Autores:

Tempo Cirurgia Plástica
Fernanda Torres
Dra. Marianna Meirelles
Dra. Maria Luiza Brandão
Dra. Letícia Pires
Dra. Júnea Araújo
Dr. Thiago Degani Dumont

Como tratar a Dermatite Atópica?

A Dermatite Atópica ocasiona coceiras, deixando a pele áspera e, muitas vezes, ferida. Saiba como prevenir e melhorar os sintomas.

A dermatite atópica é uma doença inflamatória muito prevalente na infância. A causa da doença é multifatorial e envolve fatores genéticos e ambientais. O quadro clínico pode ser leve, moderado ou grave, sendo marcado por pele seca e áspera, coceira e até mesmo feridas ou manchas na pele.

A pele é o maior órgão do corpo humano, uma barreira que nos protege de diversos micro-organismos e alérgenos (poeira, poluição, entre outros) presentes no ambiente. A pele de quem sofre de dermatite atópica pode carecer de proteínas e lipídios estruturais, levando a alterações na função de barreira, favorecendo a penetração de alérgenos, a infecções e a perda de água.

A dermatite atópica pode começar já nos bebês, onde além da pele seca e coceira, as lesões de pele aparecem, principalmente, na face e nos membros. Estudos apontam que a hidratação cutânea nos primeiros meses de vida é uma forma de prevenir a dermatite atópica no futuro. Isso porque a hidratação consegue restaurar a barreira, evitando a  sensibilização do sistema imune aos diversos alérgenos presentes no ambiente.

Nas crianças maiores, as lesões características são as áreas flexoras dos membros (dobras do braço e atrás do joelho). Com repetidas inflamações, a pele pode manchar e ficar mais áspera e mais grossa. Para o tratamento e prevenção deste problema, é de suma importância o acompanhamento por um dermatologista.

Para prevenir as crises, a hidratação da pele com cremes específicos (hipoalergênicos, livre de fragrância e conservantes) é essencial. O uso destes produtos deve ser feito diariamente, logo após o banho, quando a pele ainda está úmida. O banho deve ser rápido e morno. A água quente piora o quadro, assim como ficar muito tempo na água. Os sabonetes devem ser suaves, hipoalergênicos e compatíveis com o pH da pele que é 5,5. Os sabonetes antibacterianos não são indicados.

Evitar o contato com poeira e mofo, além de encapar o colchão e o travesseiro com a capa anti-ácaros pode ser importante para controle da dermatite atópica em alguns casos, principalmente nos casos associados com asma, rinite ou bronquite.

A dermatite atópica é uma condição crônica passível de tratamento e de prevenção. As crises ou surtos agudos da doença são mais comuns no inverno, época mais seca e mais fria. Neste período, é válido procurar o profissional mais indicado para conduzir e tratar o problema: o dermatologista.

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (31) 9 9968-6444 ou ligue (31) 3658-6444.

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
ENVIAR POR E-mail

Autor da postagem

Dra. Letícia Pires

A Dra. Letícia Pires é médica formada pela UFMG e completou seus estudos em dermatologia no Hospital Padre Bento de Guarulhos, em São Paulo. Durante sua trajetória profissional, fez diversos trabalhos acadêmicos e participou de eventos e congressos da Sociedade Brasileira de Dermatologia, pela qual foi aprovada como especialista em dermatologia e é associada titular. Também se especializou em dermatocosmiatria e possui mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto.

Fale Conosco

Tem alguma dúvida?

Converse com a Tempo Cirurgia Plástica.

Por que aproveitar para fazer uma cirurgia plástica nas férias?
Está pensando em fazer uma cirurgia plástica nas férias? Entenda porque é tão vantajoso aproveitar o período de julho para realizar esse desejo.
Cuidados essenciais com a pele sensível durante o inverno
As baixas temperaturas, a falta de umidade e o vento frio podem piorar os sintomas da pele sensível. Veja alguns cuidados essenciais para manter a sua pele saudável no inverno.
Adulta e com acne: como tratar esse problema?
Mesmo na idade adulta, muitas mulheres reclamam de acne com frequência. Mudanças na alimentação e o uso correto de pílulas anticoncepcionais podem ajudar. Saiba mais
O que fazer para clarear as olheiras?
Muitos fatores podem ocasionar o agravamento de olheiras. Já existem diversos tratamentos para cada tipo de caso. Saiba mais sobre eles.
Faça um checklist para programar sua cirurgia plástica!
O sucesso de sua cirurgia começa no planejamento. Por isso, é essencial fazer um checklist para programar a sua cirurgia para este ano. Confira no texto da dra. Marianna Meirelles.
Você sofre com o suor em excesso?
O que causa o cheiro desagradável no suor é a proliferação de fungos e bactérias. Se você tem esse problema ou sudorese (suor em excesso), há tratamento! Confira no texto da dr.a Letícia Pires.

Tempo Cirugia Plástica

A Tempo Cirurgia Plástica fica em BH e quer melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos seus pacientes. Cumprindo todos os padrões de segurança internacionais, nossos médicos estão capacitados para a realização de variados procedimentos, sempre com muito esmero e carinho pelos seus pacientes. O esmero permeia a conduta cotidiana da Tempo Cirurgia Plástica e todos os atendimentos são realizados com o máximo de perfeição possível. Esta postura não se limita ao tratamento cirúrgico em si, mas também às fases de pré e pós-operatório e aos tratamentos dermatológicos e estéticos oferecidos.

Conheça os procedimentos realizados em Belo Horizonte:

Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)

Cirurgias  do  Contorno Corporal  (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)

Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)

Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)

Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)