A toxina botulínica é uma substância capaz de paralisar temporariamente os músculos e, na cirurgia plástica estética, atua como importante recurso no rejuvenescimento facial e complemento terapêutico de cirurgias como a Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) e Facelift (cirurgia de rejuvenescimento facial ou ritidoplastia).
O botox é mais frequentemente utilizado para tratar rugas na região frontal (testa), nos pés de galinha (rugas laterais aos olhos) e região da gabela (entre os supercílios).
Este texto aborda uma aplicação menos frequente do botox: a elevação dos cantos da boca para melhorar o sorriso e reduzir a expressão cansada e, por vezes, mal humorada que algumas pessoas podem apresentar.
Para obter tal resultado, aplica-se o botox visando paralisar o músculo depressor do canto da boca. Acontece que este músculo localiza-se muito próximo de outros músculos responsáveis pela mímica facial que, se paralisados inadvertidamente, podem levar a resultados insatisfatórios.
Um artigo publicado da revista Plastic and Reconstructive Surgery em 2014 apresenta uma revisão anatômica detalhada da posição do músculo depressor do ângulo da boca e sugere o local mais seguro para a aplicação da toxina botulínica a fim de tratar a expressão triste, cansada e raivosa provocada pela ação desse músculo.
As figuras abaixo ilustram o ponto correto para a aplicação:
O ponto de aplicação é escolhido seguindo a seguinte técnica:
– Identificar a posição do modiolus que usualmente encontra-se na lateral e superior ao canto da boca em caucasianos e na lateral e inferior ao canto da boca em asiáticos.
– Traçar uma linha sagital ao modiolus.
– Traçar uma linha oblíqua de 30º medial ao modiolus.
– Traçar uma linha de 45º lateral ao modiolus.
A área triangular formada por essas duas últimas linhas e a linha da mandíbula é segura para a aplicação de botox no músculo depressor do ângulo da boca.
A cirurgia plástica é feita de detalhes técnicos e artísticos, em que a prática deve ser embasada por profundo conhecimento teórico. A equipe da Tempo Cirurgia Plástica procura exercer todas as suas atividades com a maior excelência possível, sempre.
Referência bibliográfica:
1 – Anatomical Considerations Regarding the Location and Boundary of the Depressor Anguli Oris Muscle with Reference to Botulinum Toxin Injection You-Jin Choi, B.S.D.H. Jung-Suk Kim, D.D.S., M.S. Young-Chun Gil, Ph.D. Thavorn Phetudom Hee-Jin Kim, D.D.S., Ph.D. Tanvaa Tansatit, M.D., M.Sc. Kyung-Seok Hu, D.D.S., Ph.D. Seoul, Republic of Korea; and Bangkok, Thailand Plast. Reconstr. Surg. 134: 917, 2014.
Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)
Cirurgias do Contorno Corporal (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)
Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)
Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)
Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)
Tempo Serra – Rua Pirapetinga, 119 – Serra – BH – MG
Responsável Técnico: Dra. Junea Araújo RQE 18672 | CRM-MG 39048
Tempo Raja – Av. Raja Gabáglia, 4987 – Cidade Jardim – BH – MG
Responsável Técnico: Dr Rafael Kenji RQE:32889 | CRM:46842