Autores:

Tempo Cirurgia Plástica
Fernanda Torres
Dra. Marianna Meirelles
Dra. Maria Luiza Brandão
Dra. Letícia Pires
Dra. Júnea Araújo
Dr. Thiago Degani Dumont

Acne e alimentação

Problemas com acne? A causa pode estar na sua alimentação.

As causas para o aparecimento da acne são múltiplas e se originam na unidade pilossebácea, isto é, na glândula sebácea que fica junto ao pêlo. Há quatro fatores importantes para o surgimento da acne: inflamação, obstrução do poro da pele (também conhecida como hiperqueratinização do ducto folicular), aumento da produção de sebo e colonização pela bactéria Propionibacterium acnes.

Nesse contexto, os alimentos podem ter influência no aparecimento ou no agravamento de casos de acne. Estudos mostram que a dieta ocidental rica em açúcar, carboidratos e gorduras – ou seja, dietas com alta carga glicêmica aumentam a ocorrência da acne. Isso porque esse tipo de alimentação aumenta a produção de IGF-1 (fator de crescimento semelhante à insulina tipo 1), que levaria a uma  mudança na característica do sebo e, por sua vez,  à obstrução do poro da pele e ao aumento da bactéria implicada na acne.

Outros estudos interessantes sobre influência da alimentação na acne foram realizados por Katta R. e colaboradores e Melnik B.C. e colaboradores. Ambos relataram que hormônios androgênicos presentes no leite poderiam aumentar a produção de IGF-1 e, por isso, acabariam por contribuir para o agravamento ou surgimento da acne. Porém, mais estudos são necessários para comprovar essa afirmativa.

Análises de amostras de pele revelaram que pessoas com dietas de baixo índice glicêmico conseguem reduzir o tamanho das glândulas sebáceas e da inflamação, com diminuição de citocinas inflamatórias. Populações com baixo consumo de açúcar refinado, leite e derivados apresentam baixa frequência ou até mesmo ausência das tão odiadas espinhas.

Acne e alimentação


Acne nas mulheres

Apesar de ser mais comum na adolescência, a acne pode persistir na idade adulta, sendo mais frequente nas mulheres do que nos homens. Fatores genéticos e hormonais estão envolvidos na acne da mulher e uma investigação hormonal mais detalhada pode ser necessária se a acne vier acompanhada de irregularidade menstrual e/ou presença de características masculinas, como a presença de pelos espessos na face.

Mulheres com a Síndrome do Ovário Policístico (SOP), por exemplo, podem apresentar acne, irregularidade menstrual, obesidade, resistência à insulina, entre outras alterações hormonais. Entretanto, na maioria dos casos, mulheres adultas com acne não têm SOP e também não apresentam alterações nos seus exames hormonais. Acredita-se que esse problema pode ser resultado de uma resposta exacerbada da glândula sebácea aos hormônios andrógenos circulantes perfeitamente normais.

Indiferente da origem da acne, seu tratamento deve ser realizado sempre de forma mais ampla: além de medicações específicas receitadas pelo médico, é necessário iniciar hábitos alimentares mais saudáveis, com maior consumo de frutas, vegetais, peixes e menor consumo de produtos industrializados. Com atitudes multidisciplinares, os resultados podem surpreender.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
ENVIAR POR E-mail

Autor da postagem

Dra. Letícia Pires

A Dra. Letícia Pires é médica formada pela UFMG e completou seus estudos em dermatologia no Hospital Padre Bento de Guarulhos, em São Paulo. Durante sua trajetória profissional, fez diversos trabalhos acadêmicos e participou de eventos e congressos da Sociedade Brasileira de Dermatologia, pela qual foi aprovada como especialista em dermatologia e é associada titular. Também se especializou em dermatocosmiatria e possui mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto.

Fale Conosco

Tem alguma dúvida?

Converse com a Tempo Cirurgia Plástica.

Os retinoides tópicos são indicados para quais tratamentos?
Os retinoides tópicos estimulam a renovação celular e são utilizados em vários procedimentos estéticos, como no tratamento de estrias, melasma e acne.
Harmonização facial com ácido hialurônico: entenda como funciona
Entenda como o ácido hialurônico atua no processo de harmonização facial, um dos procedimentos estéticos mais buscados hoje em dia, no texto da dra. Letícia Pires.
Com qual idade devo começar a fazer botox?
Qual a idade ideal para começar a fazer botox? Essa é uma dúvida muito comum entre os pacientes. Leia o texto do dr. Thiago Degani e saiba a resposta!
Utilidades da luz intensa pulsada
A tecnologia da luz intensa pulsada é utilizada para auxiliar em diversos tipos de tratamento, como rejuvenescimento e tratamento de estrias e olheiras.
Como evitar a piora do melasma?
Passado o período de exposição ao sol, é comum notarmos uma piora do melasma. Saiba como tratá-lo para obter melhorias no artigo da dra. Letícia Pires.
É possível rejuvenescer a pele do colo e pescoço
Existem diversos tipos de tratamento para combater a flacidez e rejuvenescer a pele do colo e pescoço. Saiba mais sobre eles no texto da dra. Letícia Pires.

Tempo Cirugia Plástica

A Tempo Cirurgia Plástica fica em BH e quer melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos seus pacientes. Cumprindo todos os padrões de segurança internacionais, nossos médicos estão capacitados para a realização de variados procedimentos, sempre com muito esmero e carinho pelos seus pacientes. O esmero permeia a conduta cotidiana da Tempo Cirurgia Plástica e todos os atendimentos são realizados com o máximo de perfeição possível. Esta postura não se limita ao tratamento cirúrgico em si, mas também às fases de pré e pós-operatório e aos tratamentos dermatológicos e estéticos oferecidos.

Conheça os procedimentos realizados em Belo Horizonte:

Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)

Cirurgias  do  Contorno Corporal  (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)

Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)

Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)

Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)