No post anterior da série especial sobre o rejuvenescimento da área dos supercílios, falamos um pouco sobre o microbotox. Agora, o assunto da vez é o rejuvenescimento a partir de preenchedores.
O processo de envelhecimento de supercílios (sobrancelhas) leva a algumas alterações anatômicas importantes:
1. Ao redor e na região ao lateral dos olhos, ocorre perda de volume ósseo e gordura, o que aumenta a exposição das pálpebras e faz com que os olhos fiquem um pouco mais arredondados, em vez de amendoados, como pacientes mais jovens.
2. Ao contrário do que se pensava há alguns anos, normalmente as sobrancelhas se elevam na região central, com o envelhecimento.
3. Ao mesmo tempo, a região lateral das sobrancelhas pode sofrer queda, normalmente observada em cerca de 30% das pessoas.
Essas alterações ficam claras na imagem abaixo:
Fig. 1. The concept of aging is shifting from 2-dimensional to 3-dimensional, as illustrated by these photographs. (A) High school photograph exhibiting fullness and highlights. (B) The same person 37 years older. (From Glasgold M, Lam SM, Glasgold R. Volumetric rejuvenation of the periorbital region. Facial Plast Surg 2010;26:3; with permission.)
Antes de descrever o que deve ser feito para rejuvenescer os supercílios, é importante que se entenda o que não deve ser realizado:
1. Alterações muito intensas nos supercílios são perigosas, uma vez que são uma unidade muito importante na mímica facial. É muito importante tomar cuidado para não ter como resultado uma aparência de constante surpresa.
2. Não elevar a parte medial dos supercílios, uma vez que isso já acontece naturalmente com o envelhecimento.
A partir do entendimento da anatomia do envelhecimento e da ciência do que não deve ser feito, as três principais ações para rejuvenescer as sobrancelhas são:
1. É muito importante ser sutil. O paciente deve ter consciência de que a sutileza é o máximo da sofisticação e mudar pouco é fundamental para um bom resultado.
2. Em casos de envelhecimento discreto a moderado, associar botox a uma discreta reposição de volume com preenchimento de ácido hialurônico.
3. Para casos mais avançados, com flacidez de pele e queda do terço lateral dos supercílios, é o lift cirúrgico, e não o botox, que deve ser associado à reposição de volume.
O Dr. Thiago Degani dedica-se intensamente ao aperfeiçoamento das técnicas de rejuvenescimento facial. Essas técnicas envolvem cuidados com a pele, reposição de volume e reposicionamento dos tecidos mediante detalhada análise estática e dinâmica da face. A Tempo Cirurgia Plástica oferece todos os recursos cirúrgicos e não cirúrgicos disponíveis para o rejuvenescimento facial, uma vez que o melhor caminho é a soma de vários tratamentos sutis e elegantes.
Referências
Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)
Cirurgias do Contorno Corporal (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)
Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)
Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)
Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)
Tempo Serra – Rua Pirapetinga, 119 – Serra – BH – MG
Responsável Técnico: Dra. Junea Araújo RQE 18672 | CRM-MG 39048
Tempo Raja – Av. Raja Gabáglia, 4987 – Cidade Jardim – BH – MG
Responsável Técnico: Dr Rafael Kenji RQE:32889 | CRM:46842