Não é incomum que em fendas e orifícios de uma casa, principalmente nos colchões, existam percevejos. Os percevejos de cama são facilmente transportados de um lugar para o outro. Além disso, são insetos hematófagos, ou seja, se alimentam de sangue e picam os humanos para se alimentar.
No Brasil, a maior presença desse tipo de percevejo está concentrada no Rio Grande do Sul, mas existem casos registrados no Rio de Janeiro e Belo Horizonte. É muito comum, ainda, que pacientes que retornam de viagens internacionais – principalmente dos EUA ou da América Latina – tenham quadros sugestivos de infestação por esse tipo de inseto.
A presença do percevejo de cama normalmente não é percebida, a não ser que estejam em grande número, até mesmo porque a picada é indolor.
As picadas podem resultar em um quadro clínico muito variável, pois depende da sensibilidade da pessoa ao inseto.
Muitas vezes, aqueles que sofrem mais com alergias acabam reportando muita coceira e várias lesões na pele que lembram, em aparência, picadas de pernilongo bem próximas umas das outras, normalmente se dispondo de forma linear.
O combate a esses insetos, chamados cimicídeos, deve ser feito com medidas de higiene pessoal e domiciliar, associadas com o uso de inseticidas específicos. É importante lavar a roupa de cama dos colchões acometidos com percevejos de cama diariamente com uso de água quente, bem como o uso de aspirador de pó no colchão.
O diagnóstico de cimidíase deve ser realizado por um dermatologista, preferencialmente associado da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que indicará um tratamento, que pode variar a cada caso.
Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)
Cirurgias do Contorno Corporal (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)
Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)
Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)
Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)
Tempo Serra – Rua Pirapetinga, 119 – Serra – BH – MG
Responsável Técnico: Dra. Junea Araújo RQE 18672 | CRM-MG 39048
Tempo Raja – Av. Raja Gabáglia, 4987 – Cidade Jardim – BH – MG
Responsável Técnico: Dr Rafael Kenji RQE:32889 | CRM:46842