Autores:

Tempo Cirurgia Plástica
Fernanda Torres
Dra. Marianna Meirelles
Dra. Maria Luiza Brandão
Dra. Letícia Pires
Dra. Júnea Araújo
Dr. Thiago Degani Dumont

Segurança no preenchimento facial

Muito indicado para o rejuvenescimento facial, o preenchimento deve ser feito com cautela e por profissionais especializados.

Os preenchimentos crescem em popularidade, muito por rejuvenescer e por melhorar as proporções da face, já que são tratamentos com ótimos resultados e rápida recuperação. Entretanto, apesar de muito raras, as complicações podem ser ainda mais impressionantes que os resultados estéticos. Entre as complicações mais sérias, estão as necroses da pele e até mesmo a cegueira.

Se feito com profissionais especializados em rejuvenescimento facial, o preenchimento é um procedimento bastante seguro. Por isso, a escolha do médico deve ser feito a dedo. Neste texto, você vai saber mais sobre todos os cuidados realizados pela Tempo Cirurgia Plástica para que o paciente, além de ter ótimos resultados, tenha sua segurança e saúde sempre em primeiro lugar.

Glabela e supercílios

A região da glabela é a de maior risco de necrose de tecidos e cegueira. É preciso evitar a realização de preenchimentos nessa região, pois os vasos sanguíneos aí localizados comunicam-se com vasos oftálmicos e, por isso, existe o risco de haver propagação do preenchedor por esses vasos, obstruindo-os e provocando a perda da visão. Caso o cirurgião e o paciente optem por realizar o preenchimento nessa região, deve-se utilizar ácido hialurônico de baixo peso molecular, intradérmico e simultaneamente manter a compressão das margens superiores das órbitas.

Região temporal

Os vasos temporais superficiais são responsáveis pela irrigação da região temporal e se comunicam com os vasos supraorbitais, representando possível trajeto de embolização oftálmica. Outra área de atenção é o trajeto da veia temporal média, que se localiza 20mm acima e paralela ao arco zigomático. Esse vaso se comunica com o sistema cavernoso e pode ser, teoricamente, um trajeto para embolização dos vasos pulmonares.

A região temporal deve ser preenchida profundamente (justaperiosteal) ou superficialmente (subcutâneo), evitando os planos intermediários. Deve-se manter a pressão digital na área localizada, 2,5mm lateral e 3,0mm superior ao pico do supercílio, bem como anteriormente ao tragus.
Região infraorbital

Os vasos infraorbitais representam outra possível comunicação com os vasos oftálmicos e, consequentemente, também podem ocasionar a perda da visão. Ao fazer o preenchimento nessa área, deve-se ter em mente a localização do forame infraorbital, localizado cerca de 1cm abaixo da margem inferior da órbita e alinhado com o primeiro dente pré-molar.

Ao preencher profundamente a região infraorbital, deve-se aplicar o preenchedor lateralmente ao forame infraorbital e evitar preencher a região próxima ao canto medial dos olhos. Caso essa área necessite de preenchimento, deve-se aplicar lateralmente e manipular o produto no sentido medial.

Lábios

Os vasos que irrigam os lábios se posicionam entre a mucosa e o músculo orbicular dos lábios. Por isso, tanto o preenchimento para definir as margens dos lábios quanto o preenchimentos para aumentar sua espessura devem ser realizados superficialmente. Isso também vale para o tratamento das comissuras labiais.

Sulco nasolabial

A artéria facial acompanha todo o trajeto do sulco nasolabial e, por isso, representa risco de necrose na região do terço médio da face, lábio e nariz. Os vasos localizam-se profundamente nos 2/3 inferiores do sulco e superficialmente no 1/3 superior. Ao preencher essa importante unidade estética, deve-se aplicar superficialmente o preenchimento nos 2/3 inferiores e profundamente no 1/3 superior. Não é recomendado injetar superficialmente no subcutâneo no 1/3 superior do sulco nasolabial sob o risco de provocar necrose de pele na região das bochechas e da asa do nariz.

Nariz

A irrigação vascular do nariz é complexa e delicada. Ela conecta-se com vasos oftálmicos e é, em sua grande parte, frágil e superficial.

Deve-se preencher o nariz sempre profundamente, com muita delicadeza e sem aplicar muita pressão. O preenchimento não deve ser aplicado próximo à asa do nariz, também sob o risco de provocar necrose na região.

É possível perceber que a principal preocupação relacionada aos preenchimentos faciais é a injeção por falta de conhecimento em vasos sanguíneos, levando à obstrução vascular e suas consequências. Além de entender profundamente a anatomia dos vasos faciais, o profissional especializado pode minimizar o risco de complicações utilizando microcânulas no lugar de agulhas. As microcânulas têm ponta romba e dificilmente penetram vasos sanguíneos.

Se você tem alguma dúvida, o Dr. Thiago Degani é especialista em rejuvenescimento facial e está disponível para atender você. É só enviar a sua mensagem no nosso site ou pelo nosso Facebook.

Bibliografia

Plast Reconstr Surg. 2017 Jan;139(1):50e-58e. doi: 10.1097/PRS.0000000000002913.
Anatomy of the Facial Danger Zones: Maximizing Safety during Soft-Tissue Filler Injections. Scheuer JF 3rd1, Sieber DA, Pezeshk RA, Campbell CF, Gassman AA, Rohrich RJ.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
ENVIAR POR E-mail

Autor da postagem

Dr. Thiago Degani Dumont

Dr Thiago Degani: Sócio-fundador da Tempo Cirurgia Plástica, uma das maiores empresas de Cirurgia Plástica do Brasil. É um cirurgião plástico formado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da UFMG, complementou a sua formação em vários serviços de referência. Com 12 anos de experiência como cirurgião plástico, já operou mais de 6.000 pacientes e realiza todas as cirurgias estéticas de contorno corporal, como mamoplastia de aumento, mastopexia, mamoplastia redutora, abdominoplastia e lipoaspiração, e é especialista nas cirurgias estéticas da face, como rejuvenescimento facial, facelift e rinoplastia.

Fale Conosco

Tem alguma dúvida?

Converse com a Tempo Cirurgia Plástica.

Os retinoides tópicos são indicados para quais tratamentos?
Os retinoides tópicos estimulam a renovação celular e são utilizados em vários procedimentos estéticos, como no tratamento de estrias, melasma e acne.
Como funciona a ritidectomia para rejuvenescimento facial?
Saiba mais sobre a ritidectomia ou cirurgia de face lifting, um procedimento estético aliado do rejuvenescimento facial, que melhora a aparência global da face e do pescoço.
Harmonização facial com ácido hialurônico: entenda como funciona
Entenda como o ácido hialurônico atua no processo de harmonização facial, um dos procedimentos estéticos mais buscados hoje em dia, no texto da dra. Letícia Pires.
Com qual idade devo começar a fazer botox?
Qual a idade ideal para começar a fazer botox? Essa é uma dúvida muito comum entre os pacientes. Leia o texto do dr. Thiago Degani e saiba a resposta!
Utilidades da luz intensa pulsada
A tecnologia da luz intensa pulsada é utilizada para auxiliar em diversos tipos de tratamento, como rejuvenescimento e tratamento de estrias e olheiras.
Como evitar a piora do melasma?
Passado o período de exposição ao sol, é comum notarmos uma piora do melasma. Saiba como tratá-lo para obter melhorias no artigo da dra. Letícia Pires.

Tempo Cirugia Plástica

A Tempo Cirurgia Plástica fica em BH e quer melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos seus pacientes. Cumprindo todos os padrões de segurança internacionais, nossos médicos estão capacitados para a realização de variados procedimentos, sempre com muito esmero e carinho pelos seus pacientes. O esmero permeia a conduta cotidiana da Tempo Cirurgia Plástica e todos os atendimentos são realizados com o máximo de perfeição possível. Esta postura não se limita ao tratamento cirúrgico em si, mas também às fases de pré e pós-operatório e aos tratamentos dermatológicos e estéticos oferecidos.

Conheça os procedimentos realizados em Belo Horizonte:

Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)

Cirurgias  do  Contorno Corporal  (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)

Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)

Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)

Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)