Autores:

Tempo Cirurgia Plástica
Fernanda Torres
Dra. Marianna Meirelles
Dra. Maria Luiza Brandão
Dra. Letícia Pires
Dra. Júnea Araújo
Dr. Thiago Degani Dumont

Como funciona a musculatura facial?

A mímica facial de cada indivíduo é única e suas alterações dependem de vários fatores que ocorrem ao longo da vida. Por isso, a aplicação de botox deve levar em consideração essas particularidades.

A toxina botulínica age diretamente no músculo, provocando sua paralisia temporária. Com ela, conseguimos evitar rugas de expressão e atenuar de forma significativa as rugas estáticas. Mas como isso funciona?

A musculatura facial e sua mímica são fundamentais na expressão de sentimentos e na comunicação entre as pessoas. A harmonia facial acontece quando as ações de contração e relaxamento muscular ocorrem de forma integrada e simétrica.

São diversos grupos musculares encontrados na face e a ação conjunta entre eles é muito diversa e peculiar de cada indivíduo. Portanto, abordar a mímica facial deverá ser sempre algo individualizado.

Nossos músculos agem voluntária e involuntariamente, dependendo de estímulos sensitivos (emocionais) e físicos (externos). Alguns indivíduos se tornam hipercinéticos, movimentando em excesso certos grupos musculares ou acionando outras áreas faciais não ligadas diretamente em determinada emoção. Com o tempo e/ou sua rotina, podem se tornar hipertônicos, ou seja, perdem a capacidade de relaxamento desses músculos e a contração passa a ser involuntária.

Além desse padrão, os músculos faciais são influenciados pelas partes moles da face e sua estrutura óssea. Doenças congênitas, traumas ao longo da vida ou a própria absorção óssea, natural do envelhecimento, podem alterar toda a mímica facial. Os grupos musculares possuem ação sinérgica (simultânea) ou antagônica (contrária) e essa dinâmica sofre alteração ao longo do envelhecimento.

Outra característica importante da musculatura facial é a de ser adaptativa. Essa adaptação pode ter ação protetora ou auxiliadora. Por exemplo: uma pessoa que trabalha em ambientes muito ensolarados pode contrair a musculatura para diminuir a abertura dos olhos com o objetivo de proteger a visão e isso acaba formando rugas ao redor dos olhos mais cedo. Ou o paciente que envelheceu, adquiriu excesso de pele na pálpebra superior e está com dificuldade de enxergar, inconscientemente ele aciona a musculatura da fronte (testa) de forma a levantar o supercílio e melhorar sua visão, proporcionando mais conforto.

É necessário dominar a anatomia facial e entender como cada indivíduo se movimenta para que a toxina botulínica aja no local exato para modificar uma ação muscular; conseguindo, assim, o resultado desejado. Por isso, a aplicação do botox deve ser cuidadosa, individualizada e de acordo com a necessidade de cada paciente.

A Tempo trabalha com segurança e esmero no atendimento em todas as cirurgias e procedimentos estéticos. Marque sua avaliação pelo Whatsapp (31) 9968-6444 ou ligue (31) 3658-6444.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
ENVIAR POR E-mail

Autor da postagem

Dra. Marianna Meirelles

Dra. Marianna Meirelles é membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e concluiu sua formação no Hospital Mater Dei, junto a grandes nomes da Cirurgia Plástica nacional. Trabalhou como cirurgiã assistente do Dr. Teófilo Taranto por 6 anos, adquirindo grande experiência em cirurgia estética. Atua nas áreas de rejuvenescimento facial (procedimentos não-cirúrgicos e cosmiatria), cirurgias das mamas (mamoplastia de aumento, redutora e mastopexia) e cirurgias de contorno corporal (abdômen e lipoaspiração), com foco em casos pós-parto e grandes perdas de peso.

Fale Conosco

Tem alguma dúvida?

Converse com a Tempo Cirurgia Plástica.

Os retinoides tópicos são indicados para quais tratamentos?
Os retinoides tópicos estimulam a renovação celular e são utilizados em vários procedimentos estéticos, como no tratamento de estrias, melasma e acne.
Harmonização facial com ácido hialurônico: entenda como funciona
Entenda como o ácido hialurônico atua no processo de harmonização facial, um dos procedimentos estéticos mais buscados hoje em dia, no texto da dra. Letícia Pires.
Com qual idade devo começar a fazer botox?
Qual a idade ideal para começar a fazer botox? Essa é uma dúvida muito comum entre os pacientes. Leia o texto do dr. Thiago Degani e saiba a resposta!
Utilidades da luz intensa pulsada
A tecnologia da luz intensa pulsada é utilizada para auxiliar em diversos tipos de tratamento, como rejuvenescimento e tratamento de estrias e olheiras.
Como evitar a piora do melasma?
Passado o período de exposição ao sol, é comum notarmos uma piora do melasma. Saiba como tratá-lo para obter melhorias no artigo da dra. Letícia Pires.
É possível rejuvenescer a pele do colo e pescoço
Existem diversos tipos de tratamento para combater a flacidez e rejuvenescer a pele do colo e pescoço. Saiba mais sobre eles no texto da dra. Letícia Pires.

Tempo Cirugia Plástica

A Tempo Cirurgia Plástica fica em BH e quer melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos seus pacientes. Cumprindo todos os padrões de segurança internacionais, nossos médicos estão capacitados para a realização de variados procedimentos, sempre com muito esmero e carinho pelos seus pacientes. O esmero permeia a conduta cotidiana da Tempo Cirurgia Plástica e todos os atendimentos são realizados com o máximo de perfeição possível. Esta postura não se limita ao tratamento cirúrgico em si, mas também às fases de pré e pós-operatório e aos tratamentos dermatológicos e estéticos oferecidos.

Conheça os procedimentos realizados em Belo Horizonte:

Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)

Cirurgias  do  Contorno Corporal  (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)

Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)

Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)

Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)