Autores:

Tempo Cirurgia Plástica
Fernanda Torres
Dra. Marianna Meirelles
Dra. Maria Luiza Brandão
Dra. Letícia Pires
Dra. Júnea Araújo
Dr. Thiago Degani Dumont

Luz pulsada para combater o envelhecimento

Veja os benefícios de iniciar um tratamento com a luz pulsada.

Já falamos aqui no nosso blog sobre os tipos de envelhecimento intrínseco e extrínseco. Hoje, chegou o momento de falarmos como tratar o envelhecimento extrínseco com a luz pulsada. Basicamente, esse tipo de envelhecimento é resultado do dano solar crônico pela radiação ultravioleta e, por consequência de anos de exposição ao sol, pode gerar rugas, manchas e aumento de vasos na pele.

Se fizermos uma análise da pele fotodanificada ao microscópio, é possível ver a redução no número de fibroblastos, que são as células produtoras de colágeno, além da redução das fibras elásticas mais finas e vasos mais tortuosos.

Como tratar o envelhecimento extrínseco?

O primeiro passo do tratamento é a prevenção do dano. Fazer uma proteção solar adequada e também usar medicamentos tópicos prescritos pelo seu dermatologista ajudam muito. Porém, caso você já apresente muitos vasinhos vermelhos na pele ou melanoses solares – que são manchas marrons que podem aparecer no dorso das mãos, braços, face e colo –, a luz intensa pulsada pode melhorar bastante o aspecto da pele e rejuvenescer.

A pele ideal para esse procedimento são os fototipos I, II e III de Fitzpatrick, ou seja, quem tem a pele muito clara, clara ou moderadamente clara. Antes de iniciar o tratamento com a luz pulsada, os pacientes não devem se expor diretamente ao sol durante um mês e estender esse cuidado até o término do procedimento. O número de sessões varia de 3 a 5 e o intervalo entre elas é de 21 a 30 dias. Mas vai um aviso: a pele não pode estar bronzeada e, por isso, você precisa usar um protetor solar de boa qualidade.

Existe um momento ideal para fazer o tratamento?

O momento ideal é no outono inverno quando o sol é mais fraco e as pessoas se expõem menos ao sol.

Quais cuidados devo tomar?

O procedimento deve ser realizado por um dermatologista e os pacientes devem passar por uma avaliação quanto ao tipo de pele e da real indicação. As contraindicações ao procedimento são doenças de pele em atividade no local, doenças que cursam com fotossensibilidade, como o lúpus, ou se você faz uso de drogas fotossensibilizantes. Em relação às manchas, a luz pulsada é benéfica para o tratamento das melanoses e sarda, mas não do melasma, podendo até mesmo piorá-lo. Se você quer saber mais sobre o tratamento do melasma, é só clicar aqui.

A luz pulsada, ao penetrar na pele, gera um dano térmico reversível que, depois da cicatrização, leva ao aumento de fibras colágenas e elásticas. Análises da pele seis meses após o tratamento com luz pulsada, quando comparadas ao período anterior ao tratamento, mostram o aumento de fibras colágenas e elásticas na derme (confirmados por biópsia), melhora das sardas, de melanoses e de vasinhos na pele.

Quer iniciar o tratamento com a luz pulsada? Faça a sua avaliação com a Tempo Cirurgia Plástica. É só marcar a sua consulta pelo telefone (31) 3658-6444 ou pelo WhatsApp (31) 99968-6444.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
ENVIAR POR E-mail

Autor da postagem

Dra. Letícia Pires

A Dra. Letícia Pires é médica formada pela UFMG e completou seus estudos em dermatologia no Hospital Padre Bento de Guarulhos, em São Paulo. Durante sua trajetória profissional, fez diversos trabalhos acadêmicos e participou de eventos e congressos da Sociedade Brasileira de Dermatologia, pela qual foi aprovada como especialista em dermatologia e é associada titular. Também se especializou em dermatocosmiatria e possui mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto.

Fale Conosco

Tem alguma dúvida?

Converse com a Tempo Cirurgia Plástica.

Os retinoides tópicos são indicados para quais tratamentos?
Os retinoides tópicos estimulam a renovação celular e são utilizados em vários procedimentos estéticos, como no tratamento de estrias, melasma e acne.
Harmonização facial com ácido hialurônico: entenda como funciona
Entenda como o ácido hialurônico atua no processo de harmonização facial, um dos procedimentos estéticos mais buscados hoje em dia, no texto da dra. Letícia Pires.
Com qual idade devo começar a fazer botox?
Qual a idade ideal para começar a fazer botox? Essa é uma dúvida muito comum entre os pacientes. Leia o texto do dr. Thiago Degani e saiba a resposta!
Utilidades da luz intensa pulsada
A tecnologia da luz intensa pulsada é utilizada para auxiliar em diversos tipos de tratamento, como rejuvenescimento e tratamento de estrias e olheiras.
Como evitar a piora do melasma?
Passado o período de exposição ao sol, é comum notarmos uma piora do melasma. Saiba como tratá-lo para obter melhorias no artigo da dra. Letícia Pires.
É possível rejuvenescer a pele do colo e pescoço
Existem diversos tipos de tratamento para combater a flacidez e rejuvenescer a pele do colo e pescoço. Saiba mais sobre eles no texto da dra. Letícia Pires.

Tempo Cirugia Plástica

A Tempo Cirurgia Plástica fica em BH e quer melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos seus pacientes. Cumprindo todos os padrões de segurança internacionais, nossos médicos estão capacitados para a realização de variados procedimentos, sempre com muito esmero e carinho pelos seus pacientes. O esmero permeia a conduta cotidiana da Tempo Cirurgia Plástica e todos os atendimentos são realizados com o máximo de perfeição possível. Esta postura não se limita ao tratamento cirúrgico em si, mas também às fases de pré e pós-operatório e aos tratamentos dermatológicos e estéticos oferecidos.

Conheça os procedimentos realizados em Belo Horizonte:

Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)

Cirurgias  do  Contorno Corporal  (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)

Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)

Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)

Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)