Autores:

Tempo Cirurgia Plástica
Fernanda Torres
Dra. Marianna Meirelles
Dra. Maria Luiza Brandão
Dra. Letícia Pires
Dra. Júnea Araújo
Dr. Thiago Degani Dumont

​Alterações na cor das unhas: conheça as causas do problema

A Dra. Letícia Pires explica sobre o significado de cada coloração e tipo de mancha nas unhas. Entenda!

As unhas podem ter várias colorações e são diversas as causas para as mudanças de cor. Elas podem ser vermelhas, roxas, marrons, negras, amarelas, esverdeadas e ter manchas brancas.

manchasunhas

Vamos entender melhor sobre esse assunto?

Quando eu era criança, vez ou outra, surgia uma mancha branca puntiforme na minha unha. As minhas tias-avós falavam que era o sinal de que eu ia ganhar um presente. Toda vez que elas surgiam eu ficava feliz. Hoje, eu sei que o motivo daquelas “manchinhas” brancas eram pequenos traumatismos.

Manchas​ ​brancas

Manchas brancas pequenas e puntiformes ocorrem comumente em crianças de forma esporádica e transitória e também após cuidados exagerados na manicure em mulheres adultas. Porém, manchas brancas mais extensas e que não regridem em poucos dias ou semanas podem estar relacionadas a outras patologias como alopecia areata (pela perda de cabelos ou de pelos em áreas do couro cabeludo ou de outras partes do corpo), anomalias congênitas, onicomicose (conhecida popularmente como micose de unha​), doenças renais ou hepáticas.

Manchas​ ​vermelhas

As manchas vermelhas podem ser divididas basicamente em eritroníquia e lúnula vermelha. A eritroníquia é caracterizada por faixas vermelhas longitudinais na unha. A presença de várias faixas vermelhas paralelas indica inflamação na matriz ungueal (local onde a unha é produzida). Já uma faixa única vermelha, em geral, se deve a tumores benignos que crescem debaixo da unha, por exemplo, o onicopapiloma. A lúnula é aquele desenho em forma de meia lua, de cor branca, que fica na parte proximal da unha. Manchas vermelhas na lúnula podem estar relacionadas a artrite reumatoide, lúpus, insuficiência cardíaca, cirrose hepática, intoxicação por monóxido de carbono, líquen plano e alopecia areata, entre
outros.

Manchas​ ​roxas

As manchas roxas podem ser evidenciadas após trauma na unha e também em atletas corredores ou jogadores de futebol que sofrem pressão repetitiva e frequente em determinada unha. Qualquer pessoa com mancha roxa, marrom ou enegrecida nas unhas sem história de trauma prévio precisa procurar um dermatologista para excluir a possibilidade de melanoma ungueal, um tumor agressivo que deve ser diagnosticado precocemente. Unhas que não clarearam algumas semanas após o trauma também devem receber avaliação especializada. Pacientes em uso de anticoagulantes podem apresentar hemorragias nas unhas sem trauma aparente.

Outros

A presença de melanina (pigmento marrom) dentro da unha é chamada de melanoníquia. Esta se apresenta como linhas marrons em faixas de orientação longitudinal, e mais raramente afetam toda a unha. A causa mais frequente desse tipo de alteração na cor das unhas é étnica, principalmente nos indivíduos afrodescendentes. Outras causas são uso de medicamentos, traumas ou doenças sistêmicas. Todos os pacientes com melanoníquia devem ser avaliados e acompanhados por um dermatologista, principalmente quando apenas uma unha é afetada, a fim de se excluir a possibilidade de melanoma. As unhas podem se tornar amarelas por coloração exógena (externa) ou endógena (interna). Fatores externos incluem impregnação por determinados esmaltes, que, mesmo depois de removidos, deixam a unha manchada, corantes têxteis, bicromato de potássio e herbicidas.

Quando a causa é interna, concomitante à coloração amarelada, as unhas apresentam-se grossas, endurecidas, com alteração importante na curvatura e ausência de cutículas. Esses achados podem ser vistos em pessoas com alterações linfáticas, respiratórias e, mais raramente, podem estar associados à malignidade interna. A coloração esverdeada das unhas se deve a um pigmento chamado piocianina. Ele indica a colonização da unha por uma bactéria, a pseudomonas, geralmente presente em pessoas que apresentam inflamação crônica da borda ao redor da unha chamada de paroníquia
crônica. O contato frequente com água e o tabagismo podem estar relacionados ao quadro. As alterações de coloração nas unhas podem corresponder a muitas doenças ou outras situações. Sua unha está com a coloração alterada?

Entre em contato com a gente pelo WhatsApp (31) 9 9968-6444.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
ENVIAR POR E-mail

Autor da postagem

Dra. Letícia Pires

A Dra. Letícia Pires é médica formada pela UFMG e completou seus estudos em dermatologia no Hospital Padre Bento de Guarulhos, em São Paulo. Durante sua trajetória profissional, fez diversos trabalhos acadêmicos e participou de eventos e congressos da Sociedade Brasileira de Dermatologia, pela qual foi aprovada como especialista em dermatologia e é associada titular. Também se especializou em dermatocosmiatria e possui mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto.

Fale Conosco

Tem alguma dúvida?

Converse com a Tempo Cirurgia Plástica.

Os retinoides tópicos são indicados para quais tratamentos?
Os retinoides tópicos estimulam a renovação celular e são utilizados em vários procedimentos estéticos, como no tratamento de estrias, melasma e acne.
Por que aproveitar para fazer uma cirurgia plástica nas férias?
Está pensando em fazer uma cirurgia plástica nas férias? Entenda porque é tão vantajoso aproveitar o período de julho para realizar esse desejo.
Como funciona a ritidectomia para rejuvenescimento facial?
Saiba mais sobre a ritidectomia ou cirurgia de face lifting, um procedimento estético aliado do rejuvenescimento facial, que melhora a aparência global da face e do pescoço.
Cuidados essenciais com a pele sensível durante o inverno
As baixas temperaturas, a falta de umidade e o vento frio podem piorar os sintomas da pele sensível. Veja alguns cuidados essenciais para manter a sua pele saudável no inverno.
Drenagem linfática após abdominoplastia: qual a frequência ideal?
A drenagem linfática após procedimentos como a abdominoplastia e a lipoaspiração é importantíssima e traz inúmeras vantagens. Saiba mais sobre o assunto no texto da dra. Júnea Araújo.
Harmonização facial com ácido hialurônico: entenda como funciona
Entenda como o ácido hialurônico atua no processo de harmonização facial, um dos procedimentos estéticos mais buscados hoje em dia, no texto da dra. Letícia Pires.

Tempo Cirugia Plástica

A Tempo Cirurgia Plástica fica em BH e quer melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos seus pacientes. Cumprindo todos os padrões de segurança internacionais, nossos médicos estão capacitados para a realização de variados procedimentos, sempre com muito esmero e carinho pelos seus pacientes. O esmero permeia a conduta cotidiana da Tempo Cirurgia Plástica e todos os atendimentos são realizados com o máximo de perfeição possível. Esta postura não se limita ao tratamento cirúrgico em si, mas também às fases de pré e pós-operatório e aos tratamentos dermatológicos e estéticos oferecidos.

Conheça os procedimentos realizados em Belo Horizonte:

Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)

Cirurgias  do  Contorno Corporal  (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)

Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)

Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)

Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)