Autores:

Tempo Cirurgia Plástica
Fernanda Torres
Dra. Marianna Meirelles
Dra. Maria Luiza Brandão
Dra. Letícia Pires
Dra. Júnea Araújo
Dr. Thiago Degani Dumont

Com qual idade devo começar a fazer botox?

Qual a idade ideal para começar a fazer botox? Essa é uma dúvida muito comum entre os pacientes. Leia o texto do dr. Thiago Degani e saiba a resposta!

Uma das perguntas que mais ouvimos dos pacientes em relação à toxina botulínica é: qual a idade para começar a fazer botox? Em geral, a primeira aplicação acontece por volta dos 30 anos, mas, dependendo da análise profissional, a recomendação pode surgir mais cedo.

É preciso analisar um conjunto de fatores para saber exatamente quais as necessidades de cada paciente em iniciar o procedimento. Listamos algumas a seguir. Veja só!

1 – Predisposição individual e fatores genéticos

Há pacientes com a pele mais clarinha e fina que apresentam uma tendência maior a formar rugas precocemente. Outros herdaram geneticamente os pés de galinha ao redor dos olhos, iguais aos da avó, ou o vinco entre as sobrancelhas, iguais aos do pai.

Em todos esses casos, é possível obter um aspecto de rejuvenescimento natural usando botox, com resultados satisfatórios que devem durar entre quatro e seis meses.

Leia também: Tomar colágeno funciona?

2 – Maus hábitos que envelhecem a sua pele

Como citamos no tópico anterior, alguns maus hábitos podem acelerar o envelhecimento da nossa pele. Entre eles, ressaltamos tabagismo, dormir mal, falta de hidratação adequada e alimentação desequilibrada.

É claro que podemos recorrer aos procedimentos que estimulam a renovação da pele e formação de colágeno, como peelings, lasers e cremes com ácidos rejuvenescedores, mas todos esses fatores, em geral, contribuem para que haja a indicação de começar a fazer botox mais cedo.

Veja mais em: Procedimentos para o rejuvenescimento facial.

3 – Posso fazer botox preventivo?

Muitas pessoas começam a fazer botox antes dos 30 para prevenir as rugas estáticas. Esse procedimento é o que chamamos de botox preventivo e é usado para retardar o mecanismo de formação de rugas em nossa face, pescoço e colo.

As rugas, assim como todas as reações do nosso corpo, não aparecem de um dia para o outro. Elas passam por uma transformação, que vão das linhas de expressão aos vincos mais profundos.

As primeiras que aparecem são as rugas dinâmicas, fruto das nossas “marcas de expressão”. Elas são bem naturais e podem ser até charmosas em certas pessoas, como o jeito que a testa se franze quando estão sorrindo. A ruga estática é como se fosse uma “evolução” das primeiras dinâmicas e estão presentes mesmo no rosto em repouso, ou seja, é um vinco permanente.

Como o botox faz uma atenuação do movimento da musculatura facial, ele retarda o processo de transformação da ruga dinâmica em estática. Dessa forma, os pacientes conseguem manter a aparência jovem por mais tempo.

É preciso lembrar que apenas um profissional poderá avaliar a sua real necessidade de fazer botox, mesmo que o preventivo.

4 – Fazer botox com fins terapêuticos

Para finalizar, destacamos os casos em que o botox pode ser usado também para tratar problemas dermatológicos e neurológicos – para além das suas funções estéticas. Nesse caso, a idade do paciente também é indiferente e tudo depende da linha de tratamento que cada médico resolve adotar.

Veja alguns casos em que a toxina botulínica também é indicada para tratamentos terapêuticos:
• Nas axilas, nos pés e nas mãos para tratar a hiperidrose (sudorese intensa);
• No músculo elevador do lábio superior, para disfarçar o sorriso gengival (que é quando a parte superior da gengiva aparece de maneira desproporcional ao sorrir);
• Pessoas que sofrem de bruxismo (ranger dos dentes durante a noite).

Portanto, não há regra para definir uma idade certa para começar a fazer botox. Tudo vai depender da análise e da necessidade específica de cada pessoa. Lembre-se que somente um profissional capacitado, após analisar seu histórico, hábitos de vida e fazer um exame minucioso da sua pele, poderá dizer quando você deve iniciar o procedimento.

Dúvidas sobre aplicação de botox? Converse conosco! Agende sua avaliação pelo WhatsApp (31) 99968-6444 ou ligue (31) 3658-6444.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
ENVIAR POR E-mail

Autor da postagem

Dr. Thiago Degani Dumont

Dr Thiago Degani: Sócio-fundador da Tempo Cirurgia Plástica, uma das maiores empresas de Cirurgia Plástica do Brasil. É um cirurgião plástico formado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da UFMG, complementou a sua formação em vários serviços de referência. Com 12 anos de experiência como cirurgião plástico, já operou mais de 6.000 pacientes e realiza todas as cirurgias estéticas de contorno corporal, como mamoplastia de aumento, mastopexia, mamoplastia redutora, abdominoplastia e lipoaspiração, e é especialista nas cirurgias estéticas da face, como rejuvenescimento facial, facelift e rinoplastia.

Fale Conosco

Tem alguma dúvida?

Converse com a Tempo Cirurgia Plástica.

Os retinoides tópicos são indicados para quais tratamentos?
Os retinoides tópicos estimulam a renovação celular e são utilizados em vários procedimentos estéticos, como no tratamento de estrias, melasma e acne.
Harmonização facial com ácido hialurônico: entenda como funciona
Entenda como o ácido hialurônico atua no processo de harmonização facial, um dos procedimentos estéticos mais buscados hoje em dia, no texto da dra. Letícia Pires.
Utilidades da luz intensa pulsada
A tecnologia da luz intensa pulsada é utilizada para auxiliar em diversos tipos de tratamento, como rejuvenescimento e tratamento de estrias e olheiras.
Como evitar a piora do melasma?
Passado o período de exposição ao sol, é comum notarmos uma piora do melasma. Saiba como tratá-lo para obter melhorias no artigo da dra. Letícia Pires.
É possível rejuvenescer a pele do colo e pescoço
Existem diversos tipos de tratamento para combater a flacidez e rejuvenescer a pele do colo e pescoço. Saiba mais sobre eles no texto da dra. Letícia Pires.
É possível rejuvenescer a região ao redor dos olhos?
É possível melhorar a aparência da região ao redor dos olhos com tratamentos como peeling e laser. Saiba mais no texto.

Tempo Cirugia Plástica

A Tempo Cirurgia Plástica fica em BH e quer melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos seus pacientes. Cumprindo todos os padrões de segurança internacionais, nossos médicos estão capacitados para a realização de variados procedimentos, sempre com muito esmero e carinho pelos seus pacientes. O esmero permeia a conduta cotidiana da Tempo Cirurgia Plástica e todos os atendimentos são realizados com o máximo de perfeição possível. Esta postura não se limita ao tratamento cirúrgico em si, mas também às fases de pré e pós-operatório e aos tratamentos dermatológicos e estéticos oferecidos.

Conheça os procedimentos realizados em Belo Horizonte:

Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)

Cirurgias  do  Contorno Corporal  (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)

Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)

Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)

Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)