Autores:

Tempo Cirurgia Plástica
Fernanda Torres
Dra. Marianna Meirelles
Dra. Maria Luiza Brandão
Dra. Letícia Pires
Dra. Júnea Araújo
Dr. Thiago Degani Dumont

Dermatite seborreica

Saiba mais sobre a dermatite seborreica com a Dra. Letícia Pires.

A dermatite seborreica é uma doença inflamatória crônica da pele, com fases de acalmia e recidiva, ou seja, tem picos de incidência ao longo dos anos. Aproximadamente 3% da população apresenta esse problema, sendo que, em adultos, essa estimativa pode chegar a 5%.

A doença acomete principalmente bebês, nos primeiros meses de vida, e adultos entre 30 e 60 anos de idade. Os homens são mais propensos que as mulheres e, por isso, acredita-se que os hormônios sexuais tenham influência importante. Nos recém-nascidos, a dermatite se apresenta como escamas amarelas e aderidas no couro cabeludo, acompanhadas ou não de lesões nas dobras (região atrás da orelha, pescoço, axila e virilha).

Na criança, o quadro é autolimitado, ou melhor, é uma doença que ocorre em um período determinado de tempo. Diferentemente do adulto, em que a doença apresenta períodos de piora mais relacionados com estresse e/ou privação de sono. As lesões podem variar de vermelhidão leve a lesões descamativas ou mesmo pustulosas (com pus) e exsudativas (com saída de fluido inflamatório).

As feridas costumam aparecer em áreas de maior produção de sebo, como couro cabeludo, face, orelhas, região pré-esternal e dobras, e costumam causar bastante coceira. Na face, é muito comum o seu surgimento na área entre as sobrancelhas, na própria sobrancelha e na região conhecida como “bigode chinês” (sulco nasolabial).

A prevenção das crises pode ser feita com xampus e sabonetes com ação antifúngica, por exemplo: sabonetes a base de enxofre e/ou ácido salicílico e xampus a base de sulfeto de selênio, cetoconazol e/ou piritionato de zinco. Outras medidas podem ser tomadas para amenizar os efeitos da doença como: evitar lavar o cabelo com água muito quente, optando pela água morna ou fria; não utilizar secadores muito quentes, que podem agravar ou precipitar uma crise, e escolher um estilo de vida saudável, com boa alimentação e qualidade de vida.

Infelizmente, a causa dessa dermatite ainda não foi esclarecida por completo. No entanto, estudos apontam que existe uma resposta inflamatória exacerbada de alguns indivíduos à presença da Malassezia sp., um fungo normalmente encontrado na nossa pele. Indivíduos positivos para o vírus HIV, doença de Parkinson e pessoas que tenham sofrido traumatismo craniano ou acidente vascular cerebral podem apresentar maior frequência e quadros mais intensos de dermatite seborreica.

O diagnóstico e o tratamento devem ser realizados por um dermatologista para que a doença seja diferenciada de outras similares como: psoríase, dermatite atópica, tinea capitis e até mesmo quadros raros e mais graves como linfoma cutâneo e histiocitose de células de Langerhans. Por isso, é muito importante que, durante as crises ou primeiros sinais da doença, o paciente procure seu médico.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
ENVIAR POR E-mail

Autor da postagem

Dra. Letícia Pires

A Dra. Letícia Pires é médica formada pela UFMG e completou seus estudos em dermatologia no Hospital Padre Bento de Guarulhos, em São Paulo. Durante sua trajetória profissional, fez diversos trabalhos acadêmicos e participou de eventos e congressos da Sociedade Brasileira de Dermatologia, pela qual foi aprovada como especialista em dermatologia e é associada titular. Também se especializou em dermatocosmiatria e possui mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto.

Fale Conosco

Tem alguma dúvida?

Converse com a Tempo Cirurgia Plástica.

Os retinoides tópicos são indicados para quais tratamentos?
Os retinoides tópicos estimulam a renovação celular e são utilizados em vários procedimentos estéticos, como no tratamento de estrias, melasma e acne.
Harmonização facial com ácido hialurônico: entenda como funciona
Entenda como o ácido hialurônico atua no processo de harmonização facial, um dos procedimentos estéticos mais buscados hoje em dia, no texto da dra. Letícia Pires.
Com qual idade devo começar a fazer botox?
Qual a idade ideal para começar a fazer botox? Essa é uma dúvida muito comum entre os pacientes. Leia o texto do dr. Thiago Degani e saiba a resposta!
Utilidades da luz intensa pulsada
A tecnologia da luz intensa pulsada é utilizada para auxiliar em diversos tipos de tratamento, como rejuvenescimento e tratamento de estrias e olheiras.
Como evitar a piora do melasma?
Passado o período de exposição ao sol, é comum notarmos uma piora do melasma. Saiba como tratá-lo para obter melhorias no artigo da dra. Letícia Pires.
É possível rejuvenescer a pele do colo e pescoço
Existem diversos tipos de tratamento para combater a flacidez e rejuvenescer a pele do colo e pescoço. Saiba mais sobre eles no texto da dra. Letícia Pires.

Tempo Cirugia Plástica

A Tempo Cirurgia Plástica fica em BH e quer melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos seus pacientes. Cumprindo todos os padrões de segurança internacionais, nossos médicos estão capacitados para a realização de variados procedimentos, sempre com muito esmero e carinho pelos seus pacientes. O esmero permeia a conduta cotidiana da Tempo Cirurgia Plástica e todos os atendimentos são realizados com o máximo de perfeição possível. Esta postura não se limita ao tratamento cirúrgico em si, mas também às fases de pré e pós-operatório e aos tratamentos dermatológicos e estéticos oferecidos.

Conheça os procedimentos realizados em Belo Horizonte:

Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)

Cirurgias  do  Contorno Corporal  (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)

Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)

Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)

Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)