A infecção pelo herpes-vírus é muito comum na população, sendo uma das infecções mais prevalentes do mundo. O herpes-vírus tipo 1 se manifesta com maior frequência nos lábios, na face e na pele superior do corpo; o herpes-vírus tipo 2 afeta com mais frequência a região genital.
As lesões características são pequenas vesículas, muitas vezes agrupadas, que se rompem e podem formar uma crosta ou ferida. Pode haver dor, pinicação ou ardência no local.
A transmissão se dá de uma pessoa para outra pelo contato direto com as lesões de pele. Mesmo com o desaparecimento das feridas, esse vírus permanece “adormecido” no organismo por um tempo variável, o que chamamos de período de latência.
Alguns fatores podem reativar a infecção pelo herpes como: um stress emocional, exposição solar ou ao frio, privação de sono, alimentação ruim, uso de antibiótico e traumatismos.
Atualmente, alguns estudos têm sugerido que a alimentação pode influenciar na prevenção do herpes simples. Alimentos que ativam as defesas naturais do nosso organismo, isto é, o nosso sistema imunológico, podem diminuir a frequência das crises. Como exemplos temos:
– a vitamina C, presente nas frutas cítricas como acerola e limão;
– os alimentos ricos em ômega 3, como a sardinha e o salmão;
– os alimentos probióticos como iogurtes, leites fermentados e kefir.
Pesquisas sugerem que o aminoácido lisina evita a replicação do herpes-vírus nas células da pele e pode ser benéfico tanto para prevenção quanto cicatrização mais rápida da ferida durante a crise. Já o aminoácido arginina parece estimular a replicação do vírus, tendo efeito contrário.
Os alimentos ricos em lisina e baixos em arginina são pescados, manga, leite e derivados, mamão, abacaxi, carnes e ovos. Fica aqui a dica de alguns alimentos que podem te beneficiar se você tem esse problema.
Em caso de crise, o ideal é procurar um dermatologista para diagnóstico e tratamento correto, preferencialmente entre 24h e 48h do início dos sintomas, pois, quanto mais precoce for iniciado o tratamento, mais branda e curta tende a ser a crise.
Em alguns casos de repetição frequente das lesões de herpes, pode ser necessário um tratamento preventivo prescrito e orientado pelo seu médico.
Caso você esteja passando por isso, a Tempo pode te ajudar. Entre em contato para marcar uma avaliação, pelo Whatsapp (31) 99968-6444 ou ligue (31) 3658-6444.
Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)
Cirurgias do Contorno Corporal (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)
Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)
Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)
Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)
Tempo Serra – Rua Pirapetinga, 119 – Serra – BH – MG
Responsável Técnico: Dra. Junea Araújo RQE 18672 | CRM-MG 39048
Tempo Raja – Av. Raja Gabáglia, 4987 – Cidade Jardim – BH – MG
Responsável Técnico: Dr Rafael Kenji RQE:32889 | CRM:46842