando o assunto é recuperação após a cirurgia, existe um número ideal de sessões de drenagem linfática?

Vamos ser bem diretos: não existe um número padrão de sessões de drenagem pós-cirúrgicas. Cada corpo tem características diferentes e cada organismo reage de maneira única. Conforme explica o Dr. Thiago Degani: “Tudo começa com a liberação da paciente, pelo cirurgião, para início das sessões de drenagem. É o médico quem determinará quando a paciente poderá se submeter à drenagem”. Geralmente, o tempo de repouso varia entre três e cinco dias.

Após a liberação do médico, cabe à paciente sentir o estado do seu corpo e dizer ao fisioterapeuta responsável pela drenagem o quão tolerante ela está às ua dor. Detalhe: a dor é natural e faz parte do processo de recuperação. Como se trata de uma massagem, a conversa e troca de informações entre paciente e fisioterapeuta é fundamental para que ambos entendam qual a melhor medida para os toques. Somente após os primeiros procedimentos de drenagem é que a paciente e o fisioterapeuta vão compreender qual o número ideal de sessões.

Uma recomendação extremamente eficaz é realizar 10 sessões de drenagem linfática, dia após dia, seguidamente. Não há dúvidas de que, seguindo essa recomendação, os resultados alcançados, ao final de todo o período pós-operatório, serão excelentes.

Sobre os benefícios, são necessárias, no mínimo, cinco sessões para aparecerem. Em alguns casos, esse número pode até aumentar.

Quer saber mais sobre o assunto?  Leia os textos “A importância da drenagem linfática no pós-operatório” e “Benefícios da drenagem linfática após a cirurgia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
ENVIAR POR E-mail

Autor da postagem

Fernanda Torres

Dra. Fernanda Torres atua em Fisioterapia pré, intra e pós-operatória, cardiorrespiratória, dermatofuncional e estética, realizando tratamentos com a drenagem linfática – método Renata França. Trabalha há mais de 10 anos na Tempo Cirurgia Plástica, auxiliando os pacientes a passarem pelo processo operatório sem intercorrências e com rápida reabilitação, priorizando sempre a segurança e o bem-estar de cada um.

Fale Conosco

Tem alguma dúvida?

Converse com a Tempo Cirurgia Plástica.

Os retinoides tópicos são indicados para quais tratamentos?
Os retinoides tópicos estimulam a renovação celular e são utilizados em vários procedimentos estéticos, como no tratamento de estrias, melasma e acne.
Harmonização facial com ácido hialurônico: entenda como funciona
Entenda como o ácido hialurônico atua no processo de harmonização facial, um dos procedimentos estéticos mais buscados hoje em dia, no texto da dra. Letícia Pires.
Com qual idade devo começar a fazer botox?
Qual a idade ideal para começar a fazer botox? Essa é uma dúvida muito comum entre os pacientes. Leia o texto do dr. Thiago Degani e saiba a resposta!
Utilidades da luz intensa pulsada
A tecnologia da luz intensa pulsada é utilizada para auxiliar em diversos tipos de tratamento, como rejuvenescimento e tratamento de estrias e olheiras.
Como evitar a piora do melasma?
Passado o período de exposição ao sol, é comum notarmos uma piora do melasma. Saiba como tratá-lo para obter melhorias no artigo da dra. Letícia Pires.
É possível rejuvenescer a pele do colo e pescoço
Existem diversos tipos de tratamento para combater a flacidez e rejuvenescer a pele do colo e pescoço. Saiba mais sobre eles no texto da dra. Letícia Pires.

Tempo Cirugia Plástica

A Tempo Cirurgia Plástica fica em BH e quer melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos seus pacientes. Cumprindo todos os padrões de segurança internacionais, nossos médicos estão capacitados para a realização de variados procedimentos, sempre com muito esmero e carinho pelos seus pacientes. O esmero permeia a conduta cotidiana da Tempo Cirurgia Plástica e todos os atendimentos são realizados com o máximo de perfeição possível. Esta postura não se limita ao tratamento cirúrgico em si, mas também às fases de pré e pós-operatório e aos tratamentos dermatológicos e estéticos oferecidos.

Conheça os procedimentos realizados em Belo Horizonte:

Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)

Cirurgias  do  Contorno Corporal  (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)

Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)

Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)

Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)