Autores:

Tempo Cirurgia Plástica
Fernanda Torres
Dra. Marianna Meirelles
Dra. Maria Luiza Brandão
Dra. Letícia Pires
Dra. Júnea Araújo
Dr. Thiago Degani Dumont

Cicatrizes de acne – Como tratar?

As cicatrizes de acne deixam marcas, manchas e alterações na pele, baixando a autoestima. Mas existem diversas formas de tratamento. Conheça!

As cicatrizes de acne são um transtorno estético frequente e em graus variados de intensidade. A acne, quando moderada ou grave, leva a uma inflamação intensa da pele que, quando cicatriza, gera uma fibrose, um tecido cicatricial visível, sendo exemplos marcas, manchas e alterações no relevo da pele.

As cicatrizes de acne podem baixar muito a autoestima, levando até mesmo a privações de socialização, mas você sabia que é possível melhorar o aspecto dessas cicatrizes?

Atualmente há uma série de tratamentos que, se realizados de forma combinada e por um profissional habilitado, pode ajudar a melhorar a aparência da pele e, consequentemente, da autoestima e da qualidade de vida das pessoas.

A escolha do tratamento indicado varia com o tipo de cicatriz e do fototipo (tonalidade da pele) do paciente e a combinação das técnicas abaixo pode melhorar muito o resultado final:

 

Tunelização dérmica

A técnica consiste em descolar as traves de fibrose que puxam a pele para dentro e causam a irregularidade observada na superfície da pele, passo importante do tratamento.

Microagulhamento profundo

O IPCA, também chamado de indução percutânea de colágeno com agulhas, é um tipo microagulhamento profundo,realizado após anestesia local, em que microagulhas realizam micropunturas na superfície da pele. O procedimento leva à liberação de fatores de crescimento e ao remodelamento do colágeno, o que contribui para a melhora da aparência das cicatrizes. A técnica do profissional e a qualidade do material utilizado são importantes para o resultado final. Esta técnica é de uso exclusivo do dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Peeling de fenol

O fenol é um composto orgânico aromático, utilizado na realização de peelings médios ou profundos, que melhora a flacidez e o aspecto das cicatrizes da acne. O procedimento leva à formação de crosta mais escura que se desprende de 7 a 14 dias e, por isso, deve ser realizado por equipe habilitada e em pacientes selecionados. Após o peeling de fenol, a pele pode ficar com a coloração mais rosada por alguns meses, pois ela ainda está se remodelando. O peeling de fenol pode ser associado à técnica de IPCA na mesma sessão.

Radiofrequência pulsada multiagulhada

É uma técnica aplicada especificamente nas cicatrizes puntiformes (aquelas com múltiplos furinhos) através de uma ponteira com agulhas minúsculas que perfuram a pele até chegar à derme profunda. Essas agulhas emitem uma energia fracionada que estimula os fibroblastos e a produção de um novo colágeno com o objetivo de melhorar a aparência da cicatriz. Aplica-se a radiofrequência nos “furinhos” ou “buraquinhos” da cicatriz de acne para que eles se fechem ou se contraiam.

 

A Tempo realiza todos esses procedimentos. Entre em contato para marcar uma avaliação, pelo Whatsapp (31) 99968-6444 ou ligue (31) 3658-6444.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
ENVIAR POR E-mail

Autor da postagem

Dra. Letícia Pires

A Dra. Letícia Pires é médica formada pela UFMG e completou seus estudos em dermatologia no Hospital Padre Bento de Guarulhos, em São Paulo. Durante sua trajetória profissional, fez diversos trabalhos acadêmicos e participou de eventos e congressos da Sociedade Brasileira de Dermatologia, pela qual foi aprovada como especialista em dermatologia e é associada titular. Também se especializou em dermatocosmiatria e possui mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto.

Fale Conosco

Tem alguma dúvida?

Converse com a Tempo Cirurgia Plástica.

Os retinoides tópicos são indicados para quais tratamentos?
Os retinoides tópicos estimulam a renovação celular e são utilizados em vários procedimentos estéticos, como no tratamento de estrias, melasma e acne.
Harmonização facial com ácido hialurônico: entenda como funciona
Entenda como o ácido hialurônico atua no processo de harmonização facial, um dos procedimentos estéticos mais buscados hoje em dia, no texto da dra. Letícia Pires.
Com qual idade devo começar a fazer botox?
Qual a idade ideal para começar a fazer botox? Essa é uma dúvida muito comum entre os pacientes. Leia o texto do dr. Thiago Degani e saiba a resposta!
Utilidades da luz intensa pulsada
A tecnologia da luz intensa pulsada é utilizada para auxiliar em diversos tipos de tratamento, como rejuvenescimento e tratamento de estrias e olheiras.
Como evitar a piora do melasma?
Passado o período de exposição ao sol, é comum notarmos uma piora do melasma. Saiba como tratá-lo para obter melhorias no artigo da dra. Letícia Pires.
É possível rejuvenescer a pele do colo e pescoço
Existem diversos tipos de tratamento para combater a flacidez e rejuvenescer a pele do colo e pescoço. Saiba mais sobre eles no texto da dra. Letícia Pires.

Tempo Cirugia Plástica

A Tempo Cirurgia Plástica fica em BH e quer melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos seus pacientes. Cumprindo todos os padrões de segurança internacionais, nossos médicos estão capacitados para a realização de variados procedimentos, sempre com muito esmero e carinho pelos seus pacientes. O esmero permeia a conduta cotidiana da Tempo Cirurgia Plástica e todos os atendimentos são realizados com o máximo de perfeição possível. Esta postura não se limita ao tratamento cirúrgico em si, mas também às fases de pré e pós-operatório e aos tratamentos dermatológicos e estéticos oferecidos.

Conheça os procedimentos realizados em Belo Horizonte:

Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)

Cirurgias  do  Contorno Corporal  (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)

Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)

Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)

Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)