Autores:

Tempo Cirurgia Plástica
Fernanda Torres
Dra. Marianna Meirelles
Dra. Maria Luiza Brandão
Dra. Letícia Pires
Dra. Júnea Araújo
Dr. Thiago Degani Dumont

Rosácea: saiba a causa e como tratar a doença


Pele muito vermelha, com sensibilidade maior, ardor e coceira podem ser sintomas da rosácea. Saiba mais sobre o assunto.

A rosácea é uma dermatose crônica, marcada pela vermelhidão no rosto e acompanhada de maior sensibilidade, provocando ardor, queimação e até coceira. Aproximadamente 10% da população apresenta o problema e indivíduos do norte da Europa e Europa Ocidental são mais susceptíveis. O sexo feminino é três vezes mais afetado do que o masculino.

Os fatores associados à precipitação ou piora do quadro são diversos:

– bebidas quentes como chás, cafés e álcool;

– temperaturas extremas (calor ou frio intensos);

– alimentos quentes ou muito condimentados, como a pimenta e também o chocolate;

– Uso de cosméticos, ácidos retinoicos e sabonetes de alta detergência podem precipitar crises, assim como fatores emocionais e hormonais.

– Uso crônico de corticoide inalatório ou na forma de cremes pode levar ao aumento de pequenos vasos (telangiectasias) na face piorando a rosácea.

Como se manifesta?

O quadro clínico geralmente se manifesta por volta dos 20 anos como uma vermelhidão facial, que ao longo dos anos pode se intensificar. Algumas pessoas apresentam pústulas, que são lesões semelhantes a espinhas, esse tipo de rosácea é chamada de papulopustulosa. O diagnóstico deve ser realizado por um dermatologista, visto que há muitos subtipos e variantes de rosácea, cada uma delas com necessidades de tratamento específicas. Além disso, o quadro pode se confundir com acne, lúpus, sarcoidose, dermatite seborreica e outras doenças. Portanto, um médico especialista poderá diferenciar e iniciar o tratamento adequado para cada paciente.

Como pode ser tratada?

Os quadros leves podem ser controlados com sabonetes, cosméticos e protetores solares indicados especificamente para a pele com rosácea. Além disso, é preciso ter o cuidado de evitar os fatores precipitantes anteriormente relatados.

Nos quadros mais intensos, é indicado o uso de antibióticos orais como a doxiciclina ou a tetraciclina, que devem ser prescritas pelo dermatologista. É importante ressaltar que a rosácea é crônica e o tratamento visa ao controle e não à cura. Nas pessoas que se queixam de muitos vasos visíveis e vermelhidão persistente, a luz pulsada pode ser uma opção terapêutica de grande valia.

Há uma forma de rosácea chamada de rinofima, em que há um acentuado aumento da pele do nariz. Essa forma de rosácea leva a um transtorno estético importante e pode ser tratada com eletrocirurgia, ácido tricloroacético ou laser ablativo. Os resultados desse tratamento costumam ser bastante satisfatórios e levam à melhora da autoestima do paciente.

Tem mais dúvidas sobre a rosácea ou quer iniciar o seu tratamento? Converse com a Tempo Cirurgia Plástica pelos números (31) 3658-6444 ou pelo Whatsapp (31) 99968-6444. Será um prazer atender você!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
ENVIAR POR E-mail

Autor da postagem

Dra. Letícia Pires

A Dra. Letícia Pires é médica formada pela UFMG e completou seus estudos em dermatologia no Hospital Padre Bento de Guarulhos, em São Paulo. Durante sua trajetória profissional, fez diversos trabalhos acadêmicos e participou de eventos e congressos da Sociedade Brasileira de Dermatologia, pela qual foi aprovada como especialista em dermatologia e é associada titular. Também se especializou em dermatocosmiatria e possui mestrado em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto.

Fale Conosco

Tem alguma dúvida?

Converse com a Tempo Cirurgia Plástica.

Os retinoides tópicos são indicados para quais tratamentos?
Os retinoides tópicos estimulam a renovação celular e são utilizados em vários procedimentos estéticos, como no tratamento de estrias, melasma e acne.
Harmonização facial com ácido hialurônico: entenda como funciona
Entenda como o ácido hialurônico atua no processo de harmonização facial, um dos procedimentos estéticos mais buscados hoje em dia, no texto da dra. Letícia Pires.
Com qual idade devo começar a fazer botox?
Qual a idade ideal para começar a fazer botox? Essa é uma dúvida muito comum entre os pacientes. Leia o texto do dr. Thiago Degani e saiba a resposta!
Utilidades da luz intensa pulsada
A tecnologia da luz intensa pulsada é utilizada para auxiliar em diversos tipos de tratamento, como rejuvenescimento e tratamento de estrias e olheiras.
Como evitar a piora do melasma?
Passado o período de exposição ao sol, é comum notarmos uma piora do melasma. Saiba como tratá-lo para obter melhorias no artigo da dra. Letícia Pires.
É possível rejuvenescer a pele do colo e pescoço
Existem diversos tipos de tratamento para combater a flacidez e rejuvenescer a pele do colo e pescoço. Saiba mais sobre eles no texto da dra. Letícia Pires.

Tempo Cirugia Plástica

A Tempo Cirurgia Plástica fica em BH e quer melhorar a autoestima e a qualidade de vida dos seus pacientes. Cumprindo todos os padrões de segurança internacionais, nossos médicos estão capacitados para a realização de variados procedimentos, sempre com muito esmero e carinho pelos seus pacientes. O esmero permeia a conduta cotidiana da Tempo Cirurgia Plástica e todos os atendimentos são realizados com o máximo de perfeição possível. Esta postura não se limita ao tratamento cirúrgico em si, mas também às fases de pré e pós-operatório e aos tratamentos dermatológicos e estéticos oferecidos.

Conheça os procedimentos realizados em Belo Horizonte:

Cirurgias da Mama (prótese de silicone e redução)

Cirurgias  do  Contorno Corporal  (lipo, cirurgia do abdômen
e prótese de glúteo)

Cirurgias da Face (cirurgia da pálpebra, do nariz, rejuvenescimento facial e orelha em abano)

Tratamentos não cirúrgicos (botox e preenchimento)

Centro de Estética (laser para cicatriz, laser para depilação, laser para rejuvenescimento facial, luz pulsada, limpeza de pele, peeling de cristal, peeling químico, microcrodermoabrasão, carboxiterapia, massagem redutora, drenagem linfática pós cirúrgica)