À medida que o tempo passa, a face sofre uma série de alterações que envolvem piora da qualidade da pele, perda de volume ósseo e de tecidos moles e queda dos tecidos. Uma das alterações mais característica do envelhecimento facial é a queda dos supercílios. Para combater esse efeito inevitável do tempo, existem vários tratamentos possíveis. A partir de hoje, publicaremos seis artigos no blog da Tempo Cirurgia Plástica, abordando as principais opções para o rejuvenescimento dessa área da face.
A primeira opção para elevar os supercílios é a aplicação de toxina botulínica.
O objetivo da aplicação da toxina é paralisar os músculos que abaixam e manter a atividade dos músculos que elevam as sobrancelhas. Existem várias técnicas para cumpir esse objetivo e uma delas é denominada “Microbotox”, descrita por Steinsapir et cols. em 2015.
Nessa técnica, são aplicadas microdoses de toxina botulínica nas porções superiores dos músculos orbiculares dos olhos e nos músculos próceros e corrugador dos supercílios conforme a figura abaixo:
A porção inferior do músculo orbicular é preservada a fim de manter natural o sorriso. A testa também é preservada para que o músculo frontal, responsável por elevar os supercílios, siga agindo.
O objetivo do tratamento é obter um lift de supercílios não cirúrgico, mantendo a aparência natural.
Vale ressaltar que, para obter a máxima ascensão das sobrancelhas, a região da testa continua movimentando-se e, por isso, apresentando rugas dinâmicas.
No próximo texto, dessa série de seis, abordaremos o uso de preenchedores no lift de supercílios. Até breve!
Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)
Cirurgias do Contorno Corporal (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)
Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)
Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)
Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)
Tempo Serra – Rua Pirapetinga, 119 – Serra – BH – MG
Responsável Técnico: Dra. Junea Araújo RQE 18672 | CRM-MG 39048
Tempo Raja – Av. Raja Gabáglia, 4987 – Cidade Jardim – BH – MG
Responsável Técnico: Dr Rafael Kenji RQE:32889 | CRM:46842