A dermatite atópica é uma doença inflamatória muito prevalente na infância. A causa da doença é multifatorial e envolve fatores genéticos e ambientais. O quadro clínico pode ser leve, moderado ou grave, sendo marcado por pele seca e áspera, coceira e até mesmo feridas ou manchas na pele.
A pele é o maior órgão do corpo humano, uma barreira que nos protege de diversos micro-organismos e alérgenos (poeira, poluição, entre outros) presentes no ambiente. A pele de quem sofre de dermatite atópica pode carecer de proteínas e lipídios estruturais, levando a alterações na função de barreira, favorecendo a penetração de alérgenos, a infecções e a perda de água.
A dermatite atópica pode começar já nos bebês, onde além da pele seca e coceira, as lesões de pele aparecem, principalmente, na face e nos membros. Estudos apontam que a hidratação cutânea nos primeiros meses de vida é uma forma de prevenir a dermatite atópica no futuro. Isso porque a hidratação consegue restaurar a barreira, evitando a sensibilização do sistema imune aos diversos alérgenos presentes no ambiente.
Nas crianças maiores, as lesões características são as áreas flexoras dos membros (dobras do braço e atrás do joelho). Com repetidas inflamações, a pele pode manchar e ficar mais áspera e mais grossa. Para o tratamento e prevenção deste problema, é de suma importância o acompanhamento por um dermatologista.
Para prevenir as crises, a hidratação da pele com cremes específicos (hipoalergênicos, livre de fragrância e conservantes) é essencial. O uso destes produtos deve ser feito diariamente, logo após o banho, quando a pele ainda está úmida. O banho deve ser rápido e morno. A água quente piora o quadro, assim como ficar muito tempo na água. Os sabonetes devem ser suaves, hipoalergênicos e compatíveis com o pH da pele que é 5,5. Os sabonetes antibacterianos não são indicados.
Evitar o contato com poeira e mofo, além de encapar o colchão e o travesseiro com a capa anti-ácaros pode ser importante para controle da dermatite atópica em alguns casos, principalmente nos casos associados com asma, rinite ou bronquite.
A dermatite atópica é uma condição crônica passível de tratamento e de prevenção. As crises ou surtos agudos da doença são mais comuns no inverno, época mais seca e mais fria. Neste período, é válido procurar o profissional mais indicado para conduzir e tratar o problema: o dermatologista.
Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (31) 9 9968-6444 ou ligue (31) 3658-6444.
Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)
Cirurgias do Contorno Corporal (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)
Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)
Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)
Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)
Tempo Serra – Rua Pirapetinga, 119 – Serra – BH – MG
Responsável Técnico: Dra. Junea Araújo RQE 18672 | CRM-MG 39048
Tempo Raja – Av. Raja Gabáglia, 4987 – Cidade Jardim – BH – MG
Responsável Técnico: Dr Rafael Kenji RQE:32889 | CRM:46842