Autores:

Tempo Cirurgia Plástica
Fernanda Torres
Dra. Marianna Meirelles
Dra. Maria Luiza Brandão
Dra. Letícia Pires
Dra. Júnea Araújo
Dr. Thiago Degani Dumont

Os retinoides tópicos são indicados para quais tratamentos?

Os retinoides tópicos estimulam a renovação celular e são utilizados em vários procedimentos estéticos, como no tratamento de estrias, melasma e acne.

Os retinoides tópicos são compostos químicos que agem como receptores na pele, estimulando a renovação celular, reduzindo a produção de sebo (oleosidade) e ajudando a inibir a formação de comedões (cravos).

Entre os retinoides tópicos (uso na pele) mais utilizados em procedimentos estéticos, podemos citar o ácido retinoico, um derivado da vitamina “A” também conhecido como tretinoína. Desde a década de 1960, o ácido retinoico vem sendo utilizado em distúrbios de queratinização (alteração na superfície da pele) e no tratamento da acne.

Nos últimos tempos, a substância passou a ser usada como aliada também no tratamento do fotoenvelhecimento e no rejuvenescimento. Ela é utilizada em forma de cremes, géis e também como peeling químico, que é aplicado pelo médico em consultório dermatológico.

Veja também:  Com qual idade devo começar a fazer botox?

O composto promove uma descamação superficial da pele, possui ação esfoliante e estimula a síntese do colágeno. Devido à capacidade de acelerar o processo de renovação celular, os retinoides tópicos também são utilizados no tratamento de estrias e até melasma.

Benefícios e aplicações do ácido retinoico:

-Estímulo à produção de um novo colágeno na pele;
– Melhora de rugas finas;
– Melhora da acne – normaliza a queratinização e impede o entupimento dentro dos poros, evitando o aparecimento de novas lesões de acne;
– Não cura completamente o excesso de oleosidade da pele, mas ameniza o problema com uma ação bem duradoura;
– Melhora no aspecto de cicatrizes e estrias, principalmente as recentes (vermelhas);
– Coadjuvante no tratamento de manchas, sardas e irregularidades na textura da pele;
– Redução da aspereza da pele.

Peelings químicos com ácido retinoico

Os retinoides tópicos em forma de peelings químicos são indicados no tratamento de manchas, como o melasma. Como os peelings têm uma concentração muito maior do produto, entre 5% e 10%, é possível acelerar e potencializar os resultados.

Os peelings seriados são um ótimo procedimento durante o período de inverno, já que a exposição solar é contraindicada durante o tratamento. Em geral, é feita uma aplicação semanal, durante cinco semanas, com aumento progressivo da concentração, a cada semana.

Cuidados antes de usar retinoides tópicos

Em primeiro lugar, o ácido retinoico só deve ser utilizado com a prescrição médica, pois apenas um profissional saberá indicar a concentração ideal do produto, de acordo com o seu problema e tipo de pele.

Quem faz uso de retinoides tópicos também deve fugir do sol! A exposição sem proteção adequada pode causar forte irritação na pele, além de vermelhidão, descamação e até mesmo manchas. Os retinoides tópicos nunca devem ser usados sobre a pele inflamada ou queimada de sol.

Leia também:  Cuidados essenciais com a pele sensível durante o inverno.

Essa também é uma substância totalmente proibida durante a gestação, mas pode ser utilizada sob orientação médica e com cautela durante a amamentação.

No primeiro mês de tratamento, já é possível perceber os resultados. Duas semanas após o início do procedimento, já se percebe uma melhora nas rugas finas. Nos casos das manchas, pode levar um pouco mais de tempo, mas em torno de 45 dias o clareamento da pele já é perceptível.

Quer agendar uma avaliação dermatológica ou esclarecer outras dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco pelo WhatsApp (31) 99968-6444.

Veja outras dicas sobre tratamentos estéticos em nosso blog e nos siga também nas redes sociais: grupo no FacebookInstagram e YouTube.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
ENVIAR POR E-mail

Autor da postagem

Dra. Maria Luiza Brandão

A Dra. Maria Luiza Brandão é membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e concluiu sua formação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), junto a grandes nomes da Dermatologia Brasileira. Atua em dermatologia clínica e cosmiatria, com foco em rejuvenescimento facial (tecnologias, preenchedores e bioestimuladores de colágeno). Frequenta os principais congressos e eventos da área em busca de atualização constante.

Fale Conosco

Tem alguma dúvida?

Converse com a Tempo Cirurgia Plástica.

Harmonização facial com ácido hialurônico: entenda como funciona
Entenda como o ácido hialurônico atua no processo de harmonização facial, um dos procedimentos estéticos mais buscados hoje em dia, no texto da dra. Letícia Pires.
Com qual idade devo começar a fazer botox?
Qual a idade ideal para começar a fazer botox? Essa é uma dúvida muito comum entre os pacientes. Leia o texto do dr. Thiago Degani e saiba a resposta!
Utilidades da luz intensa pulsada
A tecnologia da luz intensa pulsada é utilizada para auxiliar em diversos tipos de tratamento, como rejuvenescimento e tratamento de estrias e olheiras.
Como evitar a piora do melasma?
Passado o período de exposição ao sol, é comum notarmos uma piora do melasma. Saiba como tratá-lo para obter melhorias no artigo da dra. Letícia Pires.
É possível rejuvenescer a pele do colo e pescoço
Existem diversos tipos de tratamento para combater a flacidez e rejuvenescer a pele do colo e pescoço. Saiba mais sobre eles no texto da dra. Letícia Pires.
É possível rejuvenescer a região ao redor dos olhos?
É possível melhorar a aparência da região ao redor dos olhos com tratamentos como peeling e laser. Saiba mais no texto.

Tempo Cirugia Plástica

A Tempo Cirurgia Plástica fica em BH e quer melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos seus pacientes. Cumprindo todos os padrões de segurança internacionais, nossos médicos estão capacitados para a realização de variados procedimentos, sempre com muito esmero e carinho pelos seus pacientes. O esmero permeia a conduta cotidiana da Tempo Cirurgia Plástica e todos os atendimentos são realizados com o máximo de perfeição possível. Esta postura não se limita ao tratamento cirúrgico em si, mas também às fases de pré e pós-operatório e aos tratamentos dermatológicos e estéticos oferecidos.

Conheça os procedimentos realizados em Belo Horizonte:

Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)

Cirurgias  do  Contorno Corporal  (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)

Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)

Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)

Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)